Atualidade
Barcelos: Autarquia quer “Mobilidade sustentável e acessível aos cidadãos”
Palestra “Mobilidade em Barcelos – o Futuro” abriu Semana Europeia da Mobilidade

“Queremos e iremos fazer de Barcelos um Município que tenha em conta a eficiência energética, a redução de emissões poluentes e de gases com efeito de estufa, uma distribuição modal mais sustentável, apostando no uso do transporte público, porque o futuro é coletivo. Vamos apostar também num sistema de transporte flexível nas áreas de baixa densidade, para conseguirmos que a mobilidade seja sustentável e acessível a todos os cidadãos”. Esta foi a mensagem forte que o vereador do pelouro da Mobilidade e Transportes da Câmara de Barcelos, António Ribeiro, deixou, no encerramento da palestra “Mobilidade em Barcelos – O FUTURO”, que decorreu ontem de manhã, no auditório dos Paços do Concelho.
Por seu lado, também presente na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, Mário Constantino, referiu que “a questão da mobilidade e da descarbonização é central na definição de novas políticas para o setor” e, a esse respeito, assegurou que, muito em breve, vai “anunciar medidas concretas” nessa área da ação municipal.
A palestra, que decorreu ao longo de toda a manhã, no auditório dos Paços do Concelho, apresentou visões de vários especialistas, tendo a participação da Luísa Carvalho, a falar sobre a “Identidade – Marca da Mobilidade de Barcelos”, e de Victor Mogadouro, que abordou o tema “Modos Suaves – Ecovia de Barcelos”. O tema “Ciclovias” foi abordado por Tomás Allen e Álvaro Costa dissertou sobre o “Plano de Circulação”.
Numa síntese sobre o que deseja para o futuro da mobilidade, António Ribeiro disse que o novo paradigma para os centros urbanos “é o do primado do transeunte que caminha a pé ou utiliza meios de transporte com zero impacto carbónico, como a bicicleta ou a trotinete, concedendo também a devida atenção aos transportes públicos coletivos intermodais”. Nesse sentido, e com centros urbanos “cada vez mais saturados de veículos automóveis (…) o modo pedonal e o modo ciclável surgem como alternativa realista ao automóvel para deslocações de curta distância, apresentando uma mais-valia económica, social e ambiental”, disse o autarca.
O responsável pela mobilidade e transportes de Barcelos assegurou, ainda, que o Município quer “rapidamente poder beneficiar de modos suaves, meios de deslocação e transporte de baixa velocidade com reduzido impacto na via pública. Meios que produzem pouco ruído, necessitem de pouco espaço e não emitam gases poluentes para a atmosfera, podendo traduzir-se em andar a pé, ou deslocação com recurso a equipamentos como bicicletas ou até patins, skate, trotinetes e outros meios similares”. Nesse sentido, garantiu: “o trabalho que está a ser feito visa tornar o Município mais preparado e competitivo perante os desafios do futuro em domínios como a digitalização e descarbonização do território, a mobilidade sustentável, inclusiva, segura, justa e respeitadora do ambiente, a adaptação e mitigação dos impactos das alterações climáticas e demografia”.
Semana Europeia da Mobilidade
Uma semana de “Barcelos Bus” gratuito é uma das iniciativas que integradas na Semana Europeia da Mobilidade, organizada pelo Município de Barcelos. A iniciativa integra um vasto conjunto de atividades, cujo objetivo é propor aos cidadãos a diminuição do uso automóvel e incentivá-los a optar por comportamentos mais sustentáveis, como o uso da bicicleta ou do transporte público, proporcionando uma descoberta da cidade, do seu património e dos seus habitantes, num ambiente mais saudável e sustentável.
Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro. Nacionalmente promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente tem este ano como tema central “Melhores Ligações” com o slogan “Combina e Move-te!”. Os cidadãos têm assim a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca ao uso dos modos de transporte.
Barcelos Bus gratuito durante uma semana
No âmbito desta semana dedicada à mobilidade, o Município decidiu que o uso do transporte urbano “Barcelos Bus” será gratuito entre os dias 16 e 22 de setembro, das 7h00 às 20h30. Também faz parte da programação o corte da circulação a veículos de uso individual, quarta-feira, dia 21, na Avenida Liberdade, uma forma de assinalar o Dia Europeu Sem Carro.
Entre as muitas atividades previstas para o período de 16 a 22 de setembro, estará patente, no Largo da Porta Nova, a exposição “Ecovia e Ciclovia Urbana”. Ao longo da semana, os munícipes poderão usufruir de bicicletas (todos dias), de aula de dança (16 de setembro), passeio de bicicleta com partida da Câmara Municipal (17 de setembro), um passeio multimodal Mariz/Perelhal, com viagem de autocarro, passeio pedonal e barco (18 de setembro), e visitas à Escola Móvel de Trânsito “Barcelos em Movimento” (de 19 a 22 de setembro). Destaque, ainda, para a palestra “Bicicletas e Trotinetas – Como Usar”, no dia 20, e que vai decorrer nas escolas secundárias concelhias, com a participação da GNR, PSP e a empresa BOLT, onde serão abordadas as formas corretas de utilização de Bicicletas e Trotinetas na via pública.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares