Atualidade
Viana do Castelo na rota das principais competições nacionais de surf

O Pro Junior Viana realiza-se nos próximos dias 13 e 14 de maio nas ondas de Viana do Castelo. Esta 2ª etapa do Junior Tour, evento oficial de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, vai levar os melhores surfistas nacionais juniores de Sub-20 às ondas do Alto Minho.
Esta será uma oportunidade para assistir na praia a bom nível de surf e testemunhar como a nova geração está preparada para os desafios vindouros a nível nacional e internacional, nesta que é a antecâmara do futuro do surf nacional, antes dos atletas entrarem na categoria sénior, e da participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e Los Angeles 2028.
O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova está marcada para as 8h00 de sábado, na Praia da Arda.
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 6: Francisco Ordonhas vs. Gui Carvalho vs. Simão Silva vs. Guilherme Lobo
Heat 7: Martim Nunes vs. Mário Leopoldo vs. Santiago Graça vs. Tomás Carvalho
Heat 12: Salvador Vala vs. Matias Lopes vs. Simão Prazeres vs. Sacha Garcia
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 1: Gabriela Dinis vs. Teresa Pereira vs. Maria Dias vs. Núria Maganinho
Heat 3: Erica Máximo vs. Sofia Matos vs. Miriam Julião vs. Carolina Marques
Com as vitórias alcançadas na primeira etapa, Martim Nunes (atual campeão nacional ProJunior) e Gabriela Dinis lideram o ranking nacional, numa competição que envolve três etapas ao longo do ano.
Martim Nunes, atual líder do ranking nacional Projunior masculino, salienta que “é sempre bom estar na primeira posição depois de se vencer um campeonato. Ficamos sempre com uma motivação e confiança extra, mas esta é só mais uma etapa e não vai ser diferente por ter vencido a primeira ou ser líder do ranking. Vou fazer aquilo que tenho feito que é tentar dar sempre o meu melhor e competir e surfar bem. Nunca fui a Viana do Castelo e, por isso, vai ser um sítio novo para mim. Espero divertir-me ao máximo e que haja boas ondas.”
Já Gabriela Dinis, atual líder do ranking nacional Projunior feminino, sublinha que está “muito satisfeita por ter vencido a primeira etapa e ser líder do ranking. Vou dar o meu melhor e quero vencer outra vez. Tenho boas lembranças das ondas de Viana do Castelo. Foi lá que me sagrei campeã nacional de Sub-16, na praia da Arda, em 2019. Lembro-me que apanhámos boas ondas nesse campeonato e espero que este ano se repita.”
Ricardo Rego, Vereador Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirma ser “com enorme entusiasmo que Viana do Castelo recebe a 2ª etapa do Circuito Nacional Projunior, que trará às nossas ondas os melhores atletas Sub-20, masculinos e femininos, de Portugal. Uma das estratégias da autarquia tem passado pela aposta nos desportos náuticos, e esta competição vem contribuir para a afirmação do concelho nesta área, e, especificamente, no surf. As excelentes condições naturais somadas à capacidade organizativa do Surf Clube de Viana, ao facto de Viana do Castelo ser a Cidade Europeia do Desporto e de estar na presidência da Rede Mundial de Cidades de Surf podem fazer desta etapa um marco no programa competitivo nacional. Aloha!”
A ação do Projunior Viana do Castelo poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em https://www.ansurfistas.com/ .
O Pro Junior Viana é uma organização do Surf Clube de Viana e da Associação Nacional de Surfistas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Imagem: ANS.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares