Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo quer assumir-se como “o primeiro território amigo do cavalo do país”

Publicado

on

Esta sexta-feira, pelas 10h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe a primeira sessão de informação sobre o Selo Equestre “O Seu Cavalo É Nosso Convidado”, num convite à adesão a uma rede pioneira no Turismo Equestre em Portugal.

O evento destina-se a todos os atores do sector turístico que desejem ficar a conhecer as vantagens e condições de adesão a esta rede pioneira, concretizada no âmbito do projeto Vilas e Aldeias Equestres Entre Arga e Lima, cofinanciado pelo Turismo de Portugal. A Vereadora do Ambiente do Município de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, afirma que “graças a esta abordagem precursora, vamos construir o primeiro território amigo do cavalo do país”.

O Selo Equestre irá operacionalizar, nos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, uma rede de prestadores de serviços turísticos, com caraterísticas adequadas ao acolhimento do turista equestre, incluindo unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração, aldeias, empresas de animação turística, entre outros. O Selo Equestre é regido por um regulamento, que se encontra em fase de aprovação e publicação.

Esta iniciativa inovadora, impulsionada pelo Município de Viana do Castelo, conta também como parceiros com os Municípios de Caminha e Ponte de Lima.  Este destino equestre intermunicipal posiciona-se e diferencia-se, assim, como líder na organização coletiva e estratégica da oferta direcionada ao turismo equestre, numa colaboração ativa com os operadores turísticos da região.

Através de um website e aplicação móvel, brevemente acessíveis ao público, o turista equestre poderá saber os melhores percursos a realizar a cavalo e os restaurantes e alojamentos com condições adequadas à permanência e prestação dos cuidados necessários ao cavalo enquanto companheiro de viagem.  

Os aderentes ao Selo Equestre beneficiarão do reconhecimento, enquanto membros de uma rede de excelência única em Portugal, usufruindo da estratégia, canais e meios de comunicação desta marca. Será, de igual modo, assegurado o apoio formativo e técnico, imprescindíveis à adequação dos equipamentos e serviços prestados às melhores práticas de acolhimento turístico e bem-estar animal, definidas pelas normas do Regulamento.

O Município de Viana do Castelo garante uma adesão simples e rápida, providenciando o necessário apoio técnico no processo de candidatura e acompanhamento pós-adesão.

Este projeto representa a união dos Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima em prol da construção de um destino equestre internacional. Para além da criação do Selo Equestre, outros três grandes vetores de força dão forma à estratégia intermunicipal: a exploração de sinergias entre o turismo equestre, o turismo de natureza, o turismo cultural e o turismo científico; a expansão e articulação de uma rede intermunicipal de percursos equestres sinalizados e interpretados entre a Serra de Arga e o vale do Lima, que alcançará, ainda este ano, os 100km; e a promoção da valorização turística do Garrano enquanto espécie autóctone e do seu habitat natural.

A inscrição para esta sessão está disponível até às 19h00 de 23 de fevereiro, no seguinte formulário: https://forms.gle/Ks6CHkt74uKGQycx9

As próximas sessões informativas terão lugar em Caminha, em data a definir na segunda quinzena de março, e em Ponte de Lima, no dia 18 de março, pelas 15h00, no Pavilhão de Exposições da Expolima.

Imagem: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas