Connect with us

Atualidade

Cascais: Detidos por furtos e roubo

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 2 de dezembro, pelas 09h00, na sequência de duas investigações distintas, procedeu à detenção de dois homens de 43 e 50 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de furto qualificado e roubo agravado.

O suspeito de 50 anos de idade foi detido no cumprimento de mandado de detenção, emitido fora de flagrante delito pela Autoridade Judiciária, pela suspeita da prática de seis crimes de furto qualificado, quatro na forma consumada e dois na forma tentada, dois crimes de furto simples e um crime de burla informática.

Da investigação desenvolvida foram recolhidos diversos elementos de prova que permitiram demonstrar que durante o ano de 2020, na zona da Parede e Estoril, o suspeito, efetuou diversos furtos em residências através de escalamento e arrombamento.

O detido, já referenciado por suspeita da prática de diversos crimes contra a propriedade, após cumpridas as formalidades legais, recolheu à sala de detenção para ser presente no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de 1º interrogatório judicial, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Já o suspeito de 43 anos, igualmente detido por cumprimento de mandado de detenção, é suspeito da prática de um crime de roubo agravado na forma consumada e ainda três crimes de furto qualificado na forma consumada.

A investigação desenvolvida permitiu a recolha de diversos elementos de prova que permitiram demonstrar que durante o ano de 2020, na zona de Cascais, o suspeito efetuou um roubo em residência através de ameaça com arma branca, após de forma enganosa se ter feito passar por funcionário do gás, tendo ainda cometido três outros furtos em residência, através de escalamento e arrombamento.

O detido, já referenciado pela suspeita da prática de diversos crimes contra a propriedade, após cumpridas as formalidades legais, recolheu à sala de detenção para ser presente no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de 1º interrogatório judicial, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Delegação da Cities@Heart visita Barcelos

Publicado

on

Barcelos recebeu uma delegação da Rede Cities@Heart, uma Rede de Planeamento de Ação URBACT, dedicada à partilha de boas-práticas e inovações para melhorar a gestão dos centros das cidades.

Esta visita fez parte do programa do terceiro encontro transnacional, organizado pela Associação Quadrilátero Urbano, composta pelas cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.

Em Barcelos, a comitiva da Cities@Heart visitou o Centro Histórico da Cidade.

Este encontro, que decorreu nos dias 18 e 19, teve como objetivo explorar a identidade urbana e as novas cadeias de abastecimento, através de uma série de visitas de estudo, workshops e discussões.

A Rede Cities@Heart é coordenada pela grande Metrópole de Paris e integra 9 outros parceiros do projeto: Cesena (IT), Granada (ES), Osijek (HR), Amfiktyonies Development Organisation (EL), Celje (SI), Fleurus (BE), Sligo (IE), The Krakow Metropolis Association e a Associação Quadrilátero Urbano (PT).

O primeiro dia teve início em Barcelos, nomeadamente no Museu da Olaria, onde foi apresentada aos participantes a estratégia para a cultura, turismo, desporto e juventude, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município barcelense.

No segundo dia do encontro, realizou-se, em Braga,  uma mesa redonda sobre a identidade urbana e as novas formas de abastecimento, com a participação de Olga Pereira, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Elisa Braga, Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato da Câmara Municipal de Barcelos, Joana Fernandes, Administradora Executiva do Teatro Circo de Braga, Francisco Jorge, Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico, Economia e Internacionalização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e Ricardo Machado, Diretor do Departamento de Inovação, Transformação Digital e Economia da Câmara Municipal de Guimarães. A mesa redonda foi moderada por Mar Santamaria Varas, perita da cidade líder do projeto.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Britânico oferece coleção ao Museu do Bombeiro de Valença

Publicado

on

O Museu do Bombeiro de Valença recebeu a doação de 627 miniaturas, de réplicas de camiões de bombeiros, do colecionador britânico Peter Elliot.

A cerimónia de receção do espólio decorreu no Museu do Bombeiro Manuel Valdez Sobral. No ato, esteve o doador, Peter Elliot e esposa, que entregaram ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, o espólio. A cerimónia contou, ainda, com a presença do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, Abel Guerreiro, e do Vereador, Arlindo de Sousa.

O Presidente da Câmara agradeceu a oferta deste espólio que vem enriquecer, ainda mais, este espaço museológico valenciano.

Peter Elliot, natural do País de Gales, dedicou uma vida à British Airforce, como bombeiro: A dedicação virou paixão e proporcionou esta coleção que, ao longo de 53 anos, reuniu 527 peças. O proprietário, no dia em que faz 74 anos, coloca esta coleção ao serviço da comunidade, no que considera ser “um dos espaços museológicos, dedicados à vida dos bombeiros, dos mais interessantes do mundo”.

Esta é a segunda grande doação que o Museu do Bombeiro de Valença recebe. A primeira ocorreu em 1994, de 4000 peças, doadas por Manuel Valdez Sobral que deu origem à criação deste espaço museológico.

Foto: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

Policiamento Velocipédico da PSP do Porto – Operação Verão Seguro 2024

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito da Operação Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2024, entre os dias 19 de Junho e 15 de Setembro vai operar com equipas de patrulhamento velocipédico com o objetivo de proporcionar e aumentar a segurança das pessoas e bens nas áreas turísticas e balneares da sua área de responsabilidade, rentabilizando as potencialidades deste tipo de patrulhamento que possibilita o alargamento da área de patrulha assim como maior proximidade com a população.

Estas equipas velocipédicas irão desenvolver patrulhamento nas áreas ribeirinhas, marítimas e históricas do Porto e Vila Nova de Gaia, bem como, nas zonas balneares de Matosinhos, Leça da Palmeira, Vila do Conde e Póvoa do Varzim.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas