Connect with us

Atualidade

“SOS Natureza”: “Os Verdes colocam uma Bandeira Negra na Mata dos Medos e Fonte da Telha

Ação decorreu no último sábado, 25 de junho

Publicado

on

“Em dezembro último, a Mata Nacional dos Medos sofreu um injustificável atentado, perpetrado pela própria tutela”, começa por asseverar o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

“O corte de centenas, se não milhares, de pinheiros mansos, alguns deles, centenários, deixaram vastas clareiras abertas, a que se soma um rasto de destruição e pisoteio de uma área considerável da reserva botânica, já por si sensível, ao mesmo tempo foi aberto caminho para a implantação de uma extensa rede de passadiços (cerca de 6km), criando novas áreas de passagem na reserva e promovendo uma maior afluência de presença humana no coração da Mata dos Medos”, alerta o partido.

“Em junho de 2020 a Câmara Municipal de Almada procedeu à asfaltagem de uma estrada em plena duna primária na Fonte da Telha, contrariando todas as indicações para o ordenamento da orla costeira, mas mais uma vez com a conivência da tutela”, denuncia.

De acordo com o PEV, “estas, e outras ações, têm contribuído para aumentar a pressão sobre a Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, sujeitando-a a um, cada vez maior, risco e colocando em causa, cada vez mais, a sua própria essência”.

“Cientes desta realidade e no seguimento de um já vasto trabalho feito pelo PEV nesta área protegida”, Os Verdes decidiram incluir a Fonte da Telha e a Mata dos Medos no roteiro da campanha “SOS Natureza”, colocando uma bandeira negra “como símbolo da preocupação que suscita a forma como a gestão das áreas protegidas e da conservação da Natureza estão a ser levadas a cabo no nosso país”, afirma.

Ativistas do PEV, de movimentos e associações, eleitos locais juntaram-se no passado sábado, 25 de junho, para dar corpo a esta ação.

Foi colocada uma bandeira negra no início da iniciativa, tendo as diferentes organizações oportunidade de expressar o seu empenho na defesa dos valores naturais e desta área protegida em concreto. Seguiu-se uma caminhada, onde se testemunharam as diferentes vertentes e preocupações expressas na própria génese da iniciativa.

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de assinar um postal dirigido ao Primeiro-Ministro e outro ao Secretário Geral das Nações Unidas, exigindo e pedindo maior preocupação e ação em torno da Conservação da Natureza.

A Campanha “SOS Natureza” irá prosseguir por diversos pontos do país até final do ano, altura em que o Partido Ecologista “Os Verdes” completa 40 anos de existência.

Foto: PEV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas