Connect with us

Atualidade

Vila Franca de Xira: Colete Encarnado está de regresso

Homenagem ao Campino e Passagem de Toiros pela Ponte Marechal Carmona são dois dos destaques do 90º Aniversário do Colete Encarnado

Publicado

on

No primeiro fim de semana de julho, o Colete Encarnado volta a Vila Franca de Xira, após interregno devido à pandemia, para celebrar o seu 90º aniversário. É o regresso da Maior Festa do Ribatejo, que, nesta edição, apresenta um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.

Passados 90 dias com centenas de atividades, num programa cultural abrangente destinado a toda a família, chega a homenagem mais emblemática à cultura da Festa Brava e à força viva e referência da Lezíria, o Campino.

A cidade de Vila Franca de Xira viverá um espírito único de 90 horas intensas de festa, em que um dos maiores destaques é o reviver da história com a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, para a espera de toiros de domingo, de manhã. Esperam-se milhares de pessoas nas ruas, nas tertúlias e nos vários Espetáculos taurinos: as Esperas e Largadas de toiros; a Corrida de Campinos; a Garraiada e a Corrida de Toiros na Praça Palha Blanco.

A maior Festa do Ribatejo não vive sem música e por isso, com palcos por toda a cidade, perspetivam-se grandes concertos com destaque para os Expensive Soul; Quim Barreiros; DJ Goulart; Paulo Brissos e MT 80, na sexta-feira. António Zambujo; Lucky Duckies; DJ’s Rich &Mendes (RFM); Oitentamente e Tributo a Xutos & Pontapés no sábado, dia 2 de julho. Por fim, Carminho e os fadistas de Vila Franca de Xira encerram as atuações do Colete Encarnado, no dia 3 de julho.

O início do Colete Encarnado assinala-se com o buzinão do barco varino, no dia 30 de junho às 6h00, em frente ao Jardim Constantino Palha. Esta inédita quinta-feira de Colete Encarnado inaugurará a exposição “90 Anos de Emoção” no Celeiro da Patriarcal às 18h00, e tem também como novidade o palco Sevilhanas.Com com o conceito street food na Av. Combatentes da Grande Guerra.

Sexta-feira, destaca-se o desfile de Tertúlias e Coletividades que rumam à Igreja Matriz para a tradicional Missa Rociera, este ano com o Coro Rociero Voces del Sur, seguida de atuação dos fadistas de Vila Franca de Xira na escadaria da Igreja.

No Sábado, a Homenagem ao Campino e a entrega do Pampilho de Honra, às 16h00, no Largo da Câmara Municipal, e o tradicional Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas são alguns dos momentos mais aguardados. Com a noite da Sardinha Assada, as Tertúlias de portas abertas e animação musical por toda a cidade regressa o convívio e amizade entre todos os vila-franquenses e visitantes.

No dia 3 de julho, além da tradicional Corrida de Toiros e do fogo de artificio de encerramento, decorre às 10h00 o já referido destaque desta 90ª edição do Colete Encarnado: a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, num momento que terá transmissão em direto no palco da Av. Pedro Victor nas redes sociais da Câmara Municipal. Por questões de segurança, não será possível assistir no tabuleiro da Ponte.

Imagem: CMVFX.

Programa Oficial do 90º Colete Encarnado em https://90anoscoleteencarnado.cm-vfxira.pt/cmvfxira-eventos/uploads/writer_file/document/294/portal_desdobravel_ce_22.pdf.

Foto e imagem: CMVFX.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Botas de Homem

    Julho 20, 2022 at 2:18 pm

    Excelente programa de festa campina, artistas extraordinários.
    A tradição ribatejana mantem-se actualmente.
    Parabéns!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas