Atualidade
Atividades gratuitas marcam celebração da Noite dos Museus em Sintra
A Câmara Municipal de Sintra abre as portas dos seus museus municipais na noite de 21 de maio com diversas atividades gratuitas para o público em geral.
Sob o mote “O Poder dos Museus”, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus exploram os temas do poder transformador dos museus e os seus impactos positivos nas comunidades, em particular a partir de três objetivos fundamentais, Sustentabilidade ambiental e social, Inovação tecnológica e Promoção da cidadania e da democracia.
Para assinalar estas datas, a autarquia preparou uma programação especial, dirigida a todas as idades, para revelar como diversidade social e cultural são aspetos fundamentais na construção e evolução do município.
Programação
MAT- Museu Anjos Teixeira
21 de maio | 18h00, 22h00
Visitas noturnas orientadas “Sem ver, o que posso sentir”
Os visitantes são convidados a fazerem uma visita sensorial, onde, com recurso a vendas, possam “ver” as obras de arte com a ponta dos dedos. Depois desta visita “às escuras”, são todos convidados a voltarem a visitar o museu, fazendo, então, uso do sentido da visão, e fazer uma reflexão pessoal ao tema da inclusão, com base nas diferenças entre as duas visitas.
Participação gratuita com marcação prévia através do tel. 21 92 388 27
MHNS – Museu de História Natural de Sintra
21 de maio | 21h00
Concerto de Música Erudita
Participação gratuita com marcação prévia através do tel. 21 923 85 63
CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara
21 de maio | 21h30
Concerto de Música Erudita
Participação gratuita com marcação prévia através do tel. 21 923 88 41
MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
21 de maio | 21h00, 22h00 e 23h00
Visita animada «SOLI ET OCEANO»
Estamos em plena época romana. O sacerdote do Santuário saúda os convidados e dá as boas-vindas nomeando os deuses aí consagrados. Vamos conhecer os antigos altares e participar na consagração de um novo voto! Que os deuses nos sejam benfazejos!
Participação gratuita com marcação prévia através do 21 923 86 08 ou e-mail
MFC – Museu Ferreira de Castro
O Museu estará aberto aos visitantes até às 23h00.
Foto: CMS.
Atualidade
Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.
A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.
Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.
Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.
O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.
No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.
Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.
No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.
Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.
Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade.
O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação