Atualidade
Viana do Castelo: Ministro das Infraestruturas inaugura renovadas carruagens Arco que reforçam, a partir de hoje, a Linha do Minho

Entraram, hoje, em funcionamento, ao serviço de passageiros, as primeiras 9 carruagens Arco da empresa Comboios de Portugal (CP). Estas carruagens, compradas à operadora espanhola Renfe, foram remodeladas pela CP e começaram, hoje, a circular no serviço interregional da Linha do Minho, num momento que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que considerou esta inauguração um passo importante na “revolução da ferrovia” em Portugal. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença nesta viagem inaugural, entre Valença e Viana do Castelo, que contou igualmente com a presença de diversas entidades.
A partir de agora, todo o serviço da Linha do Minho contará com as renovadas carruagens Arco, sendo três delas decoradas com motivos do Minho, uma delas inteiramente dedicada a Viana do Castelo.
Na estação ferroviária vianense, o Ministro das Infraestruturas considerou que esta recuperação de carruagens compradas em Espanha, por 1,7 milhões de euros, permitiu ter, agora, carruagens “novas” remodeladas com cerca de 95% de materiais e tecnologias feitas em Portugal.
“Depois de décadas em que o país andou a ignorar e a abandonar a ferrovia e a fechar linhas, a não investir em comboios, era muito importante para nós podermos marcar este momento, nomeadamente na Linha do Minho, que já foi eletrificada. Na Linha do Minho não atingimos só os níveis de 2019, já estamos 23% acima dos níveis de 2019”, referiu Pedro Nuno Santos. “Há neste momento uma revolução da ferrovia em curso em Portugal, depois de décadas de abandono e de desistência no país”, reforçou.
Já o edil vianense, Luís Nobre, assegura que “esta aposta na ferrovia é reforçada com o aumento de oferta e utilização de material circulante mais confortável”. O autarca agradeceu ao governante “por investirem e acreditarem, tal e qual como nós, neste território de oportunidade, que agora, com uma ferrovia valorizada, está ainda mais coeso social e territorialmente”.
Luís Nobre acredita que “o reforço da mobilidade é um incentivo à prosperidade económica, desta que é a região mais virtuosa entre Portugal-Espanha, bem como um instrumento importante para a sustentabilidade ambiental, gerador de uma melhor qualidade de vida para as nossas populações”.
O Presidente da Câmara agradeceu a aposta do Ministro e do Governo na Linha do Minho, recordando que, em dez anos, “passamos da comunicação, por parte de um Governo, da supressão de ligações, para um Governo que escreveu, hoje, mais uma página de modernidade na ferrovia e na sustentabilidade do Alto Minho”. Para o responsável, esta aposta do Governo na mobilidade e na ferrovia vem acompanhar os trabalhos de modernidade da região que os autarcas têm promovido.
Recorde-se que, para já, há autorização para a circulação das primeiras nove carruagens Arco. Estas composições fazem parte de um lote de 50 unidades adquiridas junto da congénere espanhola Renfe no final de junho de 2020.
A CP coloca em marcha as carruagens Arco em conjuntos de três unidades: uma carruagem de segunda classe (80 lugares sentados), uma carruagem de primeira classe (56 lugares sentados) e ainda a composição-bar, que inclui espaço para oito bicicletas (25 lugares sentados). Na Linha do Minho, as carruagens Arco serão rebocadas por uma locomotiva elétrica da série 2600, também recuperada nas oficinas da CP nos últimos dois anos e meio.
As carruagens podem circular a 200 quilómetros por hora (km/h), dispõem de tomadas USB para carregamento de aparelhos eletrónicos, iluminação LED, sendo que uma das carruagens tem suporte para bicicletas e até uma zona com sofás, ideal para transportar grupos de pessoas.
Estas novas carruagens vêm juntar-se a um outro investimento na Linha do Minho. Recorde-se que, em abril de 2021, o Primeiro-Ministro, António Costa, inaugurou a eletrificação da Linha do Minho, no troço entre Viana do Castelo e Valença, dando assim por concluída a modernização desta linha ferroviária.
A modernização da Linha do Minho, que representou um investimento total de 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020. A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, que ficou concluída em julho de 2019, custou 16 milhões, e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída no ano passado, custou 18 milhões de euros.
Esta empreitada garantiu a melhoria das condições de operação da linha e de segurança, com redução dos tempos de percurso entre as cidades do Porto e Vigo e dos custos operacionais, assegurando simultaneamente a melhoria dos níveis de qualidade do serviço, designadamente em termos da pontualidade e fiabilidade do horário e da redução da sinistralidade nos atravessamentos de nível.
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca