Connect with us

Atualidade

PSP: Primeira operação de destruição de armas de 2022

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) concretizou, ontem, a sua primeira operação de 2022, tendo destruído 11 855 armas, maioritariamente de fogo.

Desde o início desta iniciativa da PSP, no ano de 2013, a PSP já promoveu a destruição de quase 270 mil armas (268.631):

A manutenção consistente da quantidade de armas destruídas na ordem das dezenas de milhares (numa média anual de mais de 34 000 armas no último quadriénio) decorre do esforço acrescido de prestação de informação pela PSP às populações, numa lógica de proximidade, que se tem refletido no substancial aumento das entregas voluntárias.

As armas destruídas foram voluntariamente entregues à PSP pelos proprietários ou apreendidas pela PSP e outras autoridades no âmbito de processos-crime, processos de contraordenação ou administrativos e, posteriormente, declaradas perdidas a favor do Estado.

Confirmada a inutilidade das armas para a atividade operacional, formativa, cultural, museológica ou outra das forças de segurança, assim como o não envolvimento em situações sob investigação criminal, o Diretor Nacional da PSP determinou a sua adequada e preventiva destruição.

Aliado ao processo de entrega e destruição de armas, entre 2019 e 2022 a PSP recebeu e promoveu também a destruição de mais de 31 toneladas de munições e cartuchos (31.587 Kg), dos quais quase 2,5 toneladas já durante o presente ano:

Esta iniciativa enquadra-se na comemoração do Dia Internacional da Destruição de Armas, assinalado no passado dia 9 de julho, associando-se a PSP, uma vez mais, a este evento mundial.

Neste dia, agências das Nações Unidas levam a cabo ações semelhantes de destruição de armas, sob o lema “CADA ARMA DESTRUIDA NÃO PODE MAIS SER USADA PARA MATAR, FERIR OU INTIMIDAR”, destacando ainda a forte ligação com os programas desenvolvidos pela ONU relacionados com o controlo do tráfico ilícito de armas de fogo e da violência, com os crimes praticados por jovens com recurso a armas de fogo, e ainda a promoção do Estado de Direito com o incentivo a programas de entrega voluntária de armas. Pretende-se assim chamar a atenção do Mundo, dos media e dos cidadãos em geral para a necessidade do controlo de armas pelas autoridades públicas, competência que em Portugal se encontra atribuída em exclusivo à PSP desde 1946.

Os cidadãos que pretendam aceder a informação adicional sobre a propriedade de armas e ou esclarecer dúvidas, poderão consultar o portal da PSP (https://seronline.psp.pt/) ou apresentar a situação ao Departamento de Armas e Explosivos da PSP (depaex@psp.pt) ou junto dos Núcleos de Armas e Explosivos da PSP (localização e contactos em https://www.psp.pt/Pages/onde-estamos.aspx).

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas