Connect with us

Atualidade

61% dos portugueses planeiam tomar medidas para poupar

42% dos inquiridos estimam aumentar as despesas em 2024; 46% afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer. Os desejos de consumo dos portugueses são: viagens (60%), eletrodomésticos (41%), mobiliário (36%) e smartphones (31%).

Publicado

on

O atual contexto económico continua a assombrar toda a Europa e Portugal não é exceção. As preocupações com a inflação, o poder de compra e, consequentemente, os vários desafios que as famílias enfrentam continuam na ordem do dia. O Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance “sentiu o pulso” dos europeus e os resultados espelham as incertezas sentidas a nível económico.

Em 2024, os portugueses querem ter um maior controlo sobre os orçamentos. 42% esperam um aumento nas despesas e 61% tomarão medidas para poupar no dia-a-dia, seja a aproveitar promoções ou a comprar produtos mais “em conta”.

Consequentemente, a percentagem de portugueses que pretende gastar desceu, passando para 48% (-2), sendo que 46% afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer. Estes números não são de estranhar, já que 58% dos inquiridos consideram que o seu poder de compra diminuiu no último ano.

Contudo, isto não quer dizer que os portugueses não estejam a fazer planos. No que diz respeito aos desejos de consumo para este ano, as viagens estão no topo da lista (60%), seguindo-se os eletrodomésticos (41%) e o mobiliário (36%).

Também os europeus fazem planos para poupar

Tal como os portugueses, mais de metade (53%) dos europeus planeia poupar este ano, uma percentagem 2 pontos superior à do ano passado. Esta tendência ascendente verifica-se em todos os países inquiridos, com exceção da Alemanha e da Suécia (-2 e -3 pontos).

Em termos de intenções de compra, 53% declaram querer consumir este ano. Este valor é exatamente o mesmo que em 2023 e sugere que o consumo das famílias na Europa será resiliente em 2024, apesar das elevadas taxas de juro e de um clima económico instável. Contudo, 44% dos europeus afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer.

Embora haja grandes disparidades entre os países, os grandes vencedores dos desejos de consumo são as viagens e lazer (59%), muito à frente das assinaturas de serviços de streaming (41%) e dos eletrodomésticos (40%). De referir que, a longo prazo, foram os serviços de streaming que mais progrediram, passando de um desejo de compra destes serviços de 29% em 2019 para 41% em 2024.

Estes resultados estão alinhados com os dados do Eurostat sobre o consumo das famílias, que prevê uma estabilidade em 2024. No entanto, as projeções da Comissão Europeia para o futuro próximo são ligeiramente mais otimistas do que as dos entrevistados do Barómetro, antecipando uma lenta recuperação do consumo para 2024 e 2025.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Mais de quatro mil crianças vivem dias mágicos na natureza com “Brincadeiras sem Tempo”

Celebração do Dia Mundial da Criança

Publicado

on

O Município de Barcelos deu hoje início às celebrações do Dia Mundial da Criança, que este ano voltam a ganhar vida com o grande evento “Brincadeiras sem Tempo”, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. Até 30 de maio, mais de 4 000 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo das escolas públicas do concelho vão trocar as salas de aula por uma verdadeira festa de alegria, natureza e tradição.

Num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, Barcelos aposta numa viagem ao passado e à essência da infância, recuperando os jogos tradicionais que fizeram a felicidade de tantas gerações. O objetivo é claro: voltar a pôr as crianças a brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, com criatividade, movimento e muita amizade.

Do jogo do galo ao elástico, do lencinho à corda, da corrida de sacos ao jogo da mata, são dezenas as atividades preparadas para proporcionar momentos de diversão e convívio entre os mais pequenos. O Centro Hípico transforma-se assim num grande recreio natural, onde cada canto convida a explorar, a correr e a sorrir.

Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Barcelos organizou uma grande operação logística, envolvendo todos os seus serviços, de modo a garantir uma experiência segura, pedagógica e inesquecível. Além dos jogos, há oficinas, ateliês e espetáculos que enriquecem ainda mais esta semana mágica dedicada às crianças.

Para que cada participante leve consigo as memórias destes dias especiais, foi criado um passaporte de atividades, onde as crianças podem registar os desafios cumpridos — em grupo ou em família — reforçando a importância do brincar na infância e promovendo os laços afetivos e comunitários.

“Com transporte assegurado e um programa pensado ao pormenor, o Município de Barcelos foca as brincadeiras no centro da infância, contribuindo para a construção de uma geração mais feliz, mais saudável e ligada às suas raízes”, sublinha em nota.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

No dia 26 de maio, pelas 11h25, na Rua Nicolau Coelho, no Porto, a 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade, empregado e na condição de sem abrigo no Porto, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Considerando que o local é conhecido como ponto de tráfico de estupefacientes, e durante uma vigilância efetuada, os agentes policiais constataram a presença de diversos indivíduos que se dirigiam até o local, evidenciando a prática de tráfico. Diante disso, os policiais procederam à abordagem do suspeito

Intercetado o suspeito, foi lhe dada voz de detenção e apreendido o produto suspeito de ser estupefaciente denominado de Cocaína, suficiente para 66 diárias.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado sujeito a apresentações diárias perante as Autoridades Policiais da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Casal detido por agressões a vigilante/segurança após furto em supermercado em Alcobaça

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, neste fim de semana, através de polícias da Esquadra de Alcobaça, procedeu à detenção de um casal, de 37 e 47 anos de idade, por agressões ao vigilante de um supermercado, após furto de alguns produtos.

O profissional de segurança privada, no exercício das suas funções em um supermercado, ao aperceber-se do comportamento estranho de uma mulher, veio a reconhecer a mesma como sendo a autora de outros furtos praticados no mesmo estabelecimento e em que não tinha sido possível a sua interceção.

Assim, ao abordar a cidadã em questão e ao pedir para lhe ser mostrado voluntariamente o conteúdo da mala que aquela possuía, foi imediata e violentamente empurrado, tendo de seguida vindo ao seu encontro outro indivíduo, que se percebera estar a atuar em comunhão de esforços com a referida mulher, que também o agrediu.

Transeuntes que por ali passavam e pretendiam aceder ao estabelecimento comercial ajudaram a reter os suspeitos até à chegada da PSP e impediram que o segurança continuasse a ser agredido.

Rapidamente um carro patrulha acorreu ao local e foram verificados os artigos no interior da mala que a suspeita levava, nomeadamente, bebidas e produtos de limpeza, num valor de cerca de 100€. Estes, reconhecidos como sendo do supermercado, foram recuperados e dada voz de detenção aos dois suspeitos que, por sua vez, mantiveram sempre uma postura agressiva e desafiadora para com os polícias.

De realçar que os detidos em apreço estão já referenciados pela prática de vários crimes de furto, acreditando que fazem deste tipo de ilícito criminal o seu modo de vida.

Os detidos recolheram às salas de detenção da PSP e foram presentes à autoridade judiciária no dia de ontem, tendo-lhes sido aplicadas as seguintes medidas de coação; o homem ficou em prisão domiciliária e a mulher com apresentações bissemanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas