Atualidade
Engenharia Civil da Universidade de Coimbra comemora meio século de existência
No âmbito dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) celebra a data, no próximo dia 19 de novembro, no Auditório Laginha Serafim.
A cerimónia tem início às 15 horas e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e, ainda, da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos.
Nesta cerimónia, que pretende ser de “confraternização e reencontro entre diferentes gerações de docentes, investigadores, estudantes, funcionários e colaboradores do DEC/FCTUC”, será recordada a história deste Departamento, através da intervenção do Professor João Coutinho, e inaugurada a exposição fotográfica “50 anos – 50 momentos”.
O programa das comemorações inclui, também, um debate sobre as perspetivas e os desafios futuros da Engenharia Civil enquanto área profissional. Com moderação do jornalista José Manuel Portugal, participam no debate o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, a Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Laura Caldeira, o Vice-Reitor da UC para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, e o Presidente do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, António Tadeu.
Destaque, ainda, para a Lição Laginha Serafim, que pretende recordar este antigo Professor e Figura da Engenharia de grande prestígio internacional, que, juntamente com o Professor Vítor Graveto, esteve na origem do DEC/FCTUC. O Engenheiro João Leal Barreto, antigo aluno desta instituição, é o orador convidado.
O dia terminará com a atuação do Chorus Ingenium, o coro misto da Secção Regional do Centro da Ordem dos Engenheiros, seguindo-se um Porto de Honra e um jantar de Confraternização.
Os interessados em participar nesta cerimónia especial, devem inscrever-se em: http://forms.gle/4A1eh6P8P4xWYBqj8, até dia 10 de novembro.
Foto: UC.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca