Connect with us

Atualidade

Concerto gratuito na apresentação do programa do “Jazz em Monserrate”

A 04 de junho, no Parque de Monserrate, em Sintra

Publicado

on

Na tarde do próximo dia 4 de junho, domingo, Monserrate estará em festa para celebrar o regresso do “Jazz em Monserrate”, que vai decorrer entre 8 e 17 de setembro, com muitas novidades. A programação da edição deste ano será revelada à imprensa às 17h00, na Sala da Música do Palácio. A partir das 17h30, o público terá entrada livre no Parque de Monserrate, onde poderá conhecer, em primeira mão, o cartaz do festival e assistir, gratuitamente, ao concerto do trio Kolme, às 18h00, no terreiro do Palácio, junto à Fonte do Tritão. As entradas serão feitas por ordem de chegada e limitadas à capacidade do espaço.

A apresentação do trio Kolme, composto pelos músicos Ruben Alves (piano), Miguel Amado (contrabaixo) e Carlos Antunes (bateria), será uma espécie de antevisão do que vai acontecer em setembro. O grupo, cujo trabalho de uma década já originou três álbuns, cruza o jazz com a música erudita e o drum n’ bass, surpreendendo o público com atmosferas hipnóticas, ritmos contagiantes e momentos de introspeção.

Surpreendente será, também, a segunda edição do “Jazz em Monserrate”. Depois do sucesso do ano passado, o festival vai crescer, com o objetivo de chegar a uma maior diversidade de públicos e de artistas. Durará mais dias, terá mais palcos e irá além da música e dos fins de tarde, continuando a apostar no que o distingue: uma programação sólida e de grande qualidade, que tira partido do diálogo entre música, património e natureza.

Entre concertos − que incluem atuações concebidas especialmente para famílias −, exibição de filmes musicados ao vivo ou “spokenword”, serão, ao todo, 6 dias de festival que contarão com 13 eventos, alguns deles gratuitos, divididos por 3 palcos. O cartaz envolve 44 artistas de diferentes regiões do país e conjuga nomes consagrados e jovens músicos, fazendo jus ao ADN do jazz, que é, por natureza, encontro de gerações, convívio, experimentação, igualdade e fusão de diferentes formas de expressão artística.

A estas novidades, juntam-se a nova imagem gráfica do festival e o novo site oficial www.jazzemmonserrate.pt, onde, a partir de 4 de junho, já será possível adquirir os bilhetes para a edição deste ano.

O “Jazz em Monserrate” teve a sua primeira edição entre 15 e 18 de setembro de 2022 e proporcionou ao público uma viagem pelas diversas correntes do jazz português contemporâneo, tendo juntado mais de mil espectadores no total. O cartaz contou com nomes como Mário Laginha, Afonso Pais, André Fernandes ou Tomás Marques, reunindo não apenas artistas conceituados, mas também novos valores do jazz. Experiência cultural diferenciadora, veio ocupar um espaço que havia por preencher, no sentido em que conjuga o património e a natureza com a qualidade da programação.

O festival é promovido pela Parques de Sintra e tem a conceção artística da Clave na Mão. O BPI é o mecenas do “Jazz em Monserrate”, que conta, também, com o patrocínio da Tranquilidade e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Antena 2 é media partner do evento.

Imagem: PS.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas