Connect with us

Atualidade

Voleibol: Portuguesas (con)vencem e ‘lançam aviso’ às suecas

Publicado

on

Após o triunfo (3-2) sobre a Estónia na estreia na European Silver League 2022 (ESL), a Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, voltou a vencer, desta vez por 3-0 (25-21, 25-14 e 25-22), a Eslovénia, em jogo igualmente disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo, e que contou com a arbitragem de Lemonia Moula (Grécia) e Raquel Portela (Portugal).

O último encontro entre as duas seleções tinha acontecido na Final Four da Silver League 2021, tendo então a vitória sorrido à Eslovénia: 3-1.

Na 3ª jornada da Pool A da Silver League, agendada para o próximo sábado (4 de junho), a Seleção Nacional de Seniores Femininos viaja até Lund para defrontar (15h00 locais) a Suécia, teoricamente a seleção mais forte desta edição da competição disputada sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

Portugal vs. Eslovénia, 3-0 (25-21, 25-14 e 25-22)

Set

Sob a orientação técnica do experiente treinador italiano Marco Bonitta, as eslovenas, apesar de jovens, mostraram que não são pera doce, possuindo algum poder ofensivo.

Talvez por isso, a entrada das portuguesas tenha ficado marcada pelo nervosismo, o que começou por equilibrar as forças (2-2, 5-5, 8-8, 17-17).

As portuguesas passaram para a liderança no marcador com um serviço de Margarida Maia (13-11), mas só quando assentaram o seu jogo e começaram a atuar com outro à-vontade e desenvoltura, fazendo valer a sua melhor técnica, sobretudo no serviço, é que conseguiram distanciar-se das suas opositoras (23-19), com três pontos de Júlia Kavalenka (ataque e serviço) e um de Kátia Oliveira (bloco).

Acusando o golpe, as eslovenas desperdiçaram um ataque e um serviço, cavando ainda mais a derrota. 25-21.

Gabriela Coelho (4 pontos) e Júlia Kavalenka (6 pts), por Portugal, e Mija Siftar (6 pts), pela Eslovénia, começavam a fazer as despesas no ataque das respetivas equipas.

Set

Bem mais confiantes, e com Margarida Maia no serviço, as portuguesas criaram uma vantagem inicial (7-3) que levou Marco Bonitta a resolver reunir com as suas jogadoras.

As portuguesas continuaram a pressionar as suas adversárias e aumentaram a diferença com um ataque ao segundo toque de Eliana Durão, um bloco de Gabriela Coelho e um ataque de Júlia Kavalenka (12-5).

Dois pontos da central Carina Moura e um erro das eslovenas dilataram, ainda mais, a vantagem (15-6).

Imparável, a equipa orientada por Hugo Silva acelerou, ainda mais, o ritmo ofensivo e a agressividade na defesa alta – Júlia Kavalenka no ataque e bloco (17-7) – rumo a um triunfo desnivelado: 25-14.

Set

Com Carina Moura no serviço, Portugal colocou-se desde início em vantagem (3-0), mas as eslovenas ripostaram, com Mija Siftar a conseguir a aproximação (5-4) e, logo depois, dois blocos da dupla Eva Pogacar/Sasa Planinsec a obter a liderança no marcador (7-6).

Com Kavalenka a debitar pontos no ataque, Portugal recuperou o comando (9-8). Kátia Oliveira e Margarida Maia deram outra robustez à liderança (16-12), obrigando Marco Bonitta a fazer mudanças no seis esloveno.

Quando se temia uma lesão grave de Gabriela Coelho, as lusitanas reergueram-se e somaram dois pontos seguidos no ataque (18-12).

Um ataque ao primeiro toque de Carina Moura (21-15), abriu alas para o triunfo no set e no jogo: 25-22, apesar dos três serviços de Masa Pucelj terem assustado um pouco (22-24).

Autora de 20 pontos individuais, Júlia Kavalenka notabilizou-se como a melhor pontuadora, enquanto Mija Siftar, com 11 pontos, foi a jogadora mais concretizadora da equipa da Eslovénia.

Momento espetacular do jogo (Foto: FPV)

Hugo Silva, Selecionador de Portugal, refere que “notei uma melhoria em relação àquilo que vimos no jogo com a Estónia. Apesar de estarmos longe daquilo que podemos fazer e que nível internacional exige. A nossa margem de crescimento é muito grande, mas acho que hoje estivemos bem, pois assumimos este jogo com muita responsabilidade. percebemos que, apesar da juventude, a Eslovénia tem talento e soubemos respeitar a nossa adversária. A Suécia é a equipa favorita e tem várias jogadoras internacionais, uma das quais se sagrou há pouco campeã europeia ao vencer a Liga dos Campeões. Vai ser um bom desafio para nós pois embates destes ajudam-nos a crescer. Vamos a ver qual a resposta que daremos a esta seleção“.

Júlia Kavalenka foi a melhor pontuadora e sublinhou que “acho que estivemos sempre dentro do jogo, focadas. Mesmo quando errámos, conseguimos não errar muito e voltámos a entrar na luta. Esse foi o aspeto fundamental para o triunfo e que constituiu a diferença relativamente ao jogo com a Estónia, onde houve algum nervosismo por ser o primeiro jogo que fazíamos. Agora já conseguimos estar mais tranquilas e foi muito importante começarmos a competição com duas vitórias. A Suécia, apesar de tudo, é uma equipa acessível e estou a contar com um bom jogo da nossa parte. Se vai haver um duelo entre a Júlia Kavalenka e a Isabelle Haak? Farei o meu melhor para ajudar a equipa e que ganhe a melhor equipa “.

Fotos: FPV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas