Atualidade
Voleibol de Praia: Portugueses defendem título universitário
João Pedrosa e Hugo Campos

A dupla portuguesa João Pedrosa/Hugo Campos vai defender o título de campeã mundial universitária no Brasil, país que recebe, 2 a 8 de setembro, o Campeonato Mundial Universitário de Praia (FISU World University Championship Beach Sports).
O evento terá por palco as praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e para além da dupla bicampeã nacional, contará ainda com a participação da árbitra lusa Maria Michelle Ferreira.
Em 2022, Pedrosa e Campos sagraram-se campeões mundiais universitárias ao vencerem, por 2-1 (21-17, 16-21 e 15-13), a dupla suíça Zurcher/Jordan na Final dos Mundiais Universitários de Voleibol de Praia (World University Championship Beach Volleyball) disputados em Maceió, no Estado de Alagoas, Brasil.
Com este resultado, Pedrosa e Campos conseguiram a melhor classificação de sempre de uma dupla portuguesa no Campeonato do Mundo Universitário, superando o 5º lugar alcançado em 2014, no Porto, por Rosa Couto/Marta Hurst.
Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário.
Pedrosa/Campos no CEV EuroBeachVolley
Antes desta competição, João Pedrosa e Hugo Campos vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Seniores em Voleibol de Praia, que será disputado em Haia, Arnhem e Apeldoorn, nos Países Baixos, entre os dias 14 e 18 de agosto de 2024.
A última vez que uma dupla portuguesa tinha disputado a fase final do Campeonato da Europa de seniores tinha sido em 2004, e na altura Nélson Brízida e José Pedrosa conseguiram ocupar o 9º lugar na classificação final, em Timmendorfer Strand, na Alemanha.
Inseridos no Quadro Principal deste campeonato continental, os bicampeões nacionais vão, assim, disputar o seu primeiro Europeu de seniores, sendo que nesta edição encontrarão as melhores duplas europeias e mundiais, como é o caso da sueca David Ahman/Jonatan Hellvig, considerada a melhor dupla da atualidade. Os nórdicos, que venceram o Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, são bicampeões europeus, vice-campeões mundiais, vencedores do Circuito Mundial em 2023 e são apontados como favoritos às medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Para além dos jovens vikings, há que ter em consideração os noruegueses Anders Berntsen Mol e Christian Sandlie Sørum, os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler, os neerlandeses Steven van de Velde/Matthew Immers e Stefan Boermans/Yorick de Groot ou os franceses Youssef Krou e Arnaud Gauthier-Rat, que asseguraram recentemente a presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao vencerem a Taça das Nações de Voleibol de Praia, depois de eliminarem as duplas lusas João Pedrosa/Hugo Campos e Gonçalo Sousa/Tomás Sousa.
A participação no Europeu é um excelente prémio e incentivo para Pedrosa e Campos, orientados pelo Selecionador Nacional Ricardo Rocha, que almejam uma presença numa edição dos Jogos Olímpicos e têm percorrido um caminho recheado de bons resultados nos últimos anos: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos bicampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos bicampeões nacionais em título e campeões mundiais universitários na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Sandra Deveza é a árbitra portuguesa que estará presente no Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.
Foto: FADU.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca