Connect with us

Atualidade

Barcelos: Autarquia quer “Mobilidade sustentável e acessível aos cidadãos”

Palestra “Mobilidade em Barcelos – o Futuro” abriu Semana Europeia da Mobilidade

Publicado

on

“Queremos e iremos fazer de Barcelos um Município que tenha em conta a eficiência energética, a redução de emissões poluentes e de gases com efeito de estufa, uma distribuição modal mais sustentável, apostando no uso do transporte público, porque o futuro é coletivo. Vamos apostar também num sistema de transporte flexível nas áreas de baixa densidade, para conseguirmos que a mobilidade seja sustentável e acessível a todos os cidadãos”. Esta foi a mensagem forte que o vereador do pelouro da Mobilidade e Transportes da Câmara de Barcelos, António Ribeiro, deixou, no encerramento da palestra “Mobilidade em Barcelos – O FUTURO”, que decorreu ontem de manhã, no auditório dos Paços do Concelho.

Por seu lado, também presente na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, Mário Constantino, referiu que “a questão da mobilidade e da descarbonização é central na definição de novas políticas para o setor” e, a esse respeito, assegurou que, muito em breve, vai “anunciar medidas concretas” nessa área da ação municipal.

A palestra, que decorreu ao longo de toda a manhã, no auditório dos Paços do Concelho, apresentou visões de vários especialistas, tendo a participação da Luísa Carvalho, a falar sobre a “Identidade – Marca da Mobilidade de Barcelos”, e de Victor Mogadouro, que abordou o tema “Modos Suaves – Ecovia de Barcelos”. O tema “Ciclovias” foi abordado por Tomás Allen e Álvaro Costa dissertou sobre o “Plano de Circulação”.

Numa síntese sobre o que deseja para o futuro da mobilidade, António Ribeiro disse que o novo paradigma para os centros urbanos “é o do primado do transeunte que caminha a pé ou utiliza meios de transporte com zero impacto carbónico, como a bicicleta ou a trotinete, concedendo também a devida atenção aos transportes públicos coletivos intermodais”. Nesse sentido, e com centros urbanos “cada vez mais saturados de veículos automóveis (…) o modo pedonal e o modo ciclável surgem como alternativa realista ao automóvel para deslocações de curta distância, apresentando uma mais-valia económica, social e ambiental”, disse o autarca.

O responsável pela mobilidade e transportes de Barcelos assegurou, ainda, que o Município quer “rapidamente poder beneficiar de modos suaves, meios de deslocação e transporte de baixa velocidade com reduzido impacto na via pública. Meios que produzem pouco ruído, necessitem de pouco espaço e não emitam gases poluentes para a atmosfera, podendo traduzir-se em andar a pé, ou deslocação com recurso a equipamentos como bicicletas ou até patins, skate, trotinetes e outros meios similares”. Nesse sentido, garantiu: “o trabalho que está a ser feito visa tornar o Município mais preparado e competitivo perante os desafios do futuro em domínios como a digitalização e descarbonização do território, a mobilidade sustentável, inclusiva, segura, justa e respeitadora do ambiente, a adaptação e mitigação dos impactos das alterações climáticas e demografia”.

Semana Europeia da Mobilidade

Uma semana de “Barcelos Bus” gratuito é uma das iniciativas que integradas na Semana Europeia da Mobilidade, organizada pelo Município de Barcelos. A iniciativa integra um vasto conjunto de atividades, cujo objetivo é propor aos cidadãos a diminuição do uso automóvel e incentivá-los a optar por comportamentos mais sustentáveis, como o uso da bicicleta ou do transporte público, proporcionando uma descoberta da cidade, do seu património e dos seus habitantes, num ambiente mais saudável e sustentável.

Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro. Nacionalmente promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente tem este ano como tema central “Melhores Ligações” com o slogan “Combina e Move-te!”. Os cidadãos têm assim a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca ao uso dos modos de transporte.

Barcelos Bus gratuito durante uma semana

No âmbito desta semana dedicada à mobilidade, o Município decidiu que o uso do transporte urbano “Barcelos Bus” será gratuito entre os dias 16 e 22 de setembro, das 7h00 às 20h30. Também faz parte da programação o corte da circulação a veículos de uso individual, quarta-feira, dia 21, na Avenida Liberdade, uma forma de assinalar o Dia Europeu Sem Carro.

Entre as muitas atividades previstas para o período de 16 a 22 de setembro, estará patente, no Largo da Porta Nova, a exposição “Ecovia e Ciclovia Urbana”. Ao longo da semana, os munícipes poderão usufruir de bicicletas (todos dias), de aula de dança (16 de setembro), passeio de bicicleta com partida da Câmara Municipal (17 de setembro), um passeio multimodal Mariz/Perelhal, com viagem de autocarro, passeio pedonal e barco (18 de setembro), e visitas à Escola Móvel de Trânsito “Barcelos em Movimento” (de 19 a 22 de setembro). Destaque, ainda, para a palestra “Bicicletas e Trotinetas – Como Usar”, no dia 20, e que vai decorrer nas escolas secundárias concelhias, com a participação da GNR, PSP e a empresa BOLT, onde serão abordadas as formas corretas de utilização de Bicicletas e Trotinetas na via pública.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas