Connect with us

Atualidade

Sintra é palco para espetáculo do grupo Sete Lágrimas

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra apresenta dois espetáculos pelo grupo Sete Lágrimas, intitulado “Die Nacht \ A Noite”, nos dias 1 e 2 de outubro, inserido na programação da 56ª edição do Festival de Sintra.

Os dois concertos acontecem em locais distintos. No dia 1 de outubro, pelas 21h00, o espetáculo acontece no Palácio Nacional de Queluz, e no dia 2 de outubro será a vez do salão do Edifício Sociocultural da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, receber este concerto, aqui com entrada gratuita, pelas17hh00. 

No 23º aniversário de um dos mais internacionais e aclamados grupos portugueses de músicas antigas, o público será conduzido numa viagem musical inversa no tempo, inspirada na arquitetura histórica e nos edifícios emblemáticos da Serra de Sintra.

Fundado em Lisboa, em 1999, por Filipe Faria e Sérgio Peixoto, Sete Lágrimas assume o nome da inovadora coleção de danças do compositor renascentista John Dowland, publicadas por John Windet, em 1604, quando o compositor era alaudista de Cristiano IV da Dinamarca (1577-1648).

Profundamente dedicados aos diálogos da Música Antiga com a contemporaneidade ­ bem como da música erudita com as tradições seculares -, Sete Lágrimas juntam músicos de diferentes horizontes musicais em torno de projetos conceptuais animados tanto por profundas investigações musicológicas como por processos de inovação, irreverência e criatividade em torno dos sons, instrumentário e memórias da Música Antiga.

O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra e direção artística de Gabriela Canavilhas.

A sua 56ª edição acontece até 9 de outubro e tem como tema “Música, a musa do Rei Artista”, numa celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes. A programação eclética irá levar o público a poder assistir a grandes momentos de música e contrapontos um pouco por todo o Concelho de Sintra entre salas de espetáculo, palácios e igrejas.

Saiba mais em www.festivaldesintra.pt

Bilhetes à venda na Ticketline, C.C. Olga Cadaval e até uma hora antes do início de cada espetáculo no local.

A entrada para o espetáculo de dia 2 de outubro é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa. A reserva é realizada exclusivamente online mediante envio de e-mail (o bilhete eletrónico será enviado para o mesmo e-mail).

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas