Connect with us

Atualidade

Lisboa: Orquestra de Sopros da Metropolitana apresenta “Mestres da Composição”

Um concerto com obras de Copland, Cesarini, Barber e Reed

Publicado

on

A América do Norte oferece-nos bons exemplos de como a cultura das orquestras de sopros resulta da confluência de muitas tradições musicais, desde as dos povos indígenas àquelas trazidas pelos europeus.

Com particular expressão no último século, estas orquestras mostraram-se capazes de satisfazer múltiplos propósitos, com diferentes estilos musicais e afinidades sociais diversas. Foi, então, que o repertório cresceu; quando deixou de se constituir fundamentalmente por adaptações de partituras originalmente escritas para outras formações instrumentais. Os compositores mais prestigiados começaram então a escrever expressamente para orquestra de sopros, explorando exaustivamente as características técnicas e sonoras que lhe são próprias.

Este programa da Orquestra de Sopros da Metropolitana reúne quatro obras que ilustram essa riqueza e diversidade. Começa com An Outdoor Overture, uma peça composta por Aaron Copland, em 1938, para os alunos da Escola Superior de Música e Arte em Nova Iorque. Seguem-se os retratos musicais de quatro cenas do célebre livro Huckleberry Finn, de Mark Twain; a música foi composta pelo suíço Franco Cesarini em 2005. De Samuel Barber, podemos ouvir uma marcha militar que compôs pouco tempo depois de se alistar no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943. Por fim, danças e melodias tradicionais da Arménia recuperadas já nos anos 1970 por um descendente de austríacos nascido em Manhattan, Alfred Reed.

Assim, a Orquestra de Sopros da Metropolitana apresenta “Mestres da Composição”, com direção musical de João Malha, no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 16h00, no Cinema São Jorge, com a venda de bilhetes exclusiva na bilheteira do cinema.

Apresentará:

Aaron Copland – An Outdoor Overture

Franco Cesarini – Suíte Huckleberry Finn

Samuel Barber – Commando March

Alfred Reed – Danças Arménias (Parte 1).

Imagem: OML.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas