Connect with us

Atualidade

XXIII Encontros de Cinema de Viana de 2 a 14 de maio com diversas atividades e participação de 3.500 estudantes

Publicado

on

De 2 a 14 de maio, Viana do Castelo acolhe o XXIII Encontros de Cinema de Viana, iniciativa que reúne diversas atividades para escolas, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, contando com a participação de 3.500 estudantes do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior.

Organizados pela Associação AO NORTE, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os Encontros de Cinema afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionarem um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa ligação à academia e à investigação, aos mais jovens, aos cineclubes, à escola, aos professores e ao público em geral.

Na conferência de apresentação do evento, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, referiu que esta é uma iniciativa já de “longa duração” à qual a Câmara Municipal se associa através de protocolo de apoio à associação renovado anualmente “porque percebe que há aqui mais valia cultural para a cidade, para o concelho e para a região”.

Destacou a formação de públicos, com iniciativas que abrangem “desde crianças do pré-escolar até aos estudantes do ensino universitário”, referindo ainda o facto de o programa contar com momentos “para a família”.

O diretor executivo dos Encontros de Cinema de Viana (ECVC), Rui Ramos, indicou que “ao longo de 23 anos, os Encontros têm vindo a alterar-se, contando hoje com uma identidade muito própria e caraterísticas únicas a nível nacional”.

Realçou o facto de, a nível concelhio, estar já prevista a participação de 3.500 alunos nesta edição, contando ainda com mais de 150 professores envolvidos.

Já Daniel Maciel, da produção do evento, frisou que “a novidade” na organização dos Encontros de Cinema de Viana deste ano é um Curso de Antropologia Visual que vai ser ministrado de 2 a 5 de maio, na Escola Superior de Educação do IPVC, com coordenação de José da Silva Ribeiro.

O programa inclui a 12ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, que se realiza de 2 a 5 de maio e é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com temáticas centrais do cinema e do audiovisual – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura, e fotografia e memória.

Inclui, a 3 de maio, uma Palestra Inaugural – Imagens entre Tempos; o Curso de Antropologia Visual – Autobiografias nas artes, no cinema e nas ciências sociais e humanidades; um mesa-redonda sobre “Cinema na e sobre a educação: O Caso da Galiza”; a apresentação do livro “Grosses Kino. O Cinema Mudo alemão em Portugal”; seminário Work in Progress; e Encontro de Professores.

O Prémio PrimeirOlhar acontece de 5 a 7 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, assumindo-se como uma secção competitiva que tem por objetivo a promoção do cinema documental e destacar os melhores filmes produzidos por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação ou por participantes em cursos promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e de outros países de língua portuguesa, contando com 23 filmes a concurso.

Já o AÇÃO09! Festival de Vídeo Escolar tem 67 filmes a concurso, vindos de escolas de todo o país. É aberto a todas as turmas, alunos, grupos de alunos ou Clubes de Cinema das escolas portuguesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A programação integra ainda Olhares Frontais, que pretende continuar a dar visibilidade aos jovens cineastas de língua oficial portuguesa através da competição “PrimeirOlhar”. Existe um especial cuidado no cruzamento de jovens promissores cineastas com o universo de cineastas consagrados. Inclui apresentação e projeção dos filmes candidatos aos Prémios PrimeirOlhar.

Os Encontros integram, igualmente, o Encontro Luso-galaico de cineclubes. Os cineclubes são um dos principais responsáveis pela exibição não comercial de cinema em Portugal e na Galiza. A sua atividade regular contribui para a diversificação da oferta de cinema e ajuda a minimizar as assimetrias em territórios com uma difícil acessibilidade cultural. O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2023 pretende refletir sobre a atualidade desta “rede alternativa” e as perspetivas de futuro para a exibição não comercial em Portugal e na União Europeia.

Na seção “Escola do Cinema” são propostos filmes às escolas para visionamento em sala de cinema. Alguns filmes serão debatidos no fim da sessão, outros na sala de aula.

Os “Trabalhos de Casa” preveem a apresentação pública e projeção dos vídeos realizados no âmbito do projeto Escolas em Grande Plano. Já “O filme da minha vida”, a 4 de maio, faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.

Já as “Oficinas nas escolas” serão dinamizadas junto das escolas inscritas do concelho vianense.

Por fim, “Ação de formação para professores” acontece a 3 de maio e, a 14 de maio, será exibido o filme-concerto “Piratas e Sereias, ostras e baleias”, um filme-concerto para toda a família, às 11h00, no Teatro Municipal. O filme-concerto “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”, pelo Space Ensemble, leva o público numa viagem às profundezas dos oceanos, embalado na magia do cinema de animação. Este espetáculo é composto por várias curtas-metragens de animação musicadas em tempo real por inúmeros instrumentos, desde os mais clássicos aos mais futuristas.

Foto: CMVC.

Atualidade

Viana do Castelo: Requalificação do Largo do Montinho melhora acessibilidades e segurança de Mujães

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na cerimónia de inauguração da requalificação do Largo do Montinho, em Mujães. A empreitada contou com o apoio do município vianense e permitiu melhorar as acessibilidades e dar mais segurança à população local.

No local, foi ainda descerrada uma placa de homenagem a Jorge Faria Torres, benemérito da freguesia, momento que contou com a presença da família.

Luís Nobre destacou a homenagem a Jorge Faria Torres (1890-1965), que se distinguiu “pela vontade de querer vencer” e por sintetizar “Portugal e os portugueses” ao ter sido um emigrante que se distinguiu nas mais diversas áreas, enquanto empreendedor de referência, mas sem nunca esquecer as origens.

“Regressou sempre a Mujães com vontade de partilhar o seu sucesso”, frisou o autarca.

O Presidente da Junta de Freguesia de Mujães, José Oliveira, considerou que o largo está agora “requalificado e digno”, após um investimento de praticamente 32 mil euros, agradecendo aos proprietários que cederam espaço para que esta empreitada fosse possível, “melhorando as condições de segurança para todos” e “desbloqueando uma situação que se arrastava há vários anos”.

“Este era um local que não correspondia às necessidades dos moradores da rua e do lugar”, assumiu o autarca local, realçando que a requalificação do Largo do Montinho permite “a melhoria de acessos, melhoria de mobilidade e de estacionamento” no espaço público.

José Oliveira explicou, ainda, que a homenagem a Jorge Faria Torres é um símbolo de “progresso e cuidado” pelo facto de o benemérito ter “passado a vida a pensar e a melhorar a freguesia”.

“Era um visionário que trabalhou sempre em prol de Mujães. Contribuiu quase na totalidade para o projeto de eletrificação da freguesia, entre muito mais”, explicou o Presidente da Junta.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Três detenções em operação de prevenção criminal desenvolvida na cidade de Viana do Castelo

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo, através do efetivo da 1ª Esquadra de Viana do Castelo, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, Esquadra de Trânsito e Esquadra de Investigação Criminal, durante o fim de semana, desenvolveu mais uma operação policial que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade assim como a fiscalização rodoviária e fiscalização em estabelecimentos de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na sua área de jurisdição.

Da operação desenvolvida resultaram duas detenções por tráfico de estupefacientes e uma por desobediência qualificada.

A PSP efetuou as seguintes apreensões: Ecstasy suficiente para cerca de 81 doses individuais; Haxixe suficiente para cerca de 41 doses individuais; quantidade diminuta de estupefaciente denominado Liamba; 01 arma branca (navalha); e 03 cartas de condução.

Quanto a viaturas controladas por radar (velocidade), das 7457 viaturas controladas, 64 encontravam-se a circular em excesso de velocidade.

Foram elaborados Autos de Notícia por contraordenação (ANCO), nomeadamente, 69 por infrações verificadas ao Código da Estrada e demais legislação rodoviária, de que se destacam 64 infrações por condução com excesso de velocidade; 01 ANCO no âmbito da legislação que regula o funcionamento da atividade de segurança privada; e 01 ANCO no âmbito da fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas

Publicado

on

A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.

Como funciona a iniciativa?

A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.

De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.

“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.

Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)

“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.

“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.

Foto: IW.

Continuar a ler

Mais lidas