Connect with us

Atualidade

Albergaria: Jornadas do Professor debatem o bem-estar da profissão e premeiam o sucesso académico

Publicado

on

As VII Jornadas do Professor, organizadas pelo Município de Albergaria, trouxeram a debate a temática do bem-estar e do equilíbrio emocional na profissão docente.

Numa conversa moderada pelo médico pediatra Mário Branco, e Presidente da Assembleia Municipal, o psicólogo e autor Eduardo Sá analisou a condição atual dos docentes portugueses, partilhando uma visão pouco animadora: “Os professores não são levados a sério em Portugal”, declarou.

Para o psicólogo, “a função dos professores é insubstituível e eles são felizes com a relação pedagógica que estabelecem com os seus alunos”. Considera que a infelicidade e a desmotivação se prendem com as condições que lhes são dadas nas escolas, bem como pela falta de respeito e carinho que existe por parte das entidades oficiais e, até, de alguns pais e estudantes.

“Não deveria ser admissível um aluno faltar ao respeito ao professor”, frisou, relevando que não se deve confundir autoridade e autoritarismo. “O primeiro é imprescindível para transmitir confiança e conhecimento aos mais novos”.

Já a ‘coach’ e terapeuta Sandra Dias deixou uma mensagem de esperança com a partilha de várias ferramentas que contribuem para a construção do equilíbrio emocional e a prática da felicidade. Para Sandra Dias, é fundamental desenvolver a inteligência emocional para superar as situações mais complicadas do dia a dia.

“Ouvir a voz interior e tomar consciência do que estamos a sentir permite obter maior clareza sobre o que está a acontecer e tomar melhores decisões, facilita a conexão com os outros, ativa a criatividade e a intuição, reduz o stress e contribui para a criação de crenças mais expansivas. Desenvolver a capacidade de gerar emoções positivas é então o caminho para o bem-estar e a felicidade”, sublinhou.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, abriu as Jornadas da Educação, enfatizando a importância do bem-estar na profissão docente e destacando os vários investimentos realizados na Educação, desde as atividades da Agenda Municipal da Educação até às intervenções de melhoria nas instalações e serviços.

Elencou os investimentos efetuados na requalificação do parque escolar – a criação de novas oficinas na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, a beneficiação da Escola Básica de Branca e a execução da nova Escola da Avenida alicerçada em novas práticas educativas que promovem a criatividade e a inovação.

Por sua vez, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, agradeceu a todos os professores por continuarem a acreditar que vale a pena estarem presentes nas Jornadas, esperando ainda que todos os participantes tenham levado consigo uma mensagem de esperança e o desafio de serem felizes e partilharem essa felicidade com os outros.

A conclusão das VII Jornadas do Professor culminou com a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2021/2022 – uma distinção que pretende valorizar o trabalho e dedicação dos alunos e alunas do 6º. 9º, 10º 11º e 12º anos do Concelho – e o tradicional almoço convívio. Os momentos culturais que decorreram ao longo da manhã foram proporcionados pelos alunos do Conservatório de Música da JOBRA.

O Cineteatro Alba Cerca foi o palco deste evento, que reuniu 200 participantes no último sábado, dia 15.

Foto: CMAV.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas