Connect with us

Atualidade

Anadia: Município presta homenagem a Laurentino Dias e Artur Lopes

Publicado

on

O Município de Anadia prestou homenagem a Artur Lopes, ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e a Laurentino Dias, ex-Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, numa cerimónia que decorreu no passado dia 6 de julho, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. A homenagem teve como intuito reconhecer a colaboração e o encorajamento que deram ao Município de Anadia para que fosse possível implementar, em Anadia, o Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, com instalações ímpares em Portugal.

O evento contou com a presença do atual Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, bem como dos responsáveis máximos das entidades regionais, nacionais e internacionais ligadas ao mundo do Ciclismo.

Recorde-se que o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia – Velódromo Nacional foi inaugurado em 2009, sendo uma das maiores obras de âmbito desportivo existentes em Portugal, que resulta de um investimento de aproximadamente 12 milhões de euros. Em 2019, o CAR foi reforçado com uma pista de BMX e o Centro de Controlo e Avaliação de Treinos, em Sangalhos, e uma pista de XCO, localizada em Tamengos. Estas valências representam um investimento aproximado de 1,5 milhões de euros. De sublinhar ainda que, em 2019, foi atribuído pela UCI (União Ciclista Internacional) ao Centro de Alto Rendimento de Anadia o estatuto de Centro Satélite Continental do Centro Mundial de Ciclismo.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que “só foi possível alcançar este patamar graças à valiosa e incansável colaboração e dedicação do então Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, e do então Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, hoje aqui homenageados”. “É justo reconhecer publicamente o apoio e o encorajamento que deram à Câmara Municipal de Anadia na implementação desta obra, que permitiu afirmar o concelho de Anadia, principalmente no plano desportivo, a nível nacional e internacional”, adiantou ainda a edil anadiense.

Maria Teresa Cardoso aludiu ao facto de “o Desporto ser uma das grandes apostas do atual executivo municipal”, daí o apoio dado à realização dos campeonatos europeus de ciclismo, nas vertentes de BTT, estrada e pista que se encontram a decorrer neste momento no concelho. “Este investimento tem em conta os benefícios do desporto e da competição, e o facto de esta passagem por Anadia poder ser um incentivo capaz de gerar novos adeptos e novos atletas”, afirmou, acrescentando ainda que “estes campeonatos desempenham um papel importantíssimo na promoção do ciclismo, uma modalidade desportiva de alta competição também aconselhada a ciclistas amadores de todas as idades, com muitos benefícios para a saúde e para o ambiente”.

Ainda relativamente às competições internacionais de ciclismo que estão a decorrer, a autarca frisou que “Anadia, uma vez mais, entra na história do ciclismo por excelentes motivos. É a primeira vez que um concelho da Europa recebe, durante três semanas consecutivas, os campeonatos da Europa de sub-23 e sub-19, de BTT, estrada e pista”.

Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Maria Teresa Cardoso tentou sensibilizar o membro do Governo para a necessidade de mais apoios, nomeadamente, financeiros para o Centro de Alto Rendimento, tendo em conta a resposta que esta infraestrutura dá ao desporto de alta competição. De realçar que os encargos com a gestão das instalações e equipamentos têm sido assumidos, praticamente, na íntegra pelo Município de Anadia. 

João Paulo Correia elogiou a iniciativa do Município pela homenagem prestada, registando, ainda, com agrado a construção das infraestruturas desportivas. Relativamente à reivindicação de mais apoios, por parte da autarca anadiense, anunciou que o Governo está a estudar uma fórmula de colaboração mais relevante para os centros de alto rendimento existentes em Portugal.

Foto: FPC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas