Connect with us

Atualidade

A importância da alimentação no tratamento do doente oncológico

“Guia de Alimentação na Pessoa com Cancro”

Publicado

on

No dia 4 de fevereiro assinalou-se o Dia Mundial do Cancro e importa sempre relembrar o importante papel da alimentação ao longo de toda a jornada do doente, particularmente durante o tratamento da doença. Elsa Madureira, nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João, explica que “quando uma pessoa já diagnosticada com cancro é avaliada por um profissional da nutrição são consideradas várias variáveis, pois dependendo do tipo, localização e estádio da doença, os doentes com cancro têm elevado risco de malnutrição e são muito suscetíveis a mitos e desinformação no que respeita à alimentação. Por isso, durante todo o processo de tratamento da doença, doentes e cuidadores devem ser orientados sob o ponto de vista nutricional”.

Dada a importância que um bom estado nutricional tem no aumento da tolerância aos tratamentos oncológicos, uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde que cuidam diariamente de pessoas com cancro, nomeadamente, uma Oncologista, uma Enfermeira e duas Nutricionistas, decidiram preparar um “Guia de Alimentação na Pessoa com Cancro”. Trata-se de uma ferramenta escrita de forma acessível e organizada de uma forma prática e intuitiva para que doentes e familiares/cuidadores possam esclarecer as suas dúvidas relativas à alimentação e gestão de sintomas durante e após os tratamentos.

Os autores do “Guia de Alimentação na Pessoa com Cancro”:

. Andreia Capela, Presidente da AICSO e Médica Oncologista no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho

. Elsa Madureira, Nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João

. Luciana Teixeira, Nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João

. Sara Parreira, Enfermeira Coordenadora na CUF Oncologia

Este Guia foi desenvolvido pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) com o apoio da DANONE NUTRICIA e da Liga Portuguesa contra o Cancro. A completar este Guia há um pequeno livro de receitas apelativas, preparadas com Suplementos Nutricionais Orais, como forma alternativa de os tomar, quando estes são recomendados. Este Guia está disponível para consulta ou download (gratuito) no site da AICSO.

É, ainda, importante referir que um doente com cancro tem necessidades nutricionais aumentadas. E estas necessidades têm de ser cobertas sob pena de o doente iniciar ou agravar o processo de desnutrição/malnutrição. O risco de malnutrição nestes doentes é muito elevado, quer derivado da presença do próprio tumor, quer pelos efeitos secundários dos tratamentos, que levam a falta de apetite, diminuição da ingestão alimentar ou do aproveitamento dos nutrientes ingeridos, culminando em alterações da composição corporal (perda de peso e de massa muscular). Naturalmente a ansiedade, o medo, a tristeza, a alteração das rotinas e a incerteza do futuro contribuem para a falta de apetite e diminuição da ingestão alimentar.

Mas a malnutrição (perda de peso e a massa magra acentuadas), mesmo que em doentes obesos, tem um impacto negativo. Vai levar a uma menor resistência aos tratamentos, maior risco de infeções, internamentos e complicações, o que leva a uma redução dos tratamentos ou a sua interrupção com consequente pior resultado. Portanto, a alimentação é um dos aspetos fundamentais no tratamento desta doença, sendo importante assegurar um aporte nutricional adequado, por via de uma alimentação ajustada à capacidade e tolerância do doente, à sua situação clínica, mas, também, aos seus gostos e preferências.

Imagem: AICSO.

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Sustentabilidade das PME em debate a 13 de maio na Universidade do Minho

Bastonária da Ordem dos Contabilistas e presidente da Escola de Economia e Gestão entre os oradores

Publicado

on

A Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão (EEG), recebe a conferência “Novos desenvolvimentos no relato de sustentabilidade e sua garantia” no próximo dia 13 de maio, das 9h30 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, e o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria. O programa prevê ainda as intervenções dos professores Charles Cho e Erica Pimentel, respetivamente da York University e da Queen’s University (ambas no Canadá), e Lídia Oliveira, da EEG. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

O evento vai evidenciar como o relatório de sustentabilidade é um instrumento fundamental para as Pequenas e Médias Empresas (PME) melhorarem a sua competitividade, o acesso ao mercado, a relação com as partes interessadas e a reputação, bem como gerirem oportunidades e riscos de desempenho junto dos investidores e financiadores. Além disso, o cumprimento dos critérios ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa) determina o grau de compromisso das PME com a multiplicidade de desafios e obrigações que lhes são colocados.

A conferência é organizada pela OCC, pela EEG-UMinho, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Adjudicada empreitada para construção de novo arruamento na cidade de Anadia

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a empreitada para a construção do novo arruamento de ligação entre as Ruas do Montouro e das Sobreiras, na cidade de Anadia, à empresa “Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA”, pelo montante de 875.417,90€, com um prazo de execução de oito meses.

O projeto, com uma extensão total aproximada de 900 metros lineares, contempla os trabalhos necessários à criação de arruamentos pedonais ou para automóveis, redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de alimentação elétrica, telecomunicações e gás, bem como áreas verdes.

O Município pretende com esta nova infraestrutura rodoviária melhorar a qualidade de vida urbana e criar fatores de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano que, eventualmente, possa daqui resultar, face à criação de várias frentes construtivas desta zona nobre da cidade.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas