Global
Vinhos do Alentejo elegem novo embaixador no Brasil, o principal mercado de exportação
Na 9ª edição do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”
Gabriel Raele é o vencedor do concurso, que levou à região Alentejana os melhores sommeliers brasileiros que, desde segunda-feira, visitaram adegas e produtores
Esta é já a 9ª edição do concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”, que elegeu, esta quinta-feira, 15 de setembro, o grande vencedor: Gabriel Raele. A iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos, conta agora com um dos melhores sommeliers de São Paulo, que durante o próximo ano vai poder demonstrar aos consumidores brasileiros as particularidades únicas dos néctares da região.
Esta iniciativa, com a assinatura da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), pretende fortalecer a relação já existente entre o Alentejo e o Brasil, país no qual os vinhos alentejanos cresceram, no primeiro semestre deste ano, 23% em valor e 26% em volume, um balanço que reforça a liderança do mercado nos destinos de exportação.
“Esta ação, que mantemos anualmente desde 2014, é fundamental para a imagem que o mercado brasileiro tem dos nossos vinhos, reforçando a nossa presença junto destes consumidores que – sem dúvida –, valorizam os Vinhos do Alentejo e que, cada vez mais, conhecem a diversidade e particularidades da região.”, explica Tiago Caravana, júri da iniciativa e diretor de marketing da CVRA.
Para o responsável, o concurso tem sido, ao longo dos anos, “muito bem-sucedido, ao aproximar os especialistas de enólogos e produtores alentejanos e ao formar os sommeliers para que estes possam promover no seu mercado de origem aquilo que de melhor se faz no Alentejo.”
Os jurados – Luís Lopes, editor da revista de Vinhos Grandes Escolhas; Tiago Caravana, diretor de marketing da CVRA; Ricardo Morais: wine director do Grupo JNcQUOI; Marc Pinto, wine director no restaurante Fifty Seconds; Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil –, concluíram que o grande vencedor do ano 2022 se destacou tanto no teste escrito sobre o Alentejo e seus vinhos, como no exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em um contexto de restaurante, tendo demonstrado “um elevado conhecimento sobre a região e, claro, uma capacidade excecional de promover os Vinhos do Alentejo e as suas particularidades, únicas no mundo.”
Recorde-se que “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil” envolveu mais de 50 sommeliers brasileiros que, ao longo das duas etapas – a primeira no Brasil e a segunda esta semana no Alentejo, aprenderam a história e conheceram o perfil dos vinhos alentejanos, através de workshops e provas. Para a final, realizada esta quinta-feira, apenas foram selecionados seis sommeliers (Érika Éttori; Felipe Rossi Manfredini; Gabriel Raele; Diego Cosaquiviti, Rafael Fernandes e Renato Neves) que, nos últimos dias, tiveram a oportunidade de explorar a região e conhecer de perto a realidade da sua produção vitivinícola, a variedade das castas e diversidade dos terroirs.
Fotos: DR.
Atualidade
Odivelas: Homem de 28 anos detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de janeiro, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de um homem de 28 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
A referida detenção ocorreu na sequência de uma ação de fiscalização, tendo o detido, quando exercia a condução de uma viatura, sido encontrado na posse de uma arma branca, devidamente acondicionada numa bolsa de transporte.
O detido foi libertado e notificado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.
Foto: PSP.
Atualidade
Odivelas: Dois detidos por tráfico de droga
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de janeiro, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de dois homens, de 29 e 46 anos, por serem suspeitos da prática do crime de Tráfico de Estupefaciente.
Os detidos foram abordados quando se encontravam no interior de uma viatura estacionada na via pública, tendo sido possível detetar e apreender 10,08 doses individuais de Cocaína; 228,18 doses individuais de Haxixe; 7,2 doses individuais de Ecstasy; 2,26g de produto indeterminado; 1045,00 euros em numerário; 37 sacos próprios para embalamento de estupefaciente; um X-ato; e quatro telemóveis.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures, ficando submetidos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Jovem de 17 anos detido por posse de armas proibidas
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 16 de janeiro, na união de freguesias Caneças e Ramada, procedeu à detenção de um jovem, de 17 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
Os polícias, após a notícia de uma ocorrência de ameaças com arma branca junto a um estabelecimento de ensino, deslocaram-se de imediato para o local, tendo-se deparado com o suspeito.
Após a abordagem ao suspeito, o mesmo tinha na sua posse uma faca com 36 cm; um canivete; um alicate de pontas cortantes; e uma balaclava.
O detido foi libertado e notificado para se apresentar no DIAP de Loures.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação