Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção Feminina falha Europeu 2023

Publicado

on

A Ucrânia venceu, ontem, a Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, e garantiu o apuramento para o Campeonato da Europa 2023.

Embora estejam ainda por disputar duas jornadas da Pool C, Portugal, mesmo vencendo os dois jogos e elevando para três o número de vitórias, conseguiria somar, no máximo, 9 pontos, insuficientes para os atuais 11 e 10 pontos, respetivamente, da Ucrânia e da Hungria.

Não foi certamente por falta de entusiasmo e do incentivo do público – que praticamente encheu o pavilhão e se mostrou sempre incansável no apoio incondicional que dispensou à seleção de todos nós – que as portuguesas não conseguiram dar mais luta. O facto é que defrontaram uma equipa compacta no seu coletivo, onde sobressaem, no entanto, três jogadoras de grande nível e de elevado poder de concretização.

Após a receção ao Chipre (7 de setembro) em Santo Tirso, Portugal terminará a participação na Pool C da Fase de Qualificação para o Europeu 2023 com a visita à Hungria, agendada para o dia 10 de setembro.

Portugal vs. Ucrânia, 0-3 (21-25, 16-25 e 12-25)

Set

A Ucrânia entrou com determinação e cedo se distanciou no marcador (5-2, 7-4). Passado o momento inicial de nervosismo, Portugal igualou (7-7) por intermédio de Maria Reis Lopes e chegou mesmo a passar para a liderança (12-11) com um bloco de Aline Timm/Eliana Durão.

A equipa orientada pelo búlgaro Ivan Petkov voltou à carga, baseando-se na potência ofensiva de três jogadoras, a oposta Olesia Rykhliuk (1,96 metros), a central Svitlana Dorsman e a zona 4 Oleksandra Milenko, mas as portuguesas não se deixaram atemorizar e continuaram a perseguir de perto a sua adversária, alcançando-a por vezes (15-15) o que elevava sempre os picos de entusiasmo do público, incansável no seu apoio.

Contudo, na reta final, Olesia Rykhliuk e as suas companheiras de equipa aceleraram as ações de ataque e distanciaram-se significativamente (21-16).

Um serviço direto de Maria Reis Lopes ainda alimentou a chama da esperança (20-23), mas a Ucrânia acabaria por selar o triunfo por 25-21 com um ataque de segunda linha de Olesia Rykhliuk, que pontuou por 9 vezes neste parcial.

Set

A equipa orientada por Hugo Silva entrou a vencer (2-1), com um bloco de Margarida Maia, mas a Ucrânia manteve a calma e, pouco depois, respondeu com dois serviços de Svitlana Dorsman (7-3).

A canhota Oleksandra Milenko continuava a somar pontos no ataque (9-4), o mesmo acontecendo com Olesia Rykhliuk (11-7). Isso causou alguns momentos de desorientação entre as hostes portuguesas, que viram um serviço da possante oposta ucraniana avolumar a diferença para o dobro dos pontos (16-8).

O resultado não poderia pender para outro lado e Olesia Rykhliuk assinou novo triunfo: 25-16.

Set

As ucranianas entraram em força no terceiro set (4-1), mas um bloco de Gabriela Coelho travou-lhes, momentaneamente, o ímpeto (3-4).

Porém, e quando estava a apenas dois pontos de diferença (5-7), Portugal cometeu alguns erros e viu a diferença aumentar significativamente (5-12).

A Ucrânia não tirou o pé do acelerador e acabou por fixar o resultado num desnivelado 25-12.

Autora de 21 pontos individuais, a oposta ucraniana Olesia Rykhliuk cotou-se como a melhor pontuadora do jogo, enquanto Júlia Kavalenka e Margarida Maia foram as portuguesas mais concretizadoras, respetivamente, com 10 e 9 pontos. Ver estatística AQUI

No final, o Selecionador Nacional Hugo Silva salientou que “o público sempre nos acarinhou, quer na European Silver League, quer nesta fase de qualificação para o Campeonato da Europa, e sempre nos recompensou com o seu entusiasmo e os seus aplausos, dando-nos força. Isso acabou por ser um prémio para toda a dedicação e empenho desta equipa ao longo de quatro meses muito duros, nos quais as jogadoras trabalharam muito e eu acho que esse é um prémio justo para elas: a presença do público e estes aplausos no fim. Agora, a tarefa era muito difícil para nós. Acho que o grande objetivo não é procurar ganhar a estas equipas, mas sim diminuir a distância que há entre nós e elas, quer seja a Ucrânia quer seja a Hungria. Considero que conseguimos diminuir essa distância, que, não obstante ainda continua a ser grande e nós temos de continuar a trabalhar para nos aproximarmos deste nível, pois só o trabalho vai permitir encurtar essa diferença“.

Foto: FPV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas