Connect with us

Atualidade

Ponta Delgada: Prisão preventiva para suspeito da prática do crime de violência doméstica em Capelas

Publicado

on

O Comando Regional dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal – EIC, da Divisão Policial de Ponta Delgada, procedeu, no passado dia 04 de janeiro, na vila de Capelas, à detenção de um homem, com 44 anos, por suspeita da prática do crime de violência doméstica.

A detenção ocorreu na sequência de investigação dirigida pelo Ministério Público de Ponta Delgada e delegada na PSP que, através da sua Equipa Especializada de Violência Doméstica, tem vindo a desenvolver diversas diligências que permitiram a recolha de indícios da prática de várias condutas violentas perpetradas pelo suspeito, enquadráveis no crime de violência doméstica, designadamente, maus tratos físicos e psíquicos que o mesmo veio, nos últimos tempos, a infligir de forma continuada à sua cônjuge, com a agravante de que parte desses atos foram presenciados por filhos menores.

Identificado um agravamento da situação, com perigo eminente para a vítima, a PSP avançou com a detenção, fora de flagrante delito, sendo o arguido detido, pela primeira vez, a 29 de dezembro último, sendo sujeito a 1º interrogatório judicial e aplicada as medidas de coação de afastamento e proibição de contactos com a vítima.

Posteriormente, na noite do dia 03 de janeiro, o arguido foi surpreendido por polícias da Esquadra das Capelas, a violar as medidas de coação que lhe haviam sido impostas, quando tentava introduzir-se na casa da vítima. No imediato, foi intercetado e impedido de concretizar os seus intentos, sendo desenvolvidas mais diligências investigatórias, sendo apurado um cenário de contínua importunação em contexto de violência doméstica.

Perante os indícios constatados, a PSP promoveu a nova detenção do arguido, fora de flagrante delito, por ordem da autoridade de polícia criminal, fazendo-o apresentar em interrogatório judicial, tendo o juiz de instrução criminal decidido pelo agravamento das medidas de coação impostas, ao decretar a aplicação de prisão preventiva.

O Comando Regional da PSP dos Açores relembra que “a violência doméstica é um crime de natureza pública e que, pela sua gravidade e complexidade, integra o lote de crimes de prevenção e investigação prioritária, revelando-se, assim, importantíssima a denúncia às autoridades de todas as circunstâncias passíveis de enquadrar este flagelo criminal com expressão significativa em todo o território nacional.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas