Connect with us

Atualidade

ANAM e ANAFRE promovem primeira reunião conjunta em Coimbra

A 26 de novembro, para apresentação do “Guia Prático das Assembleias Municipais”

Publicado

on

As direções da ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais) e da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) vão reunir-se em Coimbra, naquele que será o primeiro encontro oficial entre estas duas instituições. O objetivo principal será a valorização do papel dos eleitos locais.

A próxima sexta-feira (dia 26 de novembro) marca o início de uma nova era para a ANAM e a ANAFRE, visto que ambas se irão reunir, pela primeira vez, num encontro que pretende, acima de tudo, debater o Poder Local e a sua importância para a democracia em Portugal.

Em cima de mesa estarão temas centrais da democracia local, que fazem parte da agenda da ANAM e da ANAFRE, e que vão merecer análise e debate entre os seus pares, nomeadamente, a valorização dos presidentes de Juntas de Freguesia nas Assembleias Municipais; o papel das Assembleias Municipais; e a necessidade de valorização e capacitação dos eleitos locais.

A propósito desta iniciativa, o presidente da ANAM, Albino Almeida, refere que “as qualidades das políticas públicas estão relacionadas com as capacidades dos seus atores em poder influenciá-las. Nesse sentido, a ANAM e a ANAFRE, enquanto representantes dos eleitos Locais, e membros das Assembleias de todo o país, vão encontrar-se para poder definir caminhos novos para atingir a melhoria das políticas públicas e a qualidade da sua implementação”.

Para o presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, “esta reunião reveste-se de especial importância porque estamos no início de um novo ciclo autárquico, com eleitos pela primeira vez, tanto a nível dos municípios como das freguesias. Para além disso, queremos também estabelecer com a ANAM uma cordial relação, de colaboração estreita e democrática, tendo como objetivo uma eficaz e qualificada interligação ANAFRE/ANAM, englobando, claro está, a capacitação dos eleitos. Temos a certeza de que esta relação trará frutos logo que seja possível realizarmos iniciativas conjuntas, abordando os temas que estão na ordem do dia, como o reforço nas transferências de competência dos municípios para as freguesias, o estatuto do eleito local, a Lei das Finanças Locais, entre outros”.

Apresentação do “Guia Prático das Assembleias Municipais”

No seguimento deste encontro, será apresentado, também em Coimbra, o novo manual “Guia Prático das Assembleias Municipais” que faz parte da coleção “Perguntas e Respostas – Direitos e Deveres”, uma parceria conjunta entre a ANAM, o CVEL (Centro de Valorização dos Eleitos Locais) e a AEDREL (Associação de Estudos e Direito Regional e Local).

Com o objetivo de trabalhar a capacitação dos eleitos locais, a ANAM lança agora este guia de apoio aos mesmos tendo em conta, conforme sublinha Albino Almeida, “o cenário das últimas eleições autárquicas e as várias mudanças daí decorrentes, nomeadamente no que concerne às não recandidaturas assim como às relevantes mudanças dos presidentes de Assembleia Municipal. Neste caso, importa referir que quase 50% dos presidentes exercerão, pela primeira vez essa função e é nesse sentido que a ANAM aspira fazer mais e melhor pela valorização do papel e da eficácia das Assembleias Municipais. Assim, o nosso intuito com o lançamento deste novo guia é que todos tenham o máximo conhecimento possível e que possam exercer esse mandato ainda melhor que os anteriores”.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas