Connect with us

Atualidade

Voleibol: Equipas portuguesas nas competições europeias jogam a partir de hoje

Publicado

on

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica visita, hoje (20h30 locais), os belgas do Knack Roeselare, na 4ª jornada da Pool C da Liga dos Campeões.

Este jogo, a disputar no Tomabel Hall da localidade de Roeselare, será arbitrado por Sabine Witte (Alemanha) e Milan Rajkovic (Croácia).

Um jogo em que todos os pormenores poderão revelar-se cruciais, já que as águias procuram a primeira vitória nesta fase de grupos e, na 5ª jornada, agendada para o dia 10 de janeiro de 2023, recebem os italianos do Cucine Lube Civitanova, líderes invictos da Pool C.

Marcel Matz destacou a importância do reencontro com os belgas, que no dia 16 de novembro último venceram na Luz pela diferença mínima (3-2: 23-25, 26-24, 25-23, 22-25 e 15-9).

“Vamos tentar fechar o ano 2022 com vitórias“, prometeu o técnico dos campeões nacionais.

Igualmente amanhã, mas na Challenge Cup – femininos, a AJM/FC Porto, campeã nacional em título, disputa o primeiro dos dois jogos – ambos no Dragão Arena, nos dias 13 (20h00) e 14 de dezembro (21h30), com transmissão em direto no Porto Canal – com as croatas do Ribola Kastela nos 16 avos-de-final.

Por seu turno, as açorianas do Clube Kairós fazem os dois jogos dos 16 avos-de-final na Noruega, defrontando o Randaberg IL nos dias 14 e 15 de dezembro (ambos às 19h00 locais) no Randaberghallen.

Na Challenge Cup – masculinos, e se AJF Bastardo e Sporting CP passarem aos quartos de final, Portugal terá, desde logo, uma equipa nas meias-finais, pois a eliminatória colocará frente a frente os leões de Alvalade e os açorianos.

A AJ Fonte do Bastardo, que venceu por 3-1 (25-21, 25-14, 20-25 e 25-19) o SC Duo Tartu, na Estónia, no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Challenge Cup – masculinos, está agora a um passo de se apurar para os quartos de final.

A segunda mão disputa-se esta quarta-feira (dia 14/20h30 locais), no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio.

Para atingirem os quartos de final, os açorianos precisam apenas de vencer por qualquer resultado, podendo mesmo perder pela diferença mínima. Se perderem por 0-3 ou 1-3, terão de disputar um set de desempate (Golden Set).

Na última edição da prova, os açorianos atingiram os quartos de final, tendo sido afastados das finais pelos eslovenos do ACH Volley Ljubljana.

O Sporting CP, que começou por defrontar, em Espanha, o CV Melilla, tendo regressado a Portugal com um resultado que, apesar de negativo (2-3: 25-21, 30-32, 21-25, 25-19 e 11-15), mantém em alta as expectativas de poder passar à fase seguinte, recebe, quarta-feira (19h30), os espanhóis no Pavilhão João Rocha.

Para atingir os quartos de final, o clube de Alvalade precisa de vencer por 3-0 ou 3-1. Se vencer pela margem mínima, terá de disputar um set de desempate (Golden Set).

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Sustentabilidade das PME em debate a 13 de maio na Universidade do Minho

Bastonária da Ordem dos Contabilistas e presidente da Escola de Economia e Gestão entre os oradores

Publicado

on

A Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão (EEG), recebe a conferência “Novos desenvolvimentos no relato de sustentabilidade e sua garantia” no próximo dia 13 de maio, das 9h30 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, e o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria. O programa prevê ainda as intervenções dos professores Charles Cho e Erica Pimentel, respetivamente da York University e da Queen’s University (ambas no Canadá), e Lídia Oliveira, da EEG. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

O evento vai evidenciar como o relatório de sustentabilidade é um instrumento fundamental para as Pequenas e Médias Empresas (PME) melhorarem a sua competitividade, o acesso ao mercado, a relação com as partes interessadas e a reputação, bem como gerirem oportunidades e riscos de desempenho junto dos investidores e financiadores. Além disso, o cumprimento dos critérios ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa) determina o grau de compromisso das PME com a multiplicidade de desafios e obrigações que lhes são colocados.

A conferência é organizada pela OCC, pela EEG-UMinho, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Adjudicada empreitada para construção de novo arruamento na cidade de Anadia

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a empreitada para a construção do novo arruamento de ligação entre as Ruas do Montouro e das Sobreiras, na cidade de Anadia, à empresa “Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA”, pelo montante de 875.417,90€, com um prazo de execução de oito meses.

O projeto, com uma extensão total aproximada de 900 metros lineares, contempla os trabalhos necessários à criação de arruamentos pedonais ou para automóveis, redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de alimentação elétrica, telecomunicações e gás, bem como áreas verdes.

O Município pretende com esta nova infraestrutura rodoviária melhorar a qualidade de vida urbana e criar fatores de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano que, eventualmente, possa daqui resultar, face à criação de várias frentes construtivas desta zona nobre da cidade.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas