Connect with us

Atualidade

Sintra continua a acolher o melhor do cinema com o LEFFEST

Filmes exibidos no Centro Cultural Olga Cadaval

Publicado

on

O Centro Cultural Olga Cadaval exibe, no dia 15 de novembro, os filmes “Onoda, 10 000 Nuits Dans La Jungle”, “Happy Hour”, “Vengo” e “Benedetta” da programação do 15º LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

Inserido na Seleção Oficial – Em Competição do Festival, “Onoda, 10 000 Nuits Dans La Jungle”, de Arthur Harari, será exibido pelas 11h00. Realizado em 2021, este épico de guerra inspira-se na história real de Hiroo Onoda (1922-2014), um oficial japonês da inteligência do Exército Imperial japonês. Hiroo Onoda combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra tinha terminado.

Durante a tarde, pelas 15h00, é apresentado o filme “Happy Hour”, inserido nas Homenagens e Retrospetivas realizadas ao cineasta Ryûsuke Hamaguchi. Akari, Sakurako, Fumi e Jun, quatro amigas de longa data, acreditam poder confiar umas nas outras. Quando Jun se divorcia e desaparece inexplicavelmente, as restantes – que até aí se julgavam felizes nos seus casamentos – começam a questionar as suas próprias vidas.

Às 18h00, será exibido o filme “Vengo”, produzido em 2000 e inserido nas Homenagens e Retrospetivas do realizador, Tony Gatilf. Caco, o líder de uma poderosa família, sente-se emocionalmente debilitado devido à morte da filha, depositando no sobrinho Diego, deficiente mental, todo o seu amor e proteção. Por sua vez, o pai de Diego, irmão de Caco, encontra-se numa situação de clandestinidade, depois de ter assassinado um homem da família Caravaca. Este acontecimento irá pôr em causa a vida de Diego, levando Caco a ter de optar entre manter o seu orgulho ou pôr termo a um ciclo de morte e vingança.

Pelas 21h00, será transmitido o filme “Benedetta”, de Paul Verhoeven. Realizado em 2021, este filme insere-se na Seleção Oficial – Fora de Competição desta 15ª edição do festival. Adaptação do livro “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, da historiadora americana Judith C. Brown, “Benedetta” é uma reconstrução da história da abadessa italiana do século XVII, Benedetta Carlini, uma freira que alegou ter tido uma visão de Cristo, tomando Jesus como “noivo” e entrando num transe “metafísico” de amor. Paul Verhoeven filma esta história de amor “espiritual” (que emula de certo modo o “êxtase místico” de Santa Teresa d’Ávila) de uma forma bastante carnal, explorando sem rodeios o elemento sexual e erótico (mas também revelando um “interesse académico”, de acordo com o cineasta, pela vida religiosa renascentista) de um caso real de homossexualidade feminina num contexto de alta hierarquia monástica descrito no livro com bastante pormenor (o que obrigou a uma rigorosa pesquisa, na medida em que na época a que se refere este tipo de registos era muito escasso).

O melhor da sétima arte está de regresso a Sintra com o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film, até 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas