Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção Masculina com estreia “gold(en) sobre azul”

Publicado

on

Ultrapassando, com êxito, algumas contrariedades – que impediram, por exemplo, uma eventual utilização a 100% de Alexandre Ferreira ou Miguel Tavares Rodrigues, que têm sido duas pedras-chave na manobra da equipa –, a Seleção Nacional de Seniores Masculinos rubricou, ontem, uma exibição convincente e venceu, por claros 3-0 (25-18, 25-22 e 25-18), a Eslováquia na sua estreia na European Golden League 2022 – competição que integra algumas das principais seleções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League) de 2023.

Este embate com os eslovacos marcou, ainda, outra estreia, a de João José, antigo capitão da Seleção Nacional, ex-treinador principal da Seleção de Seniores Femininos e atual Treinador Principal dos seniores masculinos, e teve por palco o Centro Cultural de Viana do Castelo, onde Portugal vai defrontar, na próxima quarta-feira (21h00), a Turquia, vencedora da prova em 2019 e 2021.

Portugal e Eslováquia são velhos conhecidos, tendo-se defrontado já por várias vezes em competições europeias e realizado alguns estágios em conjunto. Esta época, as suas seleções aparecem com algumas mudanças no seu figurino. Agora sob a batuta de João José, a Seleção Nacional procura repetir o feito de 2018, ano em que atingiu a Final Four da prova.

set

Início equilibrado (4-4), com destaque para a estreia, no seis inicial, do jovem Miguel Sinfrónio. Depois, a equipa orientada por Marek Kardos logrou criar uma vantagem de três pontos (8-5), prontamente suavizada com dois pontos (ataque e serviço) de Tiago Pereira (7-8).

A equipa de Leste voltou a fugir (11-8), mas Tiago Violas (serviço) e Miguel Sinfrónio (bloco) igualaram a contenda (11-11).

Um ataque do oposto Marco Ferreira guindou Portugal à liderança do marcador (14-13). Tiago Pereira manteve a distância (15-14) e Lourenço Martins (bloco) e Filip Cveticanin (serviço) dilataram-na (20-16).

Novo ponto de Lou Martins (6 pontos no primeiro set), desta feita no ataque após defesa de peito aberto de Tiago Pereira levou o público ao rubro (21-16).

Os portugueses não desperdiçaram o excelente momento que atravessavam e selaram o set com o resultado de 25-18, com um ataque de segunda linha de Tiago Pereira.

set

O começo do segundo set parecia auspicioso, com um ataque de Miguel Sinfrónio e um serviço de Lourenço Martins a darem vantagem a Portugal (2-1). Contudo, o parcial haveria de ser marcado pelo equilíbrio.

Primeiramente, Filip Macuha e Julius Firkal, este com um serviço, deram a volta ao marcador e colocaram a Eslováquia na frente (6-3).

Com Marco Ferreira no serviço, Portugal igualou aos 6 pontos, mas os eslovacos voltaram a fugir após um ataque do seu capitão, Peter Mlynarcik (9-6).

Neste jogo do rato e do gato, Lourenço Martins conseguiu, num lance feliz, dar novamente a liderança às cores lusitanas (10-9).

Um bloco de Marco Ferreira permitiu manter a liderança (14-13). E um ataque de 2ª linha de Lourenço aumentá-la (16-14).

Os eslovacos reagiram e chegaram à igualdade com um bloco de Julius Firkal (18-18).

Foi nessa altura em que os portugueses resolveram acelerar a sua pressão ofensiva (Lourenço) e defensiva (bloco de Sinfrónio) e foram recompensados com uma vantagem de três pontos numa altura importante do set (22-19).

Sentindo o perigo, os eslovacos reagiram com maior agressividade no serviço e ataque e reaproximaram-se (22-21).

Lourenço Martins, novamente com um ataque de 2ª linha, colocou Portugal a um ponto do fecho do set, que seria selado com um ataque desperdiçado pela Eslováquia: 25-22.

Momento do jogo (Foto: FPV)

set

Novo começo equilibrado (6-6), com Portugal a aproveitar alguns erros do seu adversário para gerir a situação a seu favor e criar pequenas vantagens (9-7, 12-9).

Com Michal Scerba a servir e a atacar, a Eslováquia chegou à igualdade (12-12).

Um ataque de Cveticanin repôs a verdade do jogo (15-12) e obrigou Marek Kardos a reunir com os seus jogadores.

Um bloco (18-13) do mesmo central catapultou Portugal no marcador.

Lourenço Martins continuava a somar pontos no ataque e Portugal aproximava-se do triunfo, que acabou por aparecer aos 25-18 com um serviço direto do inevitável Lourenço Martins.

Lourenço Martins, o melhor pontuador do jogo, salientou que “é muito bom podermos voltar a jogar em Portugal, perante o nosso público, que nos transmite aquela energia positiva que é característica do nosso País. Estamos muito recetivos ao trabalho da nova equipa técnica e o ambiente que se vive na seleção é bom, apesar de termos tido alguns contratempos e infelicidades no início da nossa preparação (lesões). Mas estamos preparados para a luta!”

João José, selecionador de Portugal, mostrou-se satisfeito com o resultado e a exibição no primeiro jogo, mas alertou para a dificuldade do jogo com a Turquia (4-ª feira/21h00), vencedora das duas últimas edições da prova: “O primeiro jogo é sempre muito complicado, mas conseguimos crescer sempre ao longo do jogo.  O objetivo principal era sermos rigorosos com a nossa estratégia e não reagirmos em função de alterações. A Eslováquia é uma equipa que tem a sua estrutura de jogo, está bem organizada, mas não consegue imprimir o ritmo de jogo e a intensidade da Turquia em termos ofensivos. Na quarta-feira, teremos de ser muito agressivos e eficazes na defesa e tentar contrariar o poderio turco“.

João José a dar instruções aos jogadores (Foto: FPV)

Fotos: FPV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas