Connect with us

Atualidade

Vista Alegre celebra património industrial e cultural com iniciativas para toda a família

Abril: comemorar a Páscoa e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Publicado

on

O Museu Vista Alegre e o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, associam-se, entre os dias 9 e 25 de abril, a um conjunto de iniciativas culturais, nacionais e internacionais, que proporcionam o contacto com o património cultural e industrial do Lugar da Vista Alegre em Ílhavo.

Integrando o programa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Vista Alegre junta-se à celebração nacional do programa “À descoberta do Turismo Industrial”. Esta comemoração agrega as iniciativas “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”, “Indústria Viva” e um programa de visitas guiadas alertando para a necessidade de preservação e valorização do património.

“Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”

As comemorações têm início no dia 9 de abril, às 10 horas, com a oficina “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”, uma ação destinada a iniciados, que tem como objetivo dar a conhecer alguns dos princípios do desenvolvimento de uma decoração em porcelana. Partindo de motivos icónicos do universo Vista Alegre, os participantes são convidados a desenvolver a decoração de uma peça, transferindo o motivo para a superfície cerâmica e completando a pintura do mesmo. A inscrição nesta ação, que acontece no Serviço Educativo do Museu da Vista Alegre até às 13h00, é obrigatória, devendo ser efetuada até três dias antes. O valor é de 29 euros por pessoa e inclui os materiais necessários e acompanhamento. A peça poderá ser levantada, depois de cozida, na receção do Museu Vista Alegre.

Pintura de peças (Foto: VA)

“Indústria Viva”

A iniciativa, “Indústria Viva” estende-se, ainda, às salas de exposições do Museu Vista Alegre, onde, nos dias 9 e 10 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, decorrem demonstrações de ofícios de escultura, com a presença de um oleiro da Vista Alegre, que estará a trabalhar ao vivo, revelando a técnica de fabrico de uma peça escultórica. No fim de semana de 23 e 24 e abril, as demonstrações de ofícios regressam, desta vez com pintura a pincel. Entre as 15h00 e as 18h00, um pintor estará na sala de exposições do Museu para ao vivo apresentar esta técnica artística ancestral. A sessão está disponível mediante aquisição de ingresso no local.

Visitas guiadas alertam para a necessidade de preservação e valorização do património

Contempladas nesta grande ação cultural, haverá nos dias 12, 13 e 14 de abril, às 16h00, visitas guiadas ao Bairro Operário, um espaço residencial industrial que nasceu com a fundação da fábrica em 1824 e que, ao longo de quase dois séculos, se converteu num espaço de vivências e sociabilidades de uma comunidade, cuja identidade se encontra profundamente ligada à fábrica de porcelanas. Um espaço de memórias recentemente reconvertido para criar novas memórias, que pode ser visitado gratuitamente, mediante marcação prévia ou no próprio dia, sujeito à lotação da atividade com duração de 45 minutos.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A 18 de Abril, data em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Vista Alegre promove visitas guiadas e livres à Capela de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Capela da Vista Alegre, classificada como Monumento Nacional e uma joia artística que integra o conjunto arquitetónico do Lugar da Vista Alegre. O Museu junta-se, assim, ao “ICOMOS -International Council of Monuments and Sites” e celebra o património cultural, sensibilizando para a importância da preservação, valorização e vulnerabilidade do mesmo.

Nave Central da Capela (Foto: VA)

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel com programa especial de alojamento

Acompanhando este conjunto de iniciativas, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel tem como proposta um programa de alojamento, que proporciona o conforto e a tranquilidade necessários para usufruir do icónico Lugar da Vista Alegre a dois, em família ou com amigos. A unidade convida a momentos únicos de lazer, spa e bem-estar com vista para a ria. Do património industrial e cultural à gastronomia regional, o hotel permite desfrutar da beleza natural das paisagens e a relaxar no conforto do quarto, suite ou apartamento, disponíveis em três zonas distintas de alojamento, cada uma delas com características e atmosfera próprias, proporcionando opções diferentes para uma estadia perfeita.

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel (Foto: VA)

Reservas:

Museu Vista Alegre – Tlf: 234 320 628; museu@vistaalegre.com

Montebelo Hotels & Resorts – Tlf. 232 420 000; reservasmontebelo@montebelohotels.com .

Fotos: VA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas