Connect with us

Atualidade

Sintra: Detido por furtos qualificados fica em prisão preventiva

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, no dia 5 de maio, procedeu à detenção de um homem, com 51 anos de idade, por ser suspeito da prática de 12 crimes de furto qualificado e 7 crimes de desobediência.

Na génese da investigação, e subsequente detenção, estão diversos crimes de furto em postos de abastecimento de combustíveis durante a madrugada, cometidos em diversas freguesias do concelho de Sintra, nos quais existia relato de que um indivíduo procedia ao arrombamento dos cadeados dos habitáculos de armazenamento de botijas de gás, furtando todas as unidades que se encontrassem no local.

Após recolha de informação, foi possível à PSP apurar as características do suspeito e das viaturas utilizadas para transportar as botijas de gás. Apurou, também, que o suspeito se dedicava ao furto no interior de armazéns, onde, através, de arrombamento furtou e danificou objetos/artigos no valor de cerca de 52.000 euros. 

Na investigação realizada, foi possível proceder à identificação e localização do suspeito, localizar a sua residência e um armazém onde o mesmo ocultava as botijas de gás, que aguardavam venda, e onde guardava, igualmente, as ferramentas utilizadas para proceder ao arrombamento dos recetáculos e cadeados e, ainda, outros objetos relacionados com a prática dos crimes que efetuava. As diligências efetuadas possibilitaram a correlação de indícios e provas que resultaram na promoção de mandado de detenção fora de flagrante delito e consequente emissão de Mandados de busca à residência e armazém do suspeito.

Sublinhe-se que os ofendidos foram lesados em cerca de 60.000 euros, sendo que vão continuar a ser efetuadas diligências para localização de outros ofendidos e eventuais recetadores.

Na sequência das buscas foi recuperado e apreendido: 8 botijas de gás; 4 cadeados danificados; 2 pés de cabra; 1 marreta; 2 malas com ferramentas diversas; 1 carrinho porta cargas; e outros artigos/objetos [ndr: foto de destaque e foto abaixo].

Foto: PSP.

Face à investigação realizada, foi o arguido presente a 1º Interrogatório Judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, Núcleo de Sintra, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Ocorrências

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no ano de 2022, ao abrigo de protocolo emanado pelo DIAP de Lisboa, que permite, em acordo com o arguido, recorrer à suspensão provisória do processo crime mediante o pagamento de uma injunção a reverter na sua totalidade para uma IPSS, a Divisão de Segurança Aeroportuária efetuou um total de 81 detenções por posse de arma proibida a passageiros de voos a partir do Aeroporto Humberto Delgado.

Foram depositados 8 262 euros, que reverteram para diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No dia 07 de maio, apreendeu a um cidadão, com 28 anos de idade, um telemóvel deixado por esquecimento no interior de viatura táxi.

A denunciante, ao chegar a Lisboa, deslocou-se para a praça de táxis do aeroporto e, dali, seguiu com destino a Fátima, apercebendo-se, pouco depois de chegar, que deixara esquecido, no interior da viatura, um telemóvel de sua propriedade.

Tentou, em vão, o contacto do condutor, optando, depois, por denunciar o assunto à PSP do Aeroporto, descrevendo o seu conteúdo.

Pelas diligências garantidas pela PSP, conseguiu-se chegar à identificação do condutor da viatura que, após este contacto policial, foi possível garantir a entrega do artigo deixado esquecido na viatura. Aquando da abordagem policial, foi possível apreender o telemóvel e restitui-lo à legítima proprietária.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 6 de maio, pelas 16h35, na união das freguesias das Águas Livres, procedeu à detenção de um homem, com 48 anos de idade, por posse de arma proibida.

Os Polícias, na Estação Ferroviária da Reboleira, avistaram o suspeito a realizar uma fogueira, causando bastante fumo, motivo esse que levou à sua abordagem. Questionado sobre os motivos da fogueira, o mesmo respondeu que estava a queimar uns papéis, no intuito de se aquecer, tendo-lhe sido ordenado que apagasse a referida fogueira, o que acatou prontamente.

No decorrer da abordagem em causa, e questionado se teria algo ilícito em sua posse, afirmou que possuía uma faca de abertura automática, tipo ponta-e-mola, afirmando que seria para sua defesa pessoal.

O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal da Comarca de Lisboa Oeste, em Sintra.

Nos dias 5 e 6 de maio, na freguesia da Misericórdia, foram detidos três homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Os suspeitos foram abordados na estação ferroviária do Cais Sodré, tendo sido apreendido no total 63,2 doses individuais de haxixe.

Foto: PSP.

Todos os detidos foram notificados para comparência em Tribunal.

Fotos: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Ministra da Saúde garante construção do novo Hospital de Barcelos

Entrega de 15 viaturas elétricas às equipas de saúde do Concelho

Publicado

on

“Palavra dada é palavra honrada”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde garantiu, ontem, a construção do Novo Hospital de Barcelos, no decorrer da cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas para o Município de Barcelos, destinada às unidades de saúde do concelho.

A Ministra, Ana Paula Martins, respondia, assim, ao Presidente da Câmara, que, no uso da palavra, indagou sobre as intenções do Governo, relativamente à nova unidade do hospital barcelense. Mário Constantino Lopes pediu desculpa à Ministra pela “deselegância”, mas afirmou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da governante para saber das intenções do novo Governo, sobre um assunto que é “um desígnio central dos barcelenses, unânime entre todas as forças políticas”.

Na resposta, a Ministra da Saúde foi taxativa: o Governo vai cumprir a palavra e vai avançar com o processo de construção do novo Hospital de Barcelos. E como forma de garantia, Ana Paula Martins parafraseou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro: “palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos. O atual Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada, contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu a governante.

15 viaturas elétricas vão servir Unidades de Saúde de Barcelos

As 15 Unidades de Saúde de Barcelos: 10 USF – Unidades de Saúde Familiar; 3 UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; e 2 UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade receberam hoje 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários.

Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.

A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população.

A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao PRR feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.

O Presidente daquela entidade sublinhou “a importância dos cuidados de saúde primários, afirmando que “cada equipa gasta em média quatro a seis horas/dia nas visitas que faz aos doentes”. Vincando que este passo é muito importante para a qualidade dos serviços, Carlos Nunes salientou o impacto muito positivo que esta medida vai ter nos trabalhos dos profissionais de Saúde.

Viaturas entregues (Foto: CMB)

Unidades Funcionais do Município de Barcelos que receberam viaturas elétricas:

• UCSP Vila Cova

• UCSP Sequeade

• USF Santo António

• USF Lígios

• UCC Barcelinhos

• USF São Brás

• USF Cávado Saúde

• UCSP Fragoso

• UCC Barcelos Norte

• USF Barcel Saúde

• USF Calécia

• USF Bom Caminho

• USF Alcaides de Faria

• USF Martim

• USF Viatodos

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

Publicado

on

“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas