Atualidade
Noite Europeia dos Investigadores com mais de meia centena de atividades em Braga
Altice Forum Braga recebe na sexta-feira o evento, que é coordenado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho e pelo INL

Há mais de meia centena de atividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos para testar na próxima sexta-feira, dia 30, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum Braga. A iniciativa, coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), insere-se na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com o tema “Ciência para todos – Sustentabilidade e Inclusão”. A abertura oficial é pelas 17h00, com a presença prevista do reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outros.

Durante oito horas, os visitantes vão “viajar” pelo mundo da ciência, à medida que passam em cada um dos expositores. Pelo caminho conhecem investigações que ajudam a alcançar a sustentabilidade industrial, tecnologias que serão a base da alimentação no futuro, microcápsulas biodegradáveis anti-mosquito ativadas por luz solar, fibras naturais para materiais de construção, efeitos dos protetores solares nos oceanos, impactos dos plásticos no solo, água e ar ou leveduras que ajudam a produzir fármacos, aditivos alimentares e até biocombustíveis.
A juntar a isto, não vão faltar quizzes sobre genética humana, ações de sensibilização sobre as alterações climáticas, exposições de fotografia científica, estudos sobre química e ainda estatísticas aplicadas à biodiversidade marinha. Vão ser, igualmente, promovidas três atividades com inscrição prévia para miúdos e graúdos: o escape room “Números para todos”, o workshop “Construir um detetor de partículas” e o workshop “Cosmética natural”. Todos os detalhes e os formulários de inscrição estão em www.bit.ly/neibraga .

A ECUM volta, assim, a aliar-se à NEI, no âmbito de um consórcio nacional que envolve instituições de ensino superior e é financiado pelas Ações Marie Curie do Programa Horizonte Europa. A NEI é dinamizada pela Comissão Europeia desde 2005 e decorre em simultâneo em cidades de 25 países europeus. Pretende aproximar o público das pesquisas científicas, promover projetos de I&D entre os países, aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas e mostrar o impacto do trabalho dos investigadores no nosso quotidiano.
Foto e imagens: UM.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação