Connect with us

Atualidade

Distrito de Aveiro: PSP faz 20 detenções entre 08 e 15 de maio

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no período compreendido entre as 08h00 do dia 08 de maio e as 08h00 de hoje, procedeu à detenção de 20 cidadãos por ilícitos criminais.

Em Aveiro, deteve 03 em cumprimento de Mandado de Detenção; 02 por condução sob influência de álcool, tendo acusado uma taxa de alcoolemia de 2,77 g/l. e 1,88 g/l.; e 03 por condução sem habilitação.

Em São João da Madeira, deteve 06 por suspeita de tráfico de estupefacientes; 02 em cumprimento de Mandado de Detenção; e 01 por condução sob influência de álcool, tendo acusado uma taxa de alcoolemia de 2,30 g/l..

Em Ovar, deteve 01 por suspeita de contrafação.

Já em Santa Maria da Feira, deteve 02 por condução sob influência de álcool, tendo acusado uma taxa de alcoolemia de 2,39 g/l. e 1,85 g/l.

Foto: PSP.

Atualidade

Barcelos: Desfile Ecológico sensibiliza crianças para a preservação do Ambiente

Publicado

on

O Jardim das Barrocas acolheu, ontem à tarde, o “Desfile Ecológico”, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, através dos serviços do pelouro do Ambiente. Ao todo, participaram neste evento dez estabelecimentos de ensino, envolvendo 300 pessoas que, numa passagem de modelos, apresentaram peças de vestuário confecionadas a partir de materiais reciclados.

Integrada na Semana do Ambiente, o objetivo fundamental desta ação é o de fomentar a capacidade de espírito crítico na escolha e reutilização de roupas. Como forma de incentivo e apoio nesta colaboração, houve entrega de diplomas e prémios de participação (no valor de 150€ a cada estabelecimento).

Estabelecimentos participantes no Desfile Ecológico:

Jardim de Infância de Chavão

Escola Básica 2º e 3º ciclo Abel Varzim

Escola Básica de Rio Covo Santa Eulália

Jardim de Infância de Rio Covo Santa Eulália

Jardim de Infância de Samo – Vila Cova

Associação AMAR 21

Jardim de Infância de Fonte Coberta

Jardim de Infância de Carreira

Jardim de Infância de Chorente

Jardim de Infância de Minhotães

Hoje há Mostra de Produtos Biológicos e Workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez

A programação da Semana do Ambiente prossegue hoje com a Mostra de Produtos Biológicos, das 8h30 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais incentivando o consumo daqueles produtos, e um showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, das 10h30 às 13h00, também na Avenida da Liberdade.

Anteriormente, já se tinha realizado uma descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar até ao areal de Barcelinhos. A Semana do Ambiente integrou, também, uma ação de “Plogging – pelas margens do Rio Cávado”, que consistiu numa ação de limpeza das margens do Rio Cávado.

A semana do Ambiente integrou também visitas às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar, e, ainda no dia 4 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, o concerto de Filipe Pinto, que apresentou “AmbientAÇÃO, projeto pedagógico de promoção da sustentabilidade”.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 com um workshop de fotografia ambiental, na Casa da Criatividade, das 9h30 às 17h30. Nesse mesmo dia, com ponto de partida no Largo do Município, há ainda lugar, das 20h30 às 22h00, para uma caminhada noturna sensorial, pela Avenida da Liberdade.

Concursos de fotografia e de vídeo em votação online

Entretanto, está patente no Theatro Gil Vicente, até ao final do mês de julho, a exposição de fotografia relativa ao concurso “Património Natural de Barcelos”. Também se realizou o concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”.

Os trabalhos de ambos os concursos estão a votação online, no Facebook do Município de Barcelos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Município implementa projeto “Barcelos + Voluntário”

Publicado

on

O Município de Barcelos está a implementar uma nova estrutura – o Barcelos + Voluntário –, destinada a coordenar o voluntariado no Concelho. Esta nova estrutura vem substituir o Banco Local de Voluntariado e já tem várias ações programadas, entre as quais se destacam as ações de formação, algumas delas já em curso.

Para integrar o Barcelos + Voluntário estão a ser endereçados convites a todas as instituições concelhias no sentido de aderirem a esta estrutura e assinarem o respetivo protocolo.

Simultaneamente, já está em discussão pública, até ao próximo dia 14 deste mês, o “Regulamento de Voluntariado do Município de Barcelos” documento que vai balizar toda a atividade deste serviço, bem como os direitos e deveres, tanto das organizações promotoras como das pessoas voluntárias.

Barcelos + Voluntário

O projeto Barcelos + Voluntário surge no âmbito da atividade do Pelouro de Ação Social e Saúde do Município e tem como grande objetivo a valorização do voluntariado e dos voluntários em Barcelos, no sentido da promoção de uma cultura de voluntariado e cidadania ativa no território. Envolve a participação de entidades públicas e privadas, do público mais jovem, adulto e mais velho, para a transformação social, numa ação que se pretende que seja diferenciadora na vida das pessoas.

A ideia surgiu após um trabalho de auscultação aos agentes de voluntariado do território, apresentado publicamente no final do ano passado, no decorrer da I Gala do Voluntariado.

Esse trabalho prévio incluiu, entre outras ações, a análise SWOT, a participação de entidades do terceiro setor, divisões municipais, agentes educativos, mapeamento de projetos e programas de voluntariado existentes no território, identificação das principais dificuldades e necessidades na dinamização, definição de estratégias de atuação e definição do plano de ação.

Plataforma de registo e gestão de voluntários

No âmbito da implementação do Barcelos + Voluntário já está disponível uma nova plataforma online de gestão de voluntários, a qual permite que os interesses dos voluntários sejam correspondidos com as oportunidades de voluntariado das organizações promotoras de voluntariado. Este sistema facilitará o processo de inscrição para os interessados em contribuir com o seu tempo e competências, além de possibilitar um acompanhamento mais rigoroso e transparente das oportunidades de voluntariado.

A informação referente à forma de inscrição encontra-se disponível na página do Município de Barcelos, na área de voluntariado, e nos endereços:

Link para inscrição através do computador: https://bttr.im/n1erc

Link para inscrição através do telemóvel: https://bttr.im/ysakx

Regulamento e Manual de Procedimentos

Assumindo o voluntariado como uma importante área de ação na construção de uma sociedade mais inclusiva, foram propostos normas e procedimentos para orientação desta prática.

O regulamento de voluntariado do Município de Barcelos e manual de procedimentos de gestão de voluntariado reforçam um passo significativo na consolidação de práticas voluntárias transparentes, éticas e alinhadas com uma cidadania ativa, em suma apresentam-se como um compromisso para a promoção e dinamização do voluntariado no território, procurando beneficiar todos os barcelenses, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos cria Rede Municipal de Saúde Mental

Constituída por 70 instituições

Publicado

on

Foi constituída, ontem, em Barcelos, a Rede Municipal de Saúde Mental. A cerimónia aconteceu no âmbito do 1º Fórum – Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental, que decorreu no Auditório Eng.º António Tavares, no IPCA – Politécnico do Cávado e do Ave. Ao todo, a rede é constituída por 70 instituições do concelho.

O Fórum realizado ontem aconteceu no âmbito das ações preconizadas, aquando da atribuição do título “Barcelos 1ª Capital Mundial da Saúde Mental”, ocorrido a 1 de dezembro do ano passado. Na iniciativa de ontem, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes expressou “a maior honra e o enorme orgulho que foi para Barcelos receber o título de 1ª Capital Mundial da Saúde Mental e de podermos agora estar a dar continuidade aos trabalhos decorrentes dessa nomeação. Agradeço a todas as associações que se quiseram associar a esta rede, um momento histórico, único e de alguma maneira ambiciosa e que nos dá esperança de encontrar as melhores respostas para esta área. Não há saúde sem termos atenção à saúde mental”, vincou o autarca, acabando por agradecer à Fundação Manuel António da Mota, na pessoa do seu Presidente da Comissão Executiva, Rui Pedroto, pelo apoio prestado, e às associações barcelenses que se quiseram associar a esta rede. 

Por seu lado, António Ribeiro, vereador da Ação Social do Município de Barcelos, historiou o processo que conduziu a este 1º Fórum, e sublinhou, agradecendo, aos convidados – especialistas de renome na área da Saúde Mental, na infância e na adolescência – que aceitaram participar na mesa-redonda “Intervenções em Saúde Mental na Infância e Adolescência”.

Vereador António Ribeiro (Foto: CMB)

Esta ação, moderada pelo Professor Francisco Sampaio, da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Norte, contou as participações de António Nabais, Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULS Fernando da Fonseca; Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental LVT e Otília Queirós, Diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Santo António.

Também participaram na sessão, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, de Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte e o Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, Rui Pedroto.

Durante a ação, foi visionada uma mensagem do Presidente da Direção da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, regozijando-se pelo compromisso e toda a dedicação que Barcelos tem dado ao título conquistado no ano passado.

Instituições que compõem a Rede Municipal de Saúde Mental

ACIB

Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes

Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho

Agrupamento Escolas Alcaides de Faria

Agrupamento Escolas Barcelos

Agrupamento Escolas Vale Tamel

Agrupamento Escolas Viatodos

Amar 21

APAC – Associação de Pais e Amigos das Crianças

APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão

APPDA Minho – Associação Portuguesa de Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

ARCA

Associação Couto Vivo

Associação d’Improviso

Associação Diabéticos do Mundo

Associação Humanitária Bombeiros Viatodos

Associação Humanitária de Santa Eugénia

Associação Perelhal Solidário

Associação Nacional AVC

Barcelos Sénior

Barcelos Solidário

Carapeços Solidário

Casa de Saúde S. José

Casa do Povo de Alvito

Casa Povo Macieira

Centro Comunitário Moinhos de Vento

Centro Social de Aguiar

Centro Social de Arcozelo

Centro Social de Balugães

Centro Social de Chorente

Centro Social de Durrães

Centro Social de Remelhe

Centro Social e Paroquial Tregosa

Centro Social Vale do Homem

Colégio La Salle

Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Cruz Vermelha de Barcelos

Cruz Vermelha de Macieira de Rates

EMEC

Escola Secundária de Barcelinhos

Fundação AMA Autismo

GASC – Grupo de Ação Social Cristã

GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação

Hospital de Barcelos

ICAD – Centro de Respostas Integradas de Braga

IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional

Instituto Renascer

Instituto S. João De Deus

IPCA – Instituto Politécnico do Cave e do Ave

Junta de Freguesia de Alvelos

Junta de Freguesia de Arcozelo

Junta de Freguesia Cambeses

Junta de Freguesia de Carapeços

Junta de Freguesia da Lama

Junta de Freguesia de Perelhal

Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugenia

Junta de Freguesia de Tamel S. Veríssimo

Kerigma

Liga Portuguesa Cancro

Médicos do Mundo

Profitecla

PSP – Polícia de Segurança Pública

Recovery IPSS

Rotary Club Barcelos

Segurança Social

SOPRO

UF Negreiros e Chavão

UF Vila Cova e Feitos

ULS Barcelos/Esposende.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas