Atualidade
Voleibol: Arranque de mais uma jornada das competições europeias 2022/2023

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica defronta hoje (19h00 locais) os italianos do Cucine Lube Civitanova na jornada inaugural da Pool C da 4ª Ronda da Liga dos Campeões.
Arbitrado por Vladimir Simonovic (Suíça) e Aleksandar Vinaliev (Bulgária), o jogo está agendado para o Eurosuole Forum de Civitanova Marche, construído em 2014 naquela localidade transalpina, e será o reencontro de Hugo Gaspar e André Lopes com os míticos Ivan Zaytsev, de Itália, e Luciano De Cecco, da Argentina, adversários que defrontaram em anteriores ocasiões ao serviço da Seleção Nacional.
No outro jogo da Pool C, os belgas do Knack Roeselare recebem, na quinta-feira, os franceses do Tours VB.
Em declarações à Benfica TV, o treinador Marcel Matz destacou a força do adversário, vencedor das últimas três edições da Liga Italiana e campeão europeu na época de 2018/2019: “É uma equipa do Campeonato italiano, uma grande equipa, de nível top mundial, mas a nossa proposta é sempre tentar enfrentar qualquer equipa, algo que o Benfica está a fazer nesta época. O nosso projeto é tentar equilibrar o jogo em Itália, aproximar e tentar levar o jogo até ao final do set para tentar vencer”, sendo que “sabemos do desafio. Eles têm um distribuidor e um oposto experientes. Como equipa, têm grandes valores da nova geração que podem chegar aos melhores do mundo. É um adversário difícil, que vai jogar em casa.”
Por seu turno, o capitão Hugo Gaspar salientou que estão “entre os melhores do mundo. Vamos jogar contra uma superequipa, os campeões italianos. Estamos onde todos queriam estar. Digo [aos mais novos] para aproveitarem para jogar. Estamos no início desta fase da competição. Vamos ver o que acontece”. Sobre objetivos, referiu que “um dos pontos propostos era ter a hegemonia a nível nacional para consolidar a participação nas competições europeias. Começámos na Challenge Cup, fomos consolidando o nosso lugar e conseguimos qualificar-nos para a Liga dos Campeões. Este é o nosso terceiro ano, sempre em crescendo”.
Na Pool B, os polacos do Aluron CMC Warta Zawiercie, equipa do distribuidor Miguel Tavares Rodrigues, recebe os turcos do Halkbank Ankara, em jogo que poderá ser seguido em direto (17h00) na Sport TV, na quinta-feira.
Em 2021/2022, saldou-se por um 9º lugar a participação dos encarnados da Luz na Liga dos Campeões, que não teve campeão na edição de 2020 devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida, sensacionalmente, em 2021 e 2022 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle.
O regresso à Champions segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3ºs classificados na época seguinte.
Em 2019/2020, época em que não foi atribuído o título de campeão europeu, o SL Benfica defrontou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia, os franceses do Tours VB e os polacos do Verva Warszawa Orlen, tendo averbado apenas um triunfo, em casa, diante dos polacos, e ocupado o 16º lugar final.
As equipas de seniores masculinos da AJ Fonte do Bastardo e do Sporting CP disputam a Challenge Cup.
Nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, os açorianos recebem hoje (20h30 locais) os finlandeses do Akaa Volley, em jogo arbitrado por Fernando Julian Gonzalez (Espanha) e Sébastien Jacob (França).
O jogo da segunda mão está agendado para o dia 16 de novembro, na cidade de Akaa, que resultou da união, em 2007, das localidades finlandesas Toijala e Viiala.
Igualmente nos 16 avos-de-final, os leões de Alvalade visitam primeiro os estónios do Parnu VC (hoje, pelas 19h00 locais/17h00 em Portugal), em jogo arbitrado por Cédric Grellier (Suíça) e Suleyman Yalcin (Países Baixos).
A segunda mão terá por palco o Pavilhão João Rocha, em Lisboa, pelas 19h30 do dia 16 de novembro.
Em 2019, o Sporting CP foi 3º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza, e em 2020 atingiu novamente as meias-finais, antes da prova ter sido interrompida pela pandemia.
Na Challenge Cup – femininos, a AJM/FC Porto, campeã portuguesa, recebe o Apollo 8 Borne, dos Países Baixos, no dia 22 de novembro (20h00/Dragão Arena), visitando as suas adversárias no dia 30 de novembro nos 32 avos-de-final.
Em 2021, a AJM/FC Porto foi 9ª classificada na Challenge Cup, alcançando a mesma classificação na Taça CEV, em 2022.
Por seu turno, as açorianas do Clube Kairós vão defrontar, nos 32 avos-de-final, as suíças do TS Volley Dudingen, primeiro extramuros (24 de novembro) e depois em casa (30 de novembro).
Em 2021, o Clube K passou, pela primeira vez, da 2ª ronda e só seria eliminado nos quartos de final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca