Connect with us

Atualidade

EuroVolley 2023: Portugal defronta Islândia esta quarta-feira, pelas 21h00

Publicado

on

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, recebe a Islândia, na quarta-feira (21h00/Sport TV), no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, no jogo de estreia na fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2023.

Na Pool D de qualificação do EuroVolley, Portugal vai enfrentar as seleções de Montenegro, Luxemburgo e Islândia.

Alexandre Ferreira, que atua habitualmente na posição de Zona 4 e começará esta fase de qualificação como Oposto, não renega o rótulo de candidato principal ao apuramento mas alerta para o potencial dos adversários.

“É verdade que somos vistos como favoritos neste grupo, pois estamos perante equipas bem abaixo de nós no ranking internacional, mas temos de ter consciência que Montenegro é uma seleção já batida em apuramentos e que tem jogadores com um bom nível. É importante entrarmos a ganhar e assumirmos logo a nossa posição no grupo, até porque vamos diretos para a competição sem qualquer jogo de preparação“, salienta o capitão da Seleção Nacional, adiantando que “uma vitória no jogo de estreia, com a Islândia, aumentaria os níveis de confiança que este grupo precisa para o resto da competição“.

Quanto a objetivos para esta época, na Seleção, Alex salienta que “vou assumir a posição de Oposto desta vez, pensando que poderá ser a melhor maneira de dar o meu contributo neste grupo. Estamos todos focados em colocar Portugal mais uma vez num Europeu!“, enquanto no seu (próximo) clube, o Fenerbahçe HDI Sigorta, da Turquia, quer “ganhar a Taça CEV e o Campeonato Turco“.

Por seu turno, João José, Selecionador Nacional, acredita “na ambição e no valor” da Seleção, mas não minimiza o perigo que os adversários podem representar: “É um grupo em que aparecemos como cabeças-de-série pelo Ranking da CEV e logo a seguir vem Montenegro que, apesar de não ter feito uma fase final brilhante, qualificou-se para a fase final do Campeonato da Europeu 2021 em primeiro lugar do seu grupo e é uma seleção constituída por atletas experimentados e habituados ao nível internacional. Mais abaixo no ranking vem o Luxemburgo, que tem como atleta de referência Kamii Rychlicki, que joga como oposto no Perugia em Itália, e a Islândia. Somos uma Seleção com ambição e valor para conseguir o apuramento e esse é um dos nossos objetivos neste ano de 2022, mas antes há muito que fazer, um caminho que continuamos a percorrer depois da Golden League”.

Em 2021, a Seleção Nacional fez história ao qualificar-se para oitavos de final do Campeonato da Europa (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa), competição que disputou pela segunda vez consecutiva, depois de, dois anos antes, ter estado presente no EuroVolley 2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda).

Os 15 jogadores em estágio:

Filip Cveticanin  – AS Cannes (FRA) – Central

Miguel Sinfrónio – Leixões SC – Central

Phelipe Martins – VC Viana – Central

José Belo – Castêlo da Maia GC – Central

José Neves – AJ Fonte do Bastardo – Distribuidor

Tiago Violas – SL Benfica – Distribuidor

Gil Meireles – Sporting CP – Líbero

Ivo Casas – SL Benfica – Líbero

Bruno Cunha – AJ Fonte Bastardo – Oposto

Alexandre Ferreira – Woori Card (COR) – Zona 4

André Marques – Castêlo da Maia GC – Zona 4

João Oliveira – Vitória SC – Zona 4

Lourenço Martins – Saint-Nazaire VBA  (FRA) – Zona 4

Miguel Cunha – Vitória SC – Zona 4

Rafael Santos – Esmoriz GC – Zona 4.

Foto: FPV.

Atualidade

Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano

Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Publicado

on

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”.  A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.

Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense. 

Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.

O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.

No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.

Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”

Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.

Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.

Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).

Evento decorre ao longo de todo o ano

Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.

De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.

Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.

O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

Publicado

on

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.

Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.

As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas