Connect with us

Atualidade

Sintra continua a acolher o melhor do cinema com o LEFFEST

Filmes exibidos no Centro Cultural Olga Cadaval

Publicado

on

O Centro Cultural Olga Cadaval exibe, no dia 15 de novembro, os filmes “Onoda, 10 000 Nuits Dans La Jungle”, “Happy Hour”, “Vengo” e “Benedetta” da programação do 15º LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

Inserido na Seleção Oficial – Em Competição do Festival, “Onoda, 10 000 Nuits Dans La Jungle”, de Arthur Harari, será exibido pelas 11h00. Realizado em 2021, este épico de guerra inspira-se na história real de Hiroo Onoda (1922-2014), um oficial japonês da inteligência do Exército Imperial japonês. Hiroo Onoda combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra tinha terminado.

Durante a tarde, pelas 15h00, é apresentado o filme “Happy Hour”, inserido nas Homenagens e Retrospetivas realizadas ao cineasta Ryûsuke Hamaguchi. Akari, Sakurako, Fumi e Jun, quatro amigas de longa data, acreditam poder confiar umas nas outras. Quando Jun se divorcia e desaparece inexplicavelmente, as restantes – que até aí se julgavam felizes nos seus casamentos – começam a questionar as suas próprias vidas.

Às 18h00, será exibido o filme “Vengo”, produzido em 2000 e inserido nas Homenagens e Retrospetivas do realizador, Tony Gatilf. Caco, o líder de uma poderosa família, sente-se emocionalmente debilitado devido à morte da filha, depositando no sobrinho Diego, deficiente mental, todo o seu amor e proteção. Por sua vez, o pai de Diego, irmão de Caco, encontra-se numa situação de clandestinidade, depois de ter assassinado um homem da família Caravaca. Este acontecimento irá pôr em causa a vida de Diego, levando Caco a ter de optar entre manter o seu orgulho ou pôr termo a um ciclo de morte e vingança.

Pelas 21h00, será transmitido o filme “Benedetta”, de Paul Verhoeven. Realizado em 2021, este filme insere-se na Seleção Oficial – Fora de Competição desta 15ª edição do festival. Adaptação do livro “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, da historiadora americana Judith C. Brown, “Benedetta” é uma reconstrução da história da abadessa italiana do século XVII, Benedetta Carlini, uma freira que alegou ter tido uma visão de Cristo, tomando Jesus como “noivo” e entrando num transe “metafísico” de amor. Paul Verhoeven filma esta história de amor “espiritual” (que emula de certo modo o “êxtase místico” de Santa Teresa d’Ávila) de uma forma bastante carnal, explorando sem rodeios o elemento sexual e erótico (mas também revelando um “interesse académico”, de acordo com o cineasta, pela vida religiosa renascentista) de um caso real de homossexualidade feminina num contexto de alta hierarquia monástica descrito no livro com bastante pormenor (o que obrigou a uma rigorosa pesquisa, na medida em que na época a que se refere este tipo de registos era muito escasso).

O melhor da sétima arte está de regresso a Sintra com o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film, até 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas