Connect with us

Atualidade

Cascais: Novo detido por crime de violência doméstica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, noa dia 30 de junho, pelas 19h20, em Cascais, na sequência duma investigação relacionada com a suspeita da prática de um crime de violência doméstica, na posse de Mandado de Detenção emitido pela Autoridade Judiciária, intercetou e deteve um homem, de 61 anos de idade, por ser suspeito da prática de um crime de violência doméstica.

O suspeito, agora detido, e a vítima iniciaram uma relação de namoro no ano de 2012, passando a coabitar a partir de 2014.

Cerca de um ano após o início da coabitação, o agora detido começou a consumir bebidas alcoólicas diariamente e em excesso, iniciando discussões verbais com a ofendida, ofendendo-a verbalmente, chegando mesmo a agredi-la fisicamente e, mais recentemente, a ameaçá-la de morte.

Acresce que o agressor nunca aceitou o fim do relacionamento amoroso, tem depressão e não aceita ajuda médica, ao passo que a vítima vive atemorizada, com medo que o agressor concretize as suas ameaças de morte.

O detido recolheu à sala de detenção desta Polícia, até ser presente no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de 1º interrogatório judicial, sendo-lhe aplicada à medida de afastamento com proibição de contactos e vigilância eletrónica.

Foto: DR.

Atualidade

Concurso “Pequenos Grandes Poetas” congrega alunos de Barcelos em volta da poesia

Alunos de todo o concelho levam poesia ao Auditório da Biblioteca Municipal

Publicado

on

O Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, promove, no próximo dia 24 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a 11ª edição do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

A iniciativa, que conta com a participação de todos os estabelecimentos concelhios nos diferentes graus de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário, representados por 78 alunos, inclui a modalidade de poemas inéditos declamados pelos autores e a modalidade de declamadores.

O concurso inicia às 18h00 com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e, às 21h30, é a vez do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

Este evento tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto Vivo e AICCOPN celebram contrato que colocará mais 11 habitações no mercado de arrendamento acessível

Publicado

on

Sete habitações de tipologia T0 e quatro T1, inseridas num prédio da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido. A aposta representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto.

O contrato foi assinado nas instalações da Porto Vivo, SRU, por Pedro Baganha, Vereador da Habitação e Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, estando a AICCOPN representada pelo seu Presidente, Manuel Reis Campos, que manifestou satisfação com o facto de poder integrar o Porto com Sentido.

“Poder contribuir para a promoção da oferta de arrendamento acessível no Porto é algo que muito orgulha esta associação, o que também se insere na prossecução das suas finalidades, enquanto entidade centenária nascida e sediada na nossa cidade do Porto”, referiu Manuel Reis Campos.

Para Pedro Baganha, “esta é uma aposta que faz sentido, verdadeiramente com sentido, como anuncia e cumpre o programa municipal na sua nomenclatura, e que, está a sedimentar-se enquanto resposta habitacional na cidade, conforme todos os dados indicam”.

Cerca de uma semana depois de atingir o número redondo de 300 fogos colocados no mercado de arrendamento acessível, dos quais 188 são por via do Porto com Sentido, a empresa municipal responsável por gerir esta vertente do mercado habitacional, prossegue o esforço no sentido de proporcionar respostas aos cidadãos que estejam à procura de casa na cidade.

A aposta do Município do Porto no alargamento do mercado de rendas acessíveis é parte fundamental de uma estratégia que pretende fomentar soluções habitacionais para os cidadãos.

Foto: AICCOPN.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas