Atualidade
Le Concert da la Loge atua, pela primeira vez, em Portugal, no Palácio Nacional de Queluz
Temporada de Música da Parques de Sintra

Entre os próximos concertos da Temporada de Música da Parques de Sintra destaca-se a estreia absoluta em Portugal do agrupamento francês Le Concert de la Loge, que se apresenta a 28 de outubro, às 21h00, na icónica Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz. Fundado em 2015, pelo violinista Julien Chauvin, o ensemble de música antiga tem atuado nos mais diversos palcos internacionais com programas que variam entre música de câmara, sinfónica ou lírica, percorrendo um vasto repertório que vai desde a música barroca até à do início do século XX e explorando novas formas de concerto, em particular, fazendo reviver a espontaneidade e os costumes de finais do século XVIII.
Ao Palácio Nacional de Queluz, Le Concert de la Loge traz um espetáculo intitulado “No Salão do Palais Royal”. Símbolo do Antigo Regime, este Palácio personifica as tendências e os hábitos que antecederam o período turbulento da Revolução Francesa. Constitui, por isso, o cenário ideal para um concerto que transporta o público para as vésperas desta revolução, homenageando a música dos salões, em que se destacaram compositores como Sacchini, Gluck, Lemoyne e Vogel. O concerto, apoiado pela Temporada Portugal-França 2022, conta com a soprano Chantal Santon Jeffery – cuja voz foi descrita pelo jornal Le Monde como “quente e flexível, magnificamente sustentada” – e com o premiado cravista Justin Taylor, que tocará o raro pianoforte histórico Clementi, pertencente ao acervo deste Palácio. Do programa para essa noite, constam um concerto para piano, uma sinfonia de salão e árias de ópera francesas da época.
Para dia 30 de outubro, domingo, às 19h00, na Sala do Trono, do Palácio Nacional de Queluz, está agendado o concerto para famílias, que é já uma tradição da Temporada de Música. Num formato especialmente concebido para o público mais jovem, a Orquestra Divino Sospiro apresenta a divertida serenata ‘Dom Quixote no Casamento de Comacho’, de Georg Philipp Telemann, que, aos 80 anos de idade, demonstrou, com esta obra, notável vitalidade e humor. A partir da célebre obra de Cervantes, o compositor inspirou-se nas peripécias do ‘cavaleiro da triste figura’, em particular, no episódio do casamento de Comacho com Quitéria.
A Temporada de Música da Parques de Sintra, que percorre os Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz até 5 de novembro, é organizada conjuntamente com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, sob a direção artística de Massimo Mazzeo.
Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços administrados pela empresa.
Foto: DR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca