Connect with us

Atualidade

João Penalva convida a novo olhar sobre objetos banais na pressa dos dias

ZET GALLERY acolhe “Cadeiras, mantas, automóveis, flores, sapatos, tecidos, retretes, passeios, urinóis e outros artigos para venda, de João Penalva, cuja inauguração é este sábado, com mais de duas dezenas de obras em fotografia e pintura

Publicado

on

“Cadeiras, mantas, automóveis, flores, sapatos, tecidos, retretes, passeios, urinóis e outros artigos para venda de João Penalva” é o título da mais recente exposição do artista contemporâneo português que a zet gallery inaugura este sábado, dia 26 de novembro, às 16h00, em Braga, e que ficará patente até 25 de fevereiro de 2023.

Nesta exposição, o artista apresenta mais de 20 obras, produzidas entre 2006 e 2022, que, através da fotografia e da pintura, refletem a verdade de objetos vistos como banais na pressa dos dias.

“Não podemos afirmar que o conjunto de obras apresentado é apenas uma síntese das fases e dos ritmos de uma história. A listagem de lojista, patente na enumeração do título, que poderíamos ver como ironia ou crítica subtil à sociedade do consumo, talvez tenha mesmo o tal contraste que lhe é visceral e que nos atinge”, descreve Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery e curadora da exposição.

Nesta exposição, as obras de João Penalva revelam uma perspetiva sensível sobre os objetos do quotidiano e lugares-comuns onde, entre imagem e espectador, apenas existe um interstício poético, por vezes profano, mas de apelo contemplativo e lento.

“As obras falariam por si próprias mesmo se eu lhes desse o título de Sem título — o que é um maneirismo que substitui um título que não se quer dar, mas que não deixa de ser um título. No entanto, não sei o que diriam”, confessa João Penalva, referindo-se à listagem de lojista que intitula a exposição.

Com esta exposição, a zet gallery dá início a um ciclo de exposições de arte contemporânea para os próximos três anos e que contará com nomes incontornáveis de artistas como Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, entre outros.

Foto: ZG.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas