Connect with us

Atualidade

DSTGROUP demonstra viabilidade de novas tecnologias desenvolvidas para a sustentabilidade

No âmbito da apresentação de resultados do projeto mobilizador BATERIAS 2030, que está na génese e dinamização do primeiro cluster industrial na área de baterias em Portugal

Publicado

on

A DSTSOLAR, empresa do DSTGROUP, apresenta, na próxima terça-feira, dia 7 de junho, no INL, em Braga, os resultados do projeto mobilizador BATERIAS 2030, onde vai demonstrar a viabilidade das novas tecnologias desenvolvidas e, em simultâneo, apresenta o Living Lab, que vai dar continuidade a projetos para o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, alinhado com as iniciativas do governo português para a neutralidade carbónica 2050. 

A apresentação pública dos resultados do projeto mobilizador BATERIAS 2030, que celebra 2 anos, vai contar com a presença do secretário de estado adjunto e da economia, João Neves, no evento que decorrerá no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga.

Esta apresentação pública vai servir dois propósitos essenciais: mostrar os avanços científicos e tecnológicas do projeto nos dois anos de atividade, relacionadas com novas tecnologias de armazenamento, gestão e distribuição de energia e apresentar o conceito do living lab, situado no gnration, em Braga.

O principal objetivo do projeto, liderado pela DSTSOLAR, com a coordenação científica do INL, é desenvolver novas tecnologias para baterias, alicerçando um setor onde este produto é o elemento central para a sustentabilidade e descarbonização urbana, com foco num modelo energético baseado na produção renovável que, por ser intermitente, torna necessário o armazenamento intermédio.

Trata-se da primeira iniciativa de larga-escala que integra entidades do sistema científico e tecnológico com a indústria de baterias nacionais em consórcio, constituindo um marco no desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas nesta área.

O evento apresenta, ainda, um painel de discussão sobre as “baterias sustentáveis – oportunidades e desafios para a economia nacional” que junta empresas, o Battery Cluster, e entidades científicas da cadeia de valor das baterias, para debater o futuro do setor e a sua evolução sustentável. Este painel tem particular foco nas oportunidades na exploração sustentável de lítio e na fabricação de baterias em Portugal, tendo como base o trabalho pioneiro o projeto “BATERIAS 2030”. De notar que este tema está na génese e dinamização do primeiro cluster industrial na área das baterias em Portugal em 2021: o Batpower – Battery Cluster Portugal.

O sucesso deste projeto deve-se à estreita colaboração de várias empresas do DSTGROUP como a DSTSOLAR, a INNOVATIONPOINT, a BYSTEEL FS e a DST SA, com um conjunto de outros parceiros, tais como, WATT-IS,  EFACEC, ADDVOLT, SECIL, CDC NEW CAP, VISBLUE, INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, IST – Instituto Superior Técnico, CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, LNEG – Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, CEiiA, INESC-TEC, INESC-MN, Universidade do Minho, OMNIFLOW, 3DRIVERS, ZEEV e AMNIS PURA.

Imagem: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas