Connect with us

Atualidade

Novo Aeroporto de Lisboa: “Os Verdes” acusam o Governo de “total desnorte”

Publicado

on

Em comunicado enviado às redações, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) acusa o Governo de “total desnorte” em relação ao projeto do novo aeroporto de Lisboa.

Segue, na íntegra, o referido comunicado:

«Novo aeroporto

A clarividência do total desnorte do governo

Quer a decisão anunciada pelo Ministro Pedro Nuno Santos sobre o novo aeroporto, quer a ordenação, por parte do Primeiro-Ministro, da revogação do despacho que contém a decisão, demonstram o total desnorte do Governo em relação a esta estrutura aeroportuária e ao seu processo.

Desde os tempos da afirmação perentória de que um aeroporto na margem sul “jamais!”, por parte do então Ministro Mário Lino;

passando pela teimosia do Governo de António Costa de construção do aeroporto no Montijo, sempre com a afirmação de que era a melhor solução, mesmo contra todas as evidências;

até à decisão agora anunciada de construção do aeroporto em Alcochete com a prévia construção de uma pista no Montijo;

culminando na ordenação da revogação, no imediato, dessa decisão, pelo Primeiro-Ministro, por forma a negociar com o PSD, fica patente a total falta de credibilidade da solução apresentada pelo Governo e a inquinação completa de todo o processo.

Por um lado, registe-se que a decisão que o Ministro Pedro Nuno Santos anunciou não está baseada em qualquer Avaliação Ambiental Estratégica, tendo em conta que o Governo determinou não adjudicar ao consórcio vencedor do concurso público a realização da Avaliação Ambiental Estratégica.

Numa altura em que os tribunais se preparam para declarar a nulidade da Declaração de Impacte Ambiental para a localização Montijo e depois da contestação generalizada, na qual ‘Os Verdes’ se envolveram fortemente, o Governo teima em ‘castigar’ o riquíssimo património ambiental, os recursos naturais e a toda a biodiversidade que envolve a Base Aérea do Montijo, apenas com o propósito de fazer a vontade à Vinci.

Registe-se que os impactos ambientais serão irreversíveis, e, por isso, não se pode andar a «brincar» aos aeroportos, como se de soluções transitórias se tratassem.

Mais, o Governo, desrespeitando uma Lei da AR que obriga o Governo a promover uma AAE, prepara-se, agora, para ‘encomendar’ à Assembleia da República uma alteração ao Decreto-Lei com o propósito exclusivo de ‘passar por cima’ dos pareceres dos Municípios envolvidos, numa atitude pouco digna de Governantes e num desrespeito sem precedentes na autonomia do Poder Local.

Por outro lado, o Primeiro-Ministro quer a revogação da decisão constante do despacho do Ministro das Infraestruturas, não para a realização da Avaliação Ambiental necessária para a tomada das melhores escolhas, mas para negociar com o PSD os interesses em causa!

O Partido Ecologista Os Verdes lutou muito para que se realizasse uma Avaliação Ambiental Estratégica, que estudasse diversas soluções possíveis de localização de um novo aeroporto, para que objetivamente se escolhesse a solução mais sustentável, com impactos ambientais menos gravosos.

O Governo, infelizmente, volta a cometer o erro de decidir localizações sem antes as sujeitar a um estudo sério, descredibilizando, desta forma, qualquer estudo ou avaliação que venha a ser feita posteriormente, porque fica claro que só servirão para justificar uma decisão já tomada, ao invés de ajudarem a tomar a decisão política.

Assim, o Governo PS descredibiliza totalmente importantes instrumentos de política ambiental, fundamentais para a garantia da sustentabilidade do desenvolvimento, como sejam as Avaliações de Impacte Ambiental e as Avaliações Ambientais Estratégicas.

O PEV lamenta o anúncio feito pelo Governo relativamente à decisão anunciada para um novo aeroporto, assim como a intenção de António Costa de revogar essa decisão, não para garantir os estudos e a avaliação devidos, mas sim para tomar decisões com base em negociações com o PSD. Tudo isto, demonstra o total desnorte do Governo.

Os Verdes continuam a reivindicar uma verdadeira e séria Avaliação Ambiental Estratégica que determine a melhor localização para um novo aeroporto».

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Exposições de Figurado na Torre Medieval e no Posto de Turismo

Publicado

on

A Torre Medieval e o Posto de Turismo de Barcelos recebem, de 24 de maio a 14 de julho, duas exposições de artesanato: na Torre Medieval vai estar patente “Um Figurado com Tradição por António Ramalho”; e, no Posto de Turismo, a mostra “Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração”.

“Um Figurado com Tradição por António Ramalho”, na Torre Medieval

António Ramalho, nascido em Barcelos em 1969, é filho de Júlia Ramalho e bisneto de Rosa Ramalho, tendo começado ainda na infância a brincar com o barro. A herança da bisavó e da mãe são marcas das suas figuras, pelo recurso a elementos e motivos que elas já utilizavam. Por outro lado, há uma vontade consciente de se afastar dessa herança, procurando desenvolver uma linha singular. É em 2004 que António Ramalho começa a dedicar-se em exclusivo à produção de Figurado, entre a ajuda na produção das peças da mãe e na conceção e execução das suas próprias peças. Vidrados em tons de verde e o recurso ao universo fantástico, povoado por criaturas bizarras, são algumas das características do seu trabalho.

Nesta exposição, António Ramalho apresenta uma produção artesanal sustentada na tradição, ostentando o certificado de “Figurado de Barcelos”, o que confere à sua obra garantia de qualidade e autenticidade.

“Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração”, no Posto de Turismo

No Posto de Turismo, o artesão Porfírio Mendes pretende dar a conhecer os seus trabalhos através da exposição “Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração”. Esta é a sua primeira exposição individual e, tal como o nome indica, mostra figuras que transmitem o carinho e afeição com que este artesão coloca nas suas peças. São figuras artísticas cheias de cor e movimento, que revelam a vida e as suas circunstâncias, elaboradas sob o olhar de Porfírio Mendes. O artesão utiliza a cortiça como material base, usando rolhas, lixa, cola e tintas no seu processo de fabrico.

As exposições “Um Figurado com Tradição por António Ramalho” e “Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração” estão patentes até 14 de julho, na Torre Medieval e no Posto de Turismo. No Posto de Turismo, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 16h. Na Torre Medieval, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Ponta Delgada: Prisão preventiva para suspeito de sete assaltos

Publicado

on

O Comando Regional dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Ponta Delgada, deteve um homem, com 28 anos, fortemente indiciado da prática de 7 assaltos cometidos no interior de residências e veículos em diferentes zonas do concelho de Ponta Delgada.

Na sequência de vários episódios relacionados com assaltos ocorridos, em plena madrugada, no interior de habitações e veículos nas freguesias do Livramento, Fajã de Baixo e Ponta Delgada, foram desenvolvidas diversas diligências de investigação, por parte da brigada de serviço permanente da PSP que, permitiram recolher vários indícios que, apontavam para um individuo referenciado pelas autoridades quanto à prática deste tipo de criminalidade.

De acordo com as provas recolhidas pelos investigadores da PSP foi possível perceber que o arguido terá sido responsável pela prática de quatro crimes de furto qualificado, dois crimes de furto qualificado na forma tentada e ainda um crime de furto simples, no âmbito dos quais o suspeito, pelo menos em duas ocasiões, procedeu ao escalamento dos muros das residências para se apoderar de vários objetos com valor que se encontravam no interior das mesmas.

Na sequência da intensa conduta criminosa levada a cabo pelo arguido foram ainda recolhidas várias provas pelos investigadores da PSP que o indiciam não apenas na prática de um crime de furto cometido sobre um veículo estacionado, na freguesia da Fajã de Baixo, mas também quanto a um assalto numa residência pertencente a pessoas com quem o arguido era muito próximo, tendo-lhe sido apreendidos vários objetos que o implicam claramente no crime em investigação.

Perante o avolumar de crimes cometidos pelo suspeito no espaço de apenas dois meses e, face ao aumento da violência utilizada, pelo mesmo, para consumar os assaltos veio a ser detido, fora de flagrante delito, a título urgente, por ordem de autoridade policial.

Após ter sido interrogado por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Ponta Delgada, o arguido, já com antecedentes criminais relacionados com o crime sob investigação, aguardará as ulteriores fases do processo sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores sublinha a rápida e eficaz intervenção operada pela investigação criminal da PSP em virtude de ter cessado a insegurança que o arguido vinha a causar em várias freguesias do concelho de Ponta Delgada, garantido, assim, a proteção da comunidade residente e de turistas que frequentam a capital da Região Autónoma dos Açores.

Imagem: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Operação “Maresia” resulta em 6 detidos e 104 doses de droga apreendida

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, anteontem, das 20h00 às 23h00, em Aveiro, levou a cabo a Operação “Maresia”, sendo o culminar de um processo sobre tráfico de estupefacientes, que se encontrava a decorrer na Esquadra de Investigação Criminal de Aveiro, há já alguns meses.

No decorrer da Operação, foi dado cumprimento a 5 Mandados de Detenção e a 7 Mandados de Busca Domiciliária, tendo sido detidos 6 indivíduos, de idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, tendo um deles sido intercetado em flagrante delito.

A Operação resultou na apreensão de cerca de 104 doses de estupefaciente (haxixe, heroína e cocaína), 170 Euros, 1 soqueira, 1 viatura e 7 telemóveis.

Os detidos irão ser presentes ao Juiz de Instrução Criminal do DIAP de Aveiro, oportunamente, para 1º interrogatório judicial e conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas