Atualidade
A “Rota da Amizade” junta companheirismo rotário e motard em Viana do Castelo

O Rotary é uma rede global de profissionais e líderes comunitários que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas e nas suas comunidades. Ajuda a humanidade, há mais de 117 anos, através de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, sempre à procura de criar um mundo melhor. A Missão do Rotary International é servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundiais por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitário.
O Rotary Club de Viana do Castelo, (organização não governamental, integrante de Rotary International) é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto estimular e fomentar o ideal de servir.
Em maio de 2020, o Rotary Club de Viana do Castelo preparava-se para receber a grande Conferência Distrital do Rotary Distrito 1970 no Centro Cultural da cidade. 89 clubes rotários do norte e centro do país que foram sensibilizados pelo Governador José Luís Carvalhido da Ponte, ao longo de 9 meses, a participarem e para os quais estavam preparados recursos e instituições da Viana do Castelo para que fosse um grande sucesso.
Surpreendentemente, foram obrigados a transformar a festa e a comunicação num formato digital devido à pandemia.
Dois anos passados, pessoas e empresas envolvidas numa das atividades que daria cor ao programa, voltam a lembrar que “quem gosta vem… quem ama fica!”, reclamando a realização dessa atividade que fizera sonhar tanta gente.
Apesar da natureza ter obrigado a silenciar os motores, a BENELLI PORTUGAL, através da MULTIMOTO, importador ibérico, a OFICINA DA NACIONAL 203, concessionário oficial da marca em Viana do Castelo, e um grupo organizado de fãs da marca BENELLI – “Benelli TRK 800 / 502 / 502X / 251 – Portugal”, pede ao Rotary Club de Viana do Castelo que volte a organizar o passeio motard pelo Minho.
Num espírito de companheirismo que define os rotários e os motards, o Rotary Club de Viana do Castelo, promove, assim, no próximo dia 10 de junho, um passeio pelas 7 localidades rotárias minhotas: Viana do Castelo, Caminha, Valença, Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima.
Serão 161 km de solidariedade que reverterá a favor da reconstrução do Jardim de Infância Girassol, em Cacheu, na Guiné-Bissau, para o qual também a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem colaborado de forma ativa.
A concentração acontecerá a partir das 9h30, no Parque de Estacionamento do Centro Cultural de Viana do Castelo – https://goo.gl/maps/fQsYVDgSLRprk1Gw5 .
Às 10h00, o Padre Vasco Gonçalves, da Paróquia de Nª Sª de Monserrate, junta-se à “Rota da Amizade” para lhes oferecer a oportunidade de fazer a “Bênção dos Capacetes” de todos aqueles que se juntam nesta iniciativa.
A manhã levará a caravana pelas 7 localidades rotárias, onde cada clube é convidado a receber os motards e onde serão feitas paragens de 30 minutos.
Viana do Castelo a Caminha (26,8 km / 31 minutos);
Caminha a Valença (28,6 km / 31 minutos);
Valença a Monção (17,3 km / 20 minutos) – picnic.
O Rotary Club de Monção é parceiro nesta iniciativa e será o anfitrião do evento na hora de almoço.
O almoço será em regime de piquenique. No local será instalado – ao ar livre e junto ao rio – uma infraestrutura com “porco no espeto”. O pagamento será da responsabilidade de cada consumidor. O local é central e permite, para quem preferir, optar por explorar as opções gastronómicas locais.
Pelas 15h00, a caravana volta à estrada até aos Arcos de Valdevez (34,5 km / 42 minutos);
Arcos de Valdevez a Ponte da Barca (5 km / 10 minutos)
Ponte da Barca a Ponte de Lima (22,1 km / 21 minutos)
Ponte de Lima a Viana do Castelo (26,4 km / 33 minutos).
A inscrição é gratuita, em https://forms.gle/1em9xNMsqJ6R6f9c8 .
«Juntos, servimos para transformar vidas!» (Lema do Rotary Internacional 2021/22).
Imagem: RCVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca