Connect with us

Atualidade

Boa notícia para a região do algarve: DIA favorável a obras de alargamento da bacia de manobras no porto de Portimão, no Rio Arade

Publicado

on

“Saúda-se, pela positiva, a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada aprovando o avanço desta obra estratégica para a Região do Algarve, resultado de 18 meses de trabalho de concertação e articulação entre a APSA – Administração dos Portos de Sines e Algarve, SA (com especial empenho da respetiva Administração e seus consultores), dos Municípios de Portimão e de Lagoa (através dos respetivas Presidências de Câmara e da Assembleia Municipal, bem como com compromisso escrito da presidência da Junta de Freguesia de Ferragudo), da Agência Portuguesa de Ambiente (APA) e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Direção-Geral de Património Cultural (DGPC), do Ministério das Infraestruturas e Habitação – em especial através do Secretário de Estado, Dr. Hugo Mendes – e da CCDR da Região do Algarve, entre outras entidades”, começa por elaborar CCDR Algarve.

Importa sublinhar que o projeto, agora aprovado, iniciou o seu caminho de procedimento há cerca de 6 anos e que , quando concretizado, permitirá receber na embocadura do Rio Arade navios até aos 272 metros de comprimento – atualmente recebe navios até 210 metros -, passando a profundidade da dragagem dos 8 metros para os 10 metros, a bacia de rotação dos 355 mts para os 500 mts, e duplicando a capacidade de receção de passageiros e turistas de navios de cruzeiro na Região.

“Ou seja, estão, doravante, criadas as decisões ambientais e de justificação do projeto para fazer do Porto de Portimão, no Rio Arade, um dos portos de referência do turismo de cruzeiros. Esta é uma boa notícia para o Turismo, para o uso sustentável do Oceano e para a Economia do Mar na Região do Algarve”, salienta a CCDR Algarve.

A DIA integrou os diversos contributos de preservação e salvaguarda da biodiversidade e, em especial, do património arqueológico subaquático, assim como os impactos na rotação dos navios no estuário,  desde logo na margem do Município de Lagoa. Igualmente de destacar a obrigatoriedade de utilização das areias a dragar no reforço e recarga das praias da região, nos Municípios de Lagoa, Portimão e Lagos.

A CCDR da Região do Algarve, no desempenho da sua missão de implementação de uma estratégia de desenvolvimento regional no quadro da política de desenvolvimento económico e social do País, tem, agora, três tarefas e ambições entre mãos:

– Defender, junto do Governo da República, a alocação do necessário financiamento que, até à segunda metade de 2024, permita realizar os trabalhos prévios de pesquisa dos achados arqueológicos subaquáticos, sua classificação, tratamento e exposição, através de programa funcional e de protocolo a estabelecer entre a APSA, os Municípios de Portimão e de Lagoa, a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCA) e a DGPC, a APA, o ICNF e a CCDR Algarve;

– Defender, junto do Governo da República e da Comissão Europeia, o financiamento da descarbonização do Porto Urbano de Portimão, de modo as embarcações quando paradas possam utilizar fontes de energia renovável, sem terem os motores ligados a combustíveis fósseis (até final de 2024), bem como da requalificação ambiental do Porto e sua interligação com a Cidade e a Região;  

– Dinamização e reforço das ligações marítimas de navios de cruzeiros e de passageiros entre Portugal e a Andaluzia (ligações Cadiz-Sevilha-Portimão-Lisboa) e na Bacia de acesso ao Mediterrânio.

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas