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KINDERPEDIA apoia professores a liderarem o desenvolvimento dos alunos

Lança nova funcionalidade para o regresso às aulas

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A KINDERPEDIA, a solução completa de gestão e comunicação escolar para escolas e jardins de infância, ajuda escolas e jardins de infância com um novo módulo centrado no desenvolvimento dos alunos.

O novo módulo permite aos professores terem uma visão global e precisa do progresso dos seus alunos. Para os alunos, os benefícios passam por ganhar mais autonomia no progresso da sua aprendizagem, enquanto as famílias podem ter um maior envolvimento e acesso a informação relevante.

“O módulo de desenvolvimento do aluno é a nossa forma de apoiar a mudança que vemos hoje no processo de ensino-aprendizagem, desde o envio do conteúdo ao desenvolvimento de competências. Cada escola pode criar uma estrutura de objetivos de aprendizagem e competências, de acordo com o seu currículo ou utilizar uma na nossa biblioteca”, afirma Filipa Lemos Cristina, Country Manager da KINDERPEDIA em Portugal. “Os professores podem escolher fazer observações diárias para cada aluno, com base no progresso observado, de acordo com o modelo de avaliação escolhido. Essas observações são então resumidas em relatórios de avaliação, partilhados com alunos e pais e usados como ponto de partida para planos de aulas personalizados por aluno ou em grupo”, conclui a responsável da solução em Portugal.

O módulo de desenvolvimento do aluno permite aos professores ter uma visão completa do progresso dos alunos e ajuda-os a criar planos de ação de aprendizagem personalizados para cada aluno ou cada grupo de alunos. As observações em tempo real e os relatórios de progresso da aprendizagem fornecem aos professores uma avaliação precisa do nível de cada aluno a qualquer momento durante o ano letivo. Já os alunos ganham autonomia no progresso da sua aprendizagem e os pais ou outros adultos envolvidos na educação de cada criança têm acesso a relatórios de progresso, aumentando a participação da família na educação e maximizando o potencial de cada aluno.

A acompanhar o início do ano letivo, a KINDERPEDIA criou, além do lançamento deste novo módulo, a campanha “Back To School”, para apoiar as escolas que desejam caminhar no sentido da inovação e da transformação digital. Mais informações sobre esta campanha em: https://www.KINDERPEDIA.co/plano-back-to-school.html .

A KINDERPEDIA é uma solução digital completa para gestão e comunicação escolar, reconhecida internacionalmente pela inovação e impacto social. A plataforma ajuda as instituições educativas a simplificar o seu trabalho administrativo, poupar tempo e promover uma comunicação dinâmica entre alunos, professores e pais. Algumas das suas características mais populares para escolas e centros de acolhimento de crianças são a gestão de turmas, o envolvimento familiar e o acompanhamento do progresso dos alunos. Além disso, a plataforma oferece, para a educação privada, uma gestão financeira avançada e configurável e um módulo de faturação automática das propinas, que se integra com os sistemas de contabilidade mais populares e ferramentas de pagamento eletrónico. Até à data, a KINDERPEDIA é utilizada por instituições de ensino em 17 países, em 4 continentes e continua a crescer.

A plataforma está presente em Portugal desde setembro de 2020 e já é implementada por várias escolas nacionais e internacionais, bem como misericórdias. Uma das maiores e mais dinâmicas redes de educação que usam a KINDERPEDIA em Portugal é a Brave Generation Academy, um conceito inovador de aprendizagem híbrida com vários centros no país e em todo o mundo. A KINDERPEDIA Portugal está também em contacto próximo com várias entidades nacionais para trazer inovação tecnológica às escolas, tendo assinado, em novembro de 2021, uma parceria com a FAPOESTEJO. A Associação Portuguesa HighScope é outro parceiro local que fornece às escolas de KINDERPEDIA formações certificadas em Aprendizagem Ativa.

Foto: DR.

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Congresso nacional de comunicação de ciência de 8 a 10 de maio em Braga

12º SciComPt vai juntar 270 pessoas na Universidade do Minho, no INL e no Centro Ciência Viva

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É o momento do ano para os comunicadores de ciência em Portugal. O 12º Congresso SciComPt vai reunir perto de 270 participantes entre 8 e 10 de maio, em Braga, em particular na Universidade do Minho e, no primeiro dia, também no Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e no Centro Ciência Viva. A inteligência artificial, a ciência acessível e o envolvimento dos cidadãos são alguns temas em foco. O extenso programa inclui 114 comunicações, 21 demonstrações, 12 sessões plenárias e alargadas e quatro oficinas de formação.

A organização cabe à SciComPt – Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia em Portugal, à UMinho – através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Centro de Matemática, do Instituto de Ciências Sociais e da Escola de Ciências –, ao INL e ao Centro de Ciência Viva. “É o ponto de encontro de uma ampla rede de profissionais, académicos e cientistas para debater práticas, experiências e avanços neste domínio”, afirma a professora Elsa Costa e Silva, membro da direção do mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho.

Influência da IA na ciência

Nas sessões plenárias vai abordar-se a união arte-ciência com a académica britânica Emma Weitkamp (dia 8, 15h00, INL), os efeitos da inteligência artificial com a porta-voz do Parque das Ciências da Andaluzia, Lourdes López Pérez (dia 9, 9h00, auditório B1 do campus de Gualtar) e, ainda, a ciência aberta a todos com a diretora do projeto Native Scientists, Joana Moscoso, a vice-coordenadora do Observa da Universidade de Lisboa, Ana Delicado, o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues, e a editora de ciência do “Público”, Teresa Firmino (dia 10, 9h00, auditório B1).

As oficinas são na manhã do dia 8, no Centro Ciência Viva, propondo fazer vídeos criativos com poucos recursos, medir o impacto da divulgação de ciência, sensibilizar para investigação animal e acentuar a ciência cidadã. Já as demonstrações ficam para a tarde do dia 9, no hall do edifício 2 do campus de Gualtar. Cruzam sugestões como banda desenhada, caderneta de cromos, realidade virtual, jogo de bingo, laboratório numa caixa, cinema, horta comunitária, zines, videojogos educativos, podcasts e canais nas redes sociais. O objetivo é disseminar desde os raios cósmicos à microbiologia, do sono às leis, dos oceanos aos dinossauros.

Já as comunicações, a decorrer até oito espaços em paralelo no campus, vão incidir em tópicos vastos, nomeadamente novas audiências, plataformas abertas, ciência nos bares e nas redes sociais, Noite Europeia dos Investigadores, bastidores dos gabinetes de comunicação, erros na divulgação, aprender fora da aula, projetos inclusivos, jovens e alterações climáticas, saúde mental, o trabalho dos museus e os podcasts de ciência em Portugal. O evento prevê, ainda, a assembleia-geral da SciComPt e uma visita ao Bom Jesus, Património Mundial da UNESCO. O portal oficial é scicom.pt/congresso2024.

Imagem: UM.

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Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Centenário de Joly Braga Santos com concertos em Setúbal e Lisboa

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O encanto da música de Joly Braga Santos revelou-se ao público nos anos quarenta. Era, então, aluno de Luís de Freitas Branco e transbordava um talento que lhe garantiria lugar entre os melhores. As suas criações eram espontâneas, mas de elaboração cuidada; eram intensas, mas de apreensão imediata.

Este concerto celebra o seu legado, no preciso mês em que passam 100 anos sobre a data do seu nascimento. Tem início com um concerto para cordas, datado de 1951. Prossegue nos anos sessenta, com a música de um bailado estreado no Teatro Politeama em 1968. Depois, Staccato Brilhante de 1988, um impressionante manifesto de jovialidade em fim de vida. Pelo meio, ressoam ritmos e melodias tradicionais da Chéquia, na música de Antonín Dvořák.

Desta forma, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “No Centenário de Joly Braga Santos”, dirigida pelo maestro Pedro Neves.

Apresentará:

Joly Braga Santos – Concerto para Cordas em Ré 

Joly Braga Santos – Suíte de bailado Encruzilhada

Antonín Dvořák – Suíte Checa

Joly Braga Santos – Staccato Brilhante

Concertos no domingo, dia 26 de maio, 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal (Bilhetes brevemente à venda) e segunda, dia 27 de maio, pelas 21h00, no Teatro Tivoli BBVA, Lisboa (bilhetes à venda aqui).

Imagem: OML.

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Viana do Castelo acolhe II Fórum do Peregrino a 16 e 17 de maio

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Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago promovem II Fórum Peregrino, evento criado com o objetivo de discutir temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do Caminho de Santiago em Portugal, envolvendo as associações de peregrinos, as autarquias, as entidades religiosas, as entidades nacionais que tutelam a Cultura e o Turismo, a sociedade civil, as entidades de segurança pública, os operadores privados e o público em geral.

A organização perspetiva o evento como sendo um momento de franca participação e ampla reflexão estratégica, onde todos os atores do Caminho de Santiago possam dar a sua contribuição.

O evento inclui um primeiro dia de capacitação certificada, a realizar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e um segundo dia de conferência, que terá lugar no Auditório Dr. Francisco Sampaio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

A inscrição é gratuita e deve ser realizada nos seguintes links:

. Dia 16 de maio, na Plataforma Academia Digital, em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=5885 (deve proceder primeiro ao registo na referida plataforma)

. Dia 17 de maio: https://forms.gle/ShvR2vHtNt6RkdYm8

Assim, dia 16 de maio, a Ação de Capacitação Certificada acontece no âmbito da Formação + Próxima e tem como tema “Itinerários Jacobeus – compreender o passado e desafios futuros”. Tem por objetivos compreender as origens do culto Jacobeu; valorizar as origens do sistema viário jacobeu, na definição dos itinerários de peregrinação; entender o significado de hospitalidade e a abrangência do trabalho das associações; avaliar a importância dos hospitaleiros na gestão e promoção dos equipamentos; conhecer as normas de sinalética e as dificuldades operacionais da sua implementação; reconhecer o acesso a oportunidades de financiamento; e enquadrar o Caminho e os desafios de gestão transfronteiriços, tendo a formação como destinatários os profissionais do setor da Informação Turística, Hotelaria, Turismo e Restauração e outros interessados.

Nessa noite, no Museu de Artes Decorativas, às 21h30, será apresentado publicamente o documentário “O Nosso Caminho”, produzido por Completa Mente, Lda. e realizado por Pedro Gil Vasconcelos. Segue-se o lançamento do livro e sessão de autógrafos do “Caminhos que faço meus”, editado por Ego Editora.

A 17 de maio, o Auditório Dr. Francisco Sampaio da ESTG-IPVC acolhe a conferência do II Fórum do Peregrino, que vai incluir uma assinatura de protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, as mesas redondas “Caminho de Santiago, primeira rota cultural europeia”, “Desafios na gestão do Caminho de Santiago”, “Segurança e hospitalidade no Caminho de Santiago”, testemunhos de peregrinos e momentos musicais.

Imagem: CMVC.

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