Atualidade
Universidade do Minho vence ARQUS Teaching Excellence Award
Disciplina de Medicina Humanitária nasceu com o forte envolvimento de (ex-)alunos e prepara-os para a diversidade humana

Os professores Margarida Correia Neves e Jorge Hernâni Eusébio, da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho), a par dos (ex-)alunos Beatriz Costa, Carolina Lopes, Carolina Martins, Célia Araújo, Duarte Baptista e Nuno Madureira, receberam o Teaching Excellence Award da Aliança Europeia ARQUS. O prémio reconhece projetos de ensino inovadores, entre as propostas submetidas pelas nove universidades parceiras da ARQUS. Na categoria “Ensino Baseado na Investigação”, destacou desta vez a unidade curricular (UC) de Medicina Humanitária do curso de Medicina da UMinho. O prémio materializa-se em 5000 euros para aplicar no ensino e foi entregue na Conferência Anual da ARQUS, em Graz, Áustria.
“Os estudantes sentem necessidade de estar expostos a certas experiências e de desenvolverem estratégias para lidar no futuro com a diversidade humana enquanto profissionais de saúde”, explicou Margarida Correia Neves. “Esta distinção reforça a relevância de dar mais oportunidades aos estudantes de contribuírem na sua formação e dos colegas, visto que esta disciplina foi desenvolvida quase inteiramente por (ex-)estudantes e o meu papel foi acreditar neles e no seu trabalho”, acrescentou.
A disciplina tem o lema “Por uma medicina mais humanitária” e deriva em parte da associação de voluntariado Porta Nova, criada por aqueles alunos em 2017. Os conteúdos abordam desde cuidados de saúde para trabalhadores do sexo, reclusos, toxicodependentes ou refugiados até à comunicação com minorias étnicas e religiosas ou a aulas de economia social, realçou Jorge Hernâni Eusébio.
Universidade do Minho recebe Conferência em 2024
A Conferência Anual da ARQUS juntou cerca de 250 stakeholders, dirigentes, profissionais e estudantes das nove universidades parceiras, incluindo uma comitiva da Universidade do Minho (UMinho). No primeiro dia houve reuniões do Conselho de Reitores, workshops de planeamento estratégico e uma receção do governo da Estíria. A abertura oficial contou com o ministro austríaco da Educação, Ciência e Investigação, Martin Polaschek, entre outros.
O programa incluiu depois uma mesa redonda alusiva aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o tema central do evento, além de sessões sobre os progressos nas várias linhas de ação da Aliança e com diversas intervenções da UMinho, fortalecendo a colaboração em investigação, educação, inclusão, multilinguismo e interação com a sociedade. Foi a primeira conferência do Plano de Trabalhos ARQUS 2022-26 e com a Universidade de Maynooth, que se juntou recentemente.
“Esta é uma excelente oportunidade para continuarmos a construir a comunidade para um progresso ideal rumo à verdadeira integração das nossas universidades. É o espaço para olharmos para os objetivos e necessidades imediatos da Aliança e, em simultâneo, discutirmos numa perspetiva ampla como enfrentarmos juntos os grandes desafios na Europa e no mundo”, referiu a coordenadora da ARQUS, Dorothy Kelly.
Na sessão de encerramento, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, anunciou que a IV Conferência Anual da ARQUS vai realizar-se na UMinho, em finais de junho ou inícios de julho de 2024: “A ARQUS tornou-se um projeto central na nossa estratégia institucional e estamos muito contentes em integrar este evento nas comemorações dos 50 anos da UMinho, todos serão muito bem-vindos”.
Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a ARQUS é coordenada pela Universidade de Granada (Espanha) e inclui as universidades de Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Maynooth (Irlanda), Minho (Portugal), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e Wroclaw (Polónia). O site oficial é www.ARQUS-alliance.eu.
Foto: UM.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca