Connect with us

Atualidade

Europeu de Robótica junta 700 jovens de 15 países em Guimarães

Estreia-se em Portugal, de 1 a 4 de junho, e é promovido pela Universidade do Minho, com o alto patrocínio do Presidente da República e o apoio do Município e da Ciência Viva

Publicado

on

Portugal vai receber, pela primeira vez, a European RoboCup, de 1 a 4 de junho, no Multiusos de Guimarães, com 700 participantes de 15 países, divididos por 125 equipas e 14 ligas. A organização é da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) – através do Laboratório de Automação e Robótica, do Departamento de Eletrónica Industrial e da startup BotnRoll.com –, com apoio do Município de Guimarães, da agência nacional Ciência Viva e com o alto patrocínio do Presidente da República. A entrada é livre para o público, das 9h00 às 18h00, sendo que no sábado finda às 16h00.

As equipas construíram os robôs nas suas escolas/universidades e apuraram-se em eliminatórias nos respetivos países. Em Guimarães, vão entrar em ligas juniores (até aos 19 anos) ou major (adultos), em provas como futebol robótico, busca e salvamento, tarefas domésticas e onstage. Ao longo dos quatro dias, podem melhorar os seus robôs em hardware e software. Os professores não entram na área júnior, o que revela o nível de know-how e autonomia dos mais jovens.

Programa intenso

A 1 de junho, as equipas fazem a acreditação de manhã. De tarde, iniciam as afinações dos robôs e os treinos nas pistas. A cerimónia de abertura é as 17h00, com o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, a pró-reitora para a Comunicação da UMinho, Teresa Ruão, e o coordenador do evento, Fernando Ribeiro, havendo ainda pequenos momentos musicais e vídeos. A 2 e 3 de junho decorrem as várias competições em simultâneo, com júris internacionais, e no final da tarde há um peddy paper para os participantes conhecerem a cidade, que culmina em convívio numa praça central.

A manhã do dia 4 é reservada para as finais das diversas ligas. Pelas 14h30, decorre a aguardada final da liga de futebol com robôs médios (até 40 kg), que podem deslocar-se a quatro metros por segundo no campo de 20 por 14 metros. A equipa de robôs vencedora vai defrontar depois a equipa feminina do Vitória de Guimarães, no âmbito dos 100 anos deste clube, e espera-se muita gente a assistir. O programa fecha com a entrega dos troféus.

Na iniciativa é, também, possível visitar e fazer experiências interativas na “Science Expo”, que aborda magnetismo, luz e imagem, som, mecânica, algoritmos e máquinas em miniatura. Esta mostra inédita é dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave. O staff do evento conta com 150 pessoas, em especial estudantes de Eletrónica Industrial e Computadores, Mecânica e Mecatrónica da UMinho. O site oficial é www.2022.robocupjunior.eu .

Para o professor Fernando Ribeiro, a European RoboCup “é muito importante”, nomeadamente, para divulgar e ensinar as áreas científico-tecnológicas. A sua primeira edição ocorreu em Itália (2018), a segunda na Alemanha (2019) e a terceira é, agora, em Portugal, após dois anos de adiamento devido à pandemia. Portugal tem contribuído para a RoboCup de várias formas. Está representado nos seus comités técnico, executivo e de trustees, apoiando melhorias na robótica e na inteligência artificial. Participa, também, desde 1988 em muitas ligas internacionais, com universidades e escolas de todo o país. Organizou, igualmente, um Mundial da RoboCup (2004) e promove, anualmente, o Festival Nacional de Robótica, a Roboparty (na UMinho), a prova de robô bombeiro MicroMouse e atividades na Semana Europeia da Robótica, entre outras ações formativas e educativas.

Imagem: UMinho.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas