Connect with us

Atualidade

Barcelos: Freguesia de Campo inaugura novo Parque Desportivo

Publicado

on

O Clube Desportivo e Recreativo de Campo (CDR Campo) inaugurou, ontem, as obras de requalificação integral do seu parque de jogos, incluindo a colocação de um relvado sintético, perante centenas de pessoas, entre sócios, adeptos e outros populares que não quiseram faltar a este dia de festa.

Foto: CMB.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, da Junta, e da coletividade, tendo também a participação do Bispo auxiliar de Braga e do pároco da freguesia. As obras custaram cerca de 500 mil euros, tendo a Câmara Municipal contribuído com 100 mil euros.

Na hora dos discursos, o presidente da Câmara, Mário Constantino, recordou os tempos da década de 1980, quando ali jogou algumas vezes no campo pelado, e contrastou o que é ver agora um campo de jogos moderno, com todas as condições para a prática desportiva e de atividades de lazer. “É um orgulho muito grande ver quão bem foi concebido o projeto e realizada a execução da obra”. O autarca de Barcelos referiu, também, que “o impossível acontece desde que o queiramos fazer acontecer”, e que as novas instalações do Grupo Desportivo e Recreativo de Campo são “um sinal inequívoco de desenvolvimento da freguesia e do concelho, concretizado através de equipamentos de qualidade para o futuro”. Realçando que “o desporto é uma forma fundamental de ocupação dos tempos livres”, Mário Constantino desafiou as famílias a incentivarem os seus filhos a praticarem desporto, dado que não é apenas bom para a saúde e desenvolvimento das crianças e jovens, mas constitui-se como “uma escola de valores, de socialização, e de educação”. 

Antes, já o presidente do Desportivo de Campo, Armindo Freitas, tinha sublinhado que a execução das obras foi um “caminho duro de trilhar, só possível com o apoio da autarquia, dos patrocinadores, dos amigos, e com um trabalho resiliente e gigante dos órgãos sociais do clube”. Armindo Freitas aproveitou a ocasião para agradecer aos fundadores do clube afirmando que o seu esforço não foi em vão. “O clube continua vivo, pujante e rejuvenescido. O vosso projeto continuará por um futuro longínquo”. De igual modo, agradeceu “a presença dos adeptos e simpatizantes”, bem como a presença do presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia “que apoiaram e acompanharam de perto esta obra”. Finalizou a sua intervenção dizendo ao presidente da Câmara que interpretava a sua “presença como um sinal de consideração, respeito e apreço pelo clube” e relativamente ao Bispo auxiliar de Braga D. Delfim Gomes, considerou a sua ida a Campo “uma agradável sensação de proximidade e empatia que muito apreciamos”.

Foto: CMB.

Muito satisfeito estava, também, o presidente da Junta de Freguesia. Filipe Cerdeira demonstrou “a grande satisfação e orgulho” do seu executivo por estar a assistir à inauguração “deste campo de sonhos. Esta é uma conquista, mas também uma nova oportunidade para a nossa freguesia”. O autarca fez questão de salientar que “esta obra não é só para que se façam grandes jogadores, é também para que se façam grandes homens”.

Noutra vertente, Filipe Cerdeira salientou “o espírito de colaboração entre Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Direção do Clube, adeptos e simpatizantes, e Igreja (que cedeu o terreno através de um contrato de comodato que vigora por 25 anos), enfatizando que a palavra-chave para o êxito desta obra foi “entreajuda”. “Honrando o passado e respeitando o presente, a obra que a direção do Grupo Desportivo e Recreativo de Campo nos deixa é uma forte mensagem para o futuro. Uma mensagem que diz: “Façam como nós, unam-se, colaborem”.

Resta acrescentar que as novas instalações do Parque de Jogos de Campo foram benzidas pelo Bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, acompanhado pelo Pároco da freguesia, José Barbosa Granja.

Resenha histórica do Grupo Desportivo e Recreativo de Campo*

01 de julho de 1977. Fundação do Grupo Desportivo e Recreativo de Campo, sendo herdeiro do Sporting Clube de Futebol do Campo que havia sido formado nos anos 50 do século passado;

06 de agosto de 1979, primeiro jogo oficial no “Campo da Deveza”, sem, contudo, alguma vez ter ocorrido a inauguração das instalações. As obras nunca acabavam, havia sempre algo a construir e a melhorar. Nesta data, passou a fruir de umas instalações desportivas definitivas, depois de ter ocupado campos de futebol sazonais e provisórios, como o “Campo do Gato” e o “Campo de Crestes”;

De 1979 a 1986 organizou e conduziu torneios populares de Futebol de 11, tendo também participado nos eventos desportivos do género organizados pelos clubes congéneres, tendo-se sagrado vencedor em muitos deles;

1980 – Os atletas do GDR Campo passaram a usufruir de seguro desportivo;

1980 – Fundação da equipa de Velhas-Guardas. No entanto, a sua existência só veio a ser oficializada em ata de 18 de março de 1984;

1981 – Conclusão da vedação do campo de jogos “Campo da Devesa”;

1981 – Criação do Grupo Cénico, justificando a sua vertente recreativa e cultural;

1981 – Criação da Ronda Típica;

1981 – Criação do Grupo Coral;

1986 – Criação do Grupo de Cavaquinhos;

1987 – Iluminação, de forma provisória e rudimentar do “Campo de Devesa”;

1987 – Época desportiva de 1987/1988 Inscrição nos Campeonatos da AF Braga;

1989 – Criação da Banda Popular de Campo;

1991 – Desistência de participação nos Campeonatos da AF Braga;

1995 – Criação de uma equipa de futebol feminino;

1997 – Inauguração da iluminação do “Campo da Devesa”. Iluminação definitiva e certificada pelas mais rigorosas normas de segurança;

1998 – Época desportiva de 1998/1999 Inscrição no Campeonato de Futebol Popular da AFPOBAR-Associação de Futebol popular de Barcelos;

2008 – Época desportiva de 2008/2009, a equipa de Velhas Guardas inicia a participação no Campeonato de Veteranos do Alto Minho, sob a égide da AF Viana do Castelo, depois de uma fugaz participação no mesmo campeonato organizado pela AF Braga;

2021 – Época desportiva 2021/2022, desistência de participação no Campeonato de Futebol Popular da AFPOBAR. Vazio diretivo, estando o Clube a ser gerido por uma Comissão Administrativa desde dezembro de 2020;

2021 – Em outubro, tomada de posse dos elementos dos novos Órgão Sociais, para o Biénio 2022/2023;

2022 – Em julho, início das obras de requalificação das instalações desportivas;

2022 – Em setembro, época desportiva 2022/2023 reativada a participação no Campeonato de Futebol Popular;

2023 – Em 21 de maio, Inauguração das novas instalações desportivas, construídas de raiz.

Palmarés

O Clube tem um vasto pecúlio, traduzido nos seus 218 troféus que fazem parte do seu espólio. Parte destes troféus são resultantes de torneios e jogos de futebol não oficial. De qualquer das formas, por se achar relevante, abaixo se indica os títulos de maior destaque:

Iniciados: Época desportiva de 2014/ 2015 Campeão de Futebol da AFPOBAR;

Juniores: Época desportiva de 2003/ 2004 Campeão de Futebol da AFPOBAR;

Seniores: Época desportiva de 2004/ 2005 Campeão de Futebol da AFPOBAR;

Época desportiva de 2014/ 2015 Vencedor da Taça cidade de Barcelos, da AFPOBAR;

Época desportiva de 2015/ 2016 Vencedor da Supertaça cidade de Barcelos;

Velhas-Guardas: Época desportiva de 2009/ 2010 Campeão do Campeonato de Veteranos do Alto Minho;

Época desportiva de 2021/ 2022 Vencedores da Taça de Veteranos do Alto Minho;

Época desportiva de 2021/ 2022 Vencedores da Supertaça de Veteranos do Alto Minho

*Informação prestada pelo Clube.

Fotos: CMB.

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas