Connect with us

Atualidade

Famalicão: Detenção por posse de arma proibida

Publicado

on

Ontem, pelas 15h00, na cidade de Vila Nova de Famalicão, Av. Rebelo Mesquita, os Polícias que se encontravam em serviço de patrulhamento auto, procederam à detenção de um cidadão, com 35 anos de idade, por posse de arma proibida.

No decorrer da intervenção policial, foi detetada, no interior do veículo, uma faca de abertura automática, que lhe foi apreendida.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Teatro em línguas minoritárias leva Cabo Verde, Galiza e Marrocos a Barcelos

Concelho barcelense recebe, este fim de semana, o LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias

Publicado

on

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, recebe, este fim de semana, a segunda edição do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias que abre, na sexta-feira, com a peça “O Milagre das Cruzes”, com interpretação em língua gestual portuguesa, promovendo o conhecimento e o contacto com uma língua minoritária através de uma obra protagonizada pela companhia de teatro da APACI (Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão), de Barcelos, que trabalha artisticamente a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade através do teatro.

No sábado, da Galiza, chega o premiado trabalho “O Meu Mundo non é deste Reino“, do Teatro da Ramboia, que traz a palco a língua galega e, de Marrocos, a companhia Blanc’art de Casablanca traz o espetáculo “Soupir” em dialeto darija. No domingo, o cartaz é dedicado ao público infantil, e é em língua cabo-verdiana ou crioulo que “Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto” sobe a palco pela mão do Saaraci Coletivo Teatral, companhia na diáspora entre Portugal e Cabo Verde.

O certame terá, ainda, um debate com criadores, programadores e diretores de companhias e associações internacionais, sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias. Haverá também espaço para formação, com destaque da oficina para crianças sobre língua mirandesa, dirigida pelo autor e professor Duarte Martins. A música ocupa também destaque neste festival como um espetáculo de música tradicional galega do grupo “A Ponte Vella”, e um concerto do projeto “Sons de Barro” da Banda Musical de Oliveira.

A programação do LÍNGUA abarca o teatro em línguas minoritárias e transcende as suas fronteiras. O Festival abre-se ao teatro, amador, comunitário, popular, étnico, numa procura de teatros do mundo reais como são feitos e vividos no nosso tempo. A organização é da companhia Teatro de Balugas e do Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, com o financiamento do Município de Barcelos, da Fundação INATEL e o apoio de várias entidades nacionais e internacionais.

Imagem: TB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos promove 1º Fórum Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental

Publicado

on

Realiza-se, no próximo dia 5 de junho, entre as 9h15 e as 12h00, no Auditório Eng.º António Tavares, no IPCA, o 1º Fórum | Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental. Esta iniciativa, promovida pelo Município barcelense, conta, na sessão de abertura, com a participação do vereador da Ação Social da Câmara Municipal, António Ribeiro, da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e de Pedro Morgado, Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte.

Após a cerimónia de abertura, pelas 9h15, segue-se uma redonda, sob o tema “Intervenções em Saúde Mental na Infância e Adolescência”, moderada  por Francisco Sampaio, da Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Norte, e que conta as participações de António Nabais, Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULS Fernando da Fonseca; Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental LVT e Otília Queirós, Diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Santo António.

O ponto alto do 1º Fórum | Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental acontece às 11h00, com a constituição da Rede Municipal de Saúde Mental, primeira rede desta natureza em Portugal, e da qual farão parte cerca de 70 instituições do concelho de Barcelos.

No decorrer deste fórum, estão previstas intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama (via zoom), e de Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota.

Programa (Imagem: CMB)

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Operação de Prevenção nas praias de Oeiras resulta em três detenções

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 30 de maio, realizou uma operação especial de prevenção criminal por forma a garantir a segurança nas praias de Oeiras.

Foram identificadas e revistadas várias dezenas de indivíduos que se deslocavam para as praias, tendo sido detidos 3 suspeitos por vários crimes, sendo eles: 1 homem de 29 anos, com um Mandado de Detenção pendente; 1 homem de 19 anos, por Posse de Arma Branca; e 1 jovem de 15 anos, por Posse de Arma Branca.

Foram apreendidas uma faca de mato e uma faca de cozinha de grandes dimensões que estavam a ser transportada por jovens para a praia para se defenderem de grupos rivais.

Os detidos foram notificados para comparecer no Ministério Público de Oeiras e o jovem sinalizado à CPCJ da área de residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas