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Viana do Castelo: Tomo 56 dos Cadernos Vianenses reúne em 422 páginas conjunto de textos, opiniões e testemunhos de 11 autores

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A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu, ontem, a apresentação do tomo 56 dos Cadernos Vianenses, publicação que vem compilar textos, artigos, opiniões, ideias e testemunhos de 11 autores, ao longo de 422 páginas que se constituem como parte integrante do espólio da cultura vianense, contribuindo para o perpetuar do passado e preparação do futuro.

Como tem sido habitual ao longo dos diversos tomos, esta publicação, com coordenação editorial de Rui A. Faria Viana e prefácio do Presidente da Câmara Municipal, assume-se como um repositório da cultura vianense, conjugando a sabedoria e as memórias dos autores.

O autarca, Luís Nobre, assegurou que o tomo reúne “um conjunto de belíssimos textos que nos ajudam a interpretar o nosso passado e a pensar e preparar o nosso futuro”, agradecendo a todos os colaboradores que “com entusiasmo e conhecimento” proporcionam a Viana do Castelo uma publicação de elevada qualidade e disponibilizam “o seu saber” à comunidade.

O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, referiu que “do voo rasante que fiz dos trabalhos que integram este tomo, abriu-se um conjunto de janelas”. “Temos aqui um manancial de textos e informações que nos enriquecem e nos dão a conhecer histórias sobre personalidades de relevo e sobre o nosso património”, declarou.

Já Rui Faria Viana, coordenador editorial, disse que o tomo 56 “continua a manter-se fiel aos motivos pelos quais os tomos foram criados” e, mais uma vez, pretende “marcar o panorama cultural do município”.

A presente edição inicia com a Identidade e Memória. “A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo: antecedentes, criação e abertura ao público”, por Rui A. Faria Viana, abre este tomo. “Ex-líbris de Viana em selos e inteiros postais”, de José Miranda da Mota, “IV Missão Estética de Férias (MEF) realizada em Viana do Castelo / 1940”, por Gonçalo Fagundes Meira e “O espírito do lugar, Viana do Castelo. Premissa potenciadora da imagem na construção da memória e perspetiva contemporânea imagética”, por Manuel Brázio, são os outros textos que integram este capítulo.

Seguem-se as Figuras, com “Dom Frei António do Desterro (1694 – 1773): um vianense à frente da Diocese do Rio de Janeiro”, por António Matos Reis, “Viana em Camilo: Os Brilhantes do Brasileiro [1869]”, por David F. Rodrigues, “Himalaya em Viana do Castelo”, de Jacinto Rodrigues, “Domingos António Meira: príncipe dos estucadores vianenses”, por Filipe Freitas, e “Felipe Fernandes: o homem e a sua obra – humanista nas letras e na vida associativa”, da autoria de Francisco José Carneiro Fernandes, destacam homens que definiram a nossa história.

Já o capítulo do Património integra dois textos: ”Afife: do paleolítico ao castrejo”, por António Rodrigues França Amaral, e “As alterações climáticas e os primórdios das espécies humanas em Afife”, por Horácio Faria.

Foto: CMVC.

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PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

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A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

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“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

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O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

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A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

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