Atualidade
Distrito de Lisboa: Quatro detidos por roubos agravados (3) e por burlas (1)
Operação de prevenção criminal leva à identificação de 75 pessoas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 25 de novembro, procedeu à detenção de três homens com idades compreendidas entre os 17 e os 29 anos de idade, por serem suspeitos da prática de vários crimes de roubo agravados.
Em cumprimento de Mandado de Detenção Fora de Flagrante delito, emitido por Autoridade de Polícia Criminal, foi possível deter os três homens indiciados que, atuando em grupo, com recurso a facas e reproduções de armas de fogo, procediam ao roubo de vítimas que se encontravam dentro das suas viaturas, estacionadas nos parques de estacionamento junto às praias de Oeiras e Cascais, sendo, na sua grande maioria, jovens casais. Subtraíram telemóveis, dinheiro, relógios e cartões multibanco com os respetivos códigos fornecidos pelas vitimas, que posteriormente utilizavam para realizar levantamentos de dinheiro.
Este grupo criminoso praticou este tipo de roubos durante uns meses até ter sido recolhida a prova que levou à sua identificação e detenção. Com estes roubos, foram subtraídos às vitimas objetos no valor de muitos milhares de euros. Tendo sido possível imputar aos detidos a autoria de nove roubos agravados, com recurso a facas e aparente arma de fogo, sendo suspeitos de, para além destes, terem praticado mais uma dezena de outros roubos semelhantes no mesmo local, que de momento ainda está a ser recolhida a prova.
Os detidos foram presentes a 1º Interrogatório Judicial, junto da Comarca de Lisboa Oeste, sendo-lhes decretada pelo Juiz de Instrução Criminal a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Detido por burlas
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 25 de novembro, procedeu à detenção de um homem de 30 anos, por ser suspeito da prática do crime de burla informática.
No âmbito de um processo de inquérito, foi possível identificar o suspeito que já havia sido condenado em 2015, após burlar mais de 40 vítimas, a quatro anos de pena suspensa pelo mesmo tipo de crime. Este homem enfocava a sua atividade em plataformas de venda online e, apesar da condenação, nunca encerrou a sua atividade criminosa e foi seguido de perto pelos Polícias, que conseguiram demonstrar a prática de largas dezenas de burlas a outras tantas vítimas.
O seu modo de atuação traduzia-se na publicação de um anúncio de venda de produtos diversos numa conhecida plataforma de venda online, produtos esses que o suspeito não possuía e, consequentemente, nunca chegavam às mãos dos seus compradores.
O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo sido presente no Tribunal Judicial competente em sede de primeiro interrogatório onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Operação de prevenção criminal leva à identificação de 75 pessoas
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 27 de novembro, entre as 21h00 e as 02h00, já do dia 28 de novembro, procedeu à identificação de 75 pessoas, no âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal.
A referida operação ocorreu junto a uma zona de diversão noturna na zona do Estoril, onde as 75 pessoas foram identificadas, tendo uma delas sido detida pela posse de produto estupefaciente. Foi realizada, ao abrigo da Lei das Armas, e visou reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos que frequentam as zonas de diversão noturna desta Divisão Policial através de uma operação de visibilidade cujo objetivo seria detetar, identificar e/ou deter suspeitos de posse de armas ilegais, bem como de produto estupefaciente, prevenindo a atividade delituosa e a criminalidade emergente.
Simultaneamente, em toda a área de jurisdição da PSP de Cascais, foram realizadas diversas operações de fiscalização de trânsito, das quais resultaram quatro detenções – duas por falta de habilitação legal para o exercício da condução e duas por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez – para além de terem sido levantados diversos autos de notícia por contraordenação pela prática de várias infrações.
Os detidos foram restituídos à liberdade, tendo, previamente, sido notificados para se apresentarem no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de processo sumário.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca