Connect with us

Atualidade

Lagos: Município renova componente social do programa “Lagos Apoia”

Publicado

on

A Câmara Municipal aprovou, esta quarta-feira, um conjunto de medidas extraordinárias de apoio social enquadradas na renovação do “Lagos Apoia”. Este programa, lançado em 2020 para mitigar o impacto económico e social causado pela pandemia, tem vindo a ser renovado devido à conjuntura socioeconómica agravada pela guerra na Ucrânia, pela crise energética e consequente subida da inflação.

Face ao crescente número de solicitações registadas no âmbito do trabalho desenvolvido pela ação social da autarquia e com o intuito de ajudar as famílias a fazer face ao aumento do custo de vida, a Câmara decidiu renovar até ao final de 2023 as seguintes medidas de âmbito social: o alargamento dos critérios de acesso a apoios sociais, o que permite abranger um espectro mais amplo de agregados familiares; a isenção do pagamento de rendas municipais, até à entrada em vigor do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Acesso à Habitação; a manutenção do alargamento das condições de acesso para beneficiar de apoio ao arrendamento privado, o que permite ajudar um maior número de famílias, atribuindo-lhes uma comparticipação de até 35% do valor máximo previsto para as rendas no mercado privado; e, para a população em situação de sem-abrigo, a continuidade da distribuição de refeições, um apoio que, para além de satisfazer esta necessidade básica, permite uma intervenção social a outros níveis (cuidados de higiene pessoal, saúde, entre outros) junto desta população mais vulnerável.

Novidade é a medida, igualmente aprovada, de reforço do valor das bolsas de estudo do município, que, deixando de ter em conta o montante das eventuais bolsas já atribuídas aos alunos pela Direção Geral do Ensino Superior, passam, assim, a receber do município a totalidade dos 250 euros mensais, durante 10 meses, e de forma mais imediata.

Atendendo à inexistência de respostas habitacionais compatíveis com os rendimentos auferidos pelas famílias no mercado imobiliário privado, o município tenciona ir mais longe tornando permanente a aplicação de algumas destas medidas excecionais. É o caso deste novo escalão de apoio ao arrendamento privado que já está vertido no projeto de Regulamento Municipal de Apoio ao Acesso à Habitação, atualmente em fase de consulta pública.

Merece recordar que, no âmbito do “LAGOS APOIA 2023” o município já havia aprovado a descida de impostos (IMI, taxa variável do IRS e decisão de não lançar derrama) até ao seu limite mínimo possível, mas, segundo a informação prestada em reunião de câmara, outros apoios estão a ser estudados para reforçar estas ajudas às famílias e empresas de Lagos.

Foto: CML.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas