Atualidade
Viana do Castelo: “Marginal” regressa ao Jardim Público e ao Jardim da Marina de 4 a 14 de julho

De 4 a 14 de julho, Viana do Castelo volta a receber o festival “Marginal”, evento que acontece ao ar livre, entre o Jardim Público e o Jardim da Marina, numa iniciativa que promove uma aliança entre o lazer, a cultura e a natureza. Apresenta-se com um abrangente programa de atividades onde se incluem concertos musicais, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids para o público infanto-infantil, Viana Beer Fest, entre muito mais, sempre de acesso livre.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, referiu que o Marginal “desenvolve-se no jardim e na marina e tenta tirar partido da natureza, unindo-se ao lazer e à cultura nesta época de Verão”.
O Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal acontece de 4 a 7 de julho e pretende promover e ser uma montra para a cidade do melhor que se faz em Portugal e a nível internacional no micro setor das cervejas artesanais. Nesta primeira edição estarão presentes doze marcas nacionais representativas de boa parte das regiões do país, duas marcas de Espanha – o país convidado desta primeira edição –, sidras artesanais, entre outras propostas que trarão para prova mais de 150 cervejas artesanais e bebidas fermentadas, no Jardim da Marina. O copo oficial, com um custo de 3 euros, poderá ser adquirido em todos os espaços do Marginal e será de utilização não só neste evento, mas também no Viana Bate Forte, numa prática de sustentabilidade e economia circular.
Decorrerão um conjunto de atividades cervejeiras, workshops/showcookings conduzidos pelo Chef Thiago Moura direcionados ao tema da regeneração, reaproveitamento e economia circular na cozinha, sempre em harmonização com cerveja.
O programa do Marginal, que integra mais de duas dezenas de stands arranca a 4 de julho, quinta-feira, às 18h00, com animação itinerante. Das 18h00 às 22h00, animação de rua com Censuras Marginais e Praça Kids na fonte do Jardim Público, numa proposta para os mais novos. Nesse dia, das 18h00 às 22h00, Viana Beer Fest. Pelas 20h00, música no Palco Jardim, com Lia Beat. A Academia Gastronómica promove um showcooking pelas 20h30, encerrando o programa com L-Blues, no Palco Marina, às 22h30.
A 5 de julho, sexta-feira, Murmuyo na Praça Eixo Atlântico, com animação de rua, a partir das 18h00. Das 18h00 às 22h00, Viana Beer Fest, Censuras Marginais com animação itinerante das 18h00 às 22h00, Praça Kids no mesmo horário. O Palco do Jardim acolhe Skinny Wolf a partir das 19h00. Novo showcooking da Academia Gastronómica pelas 20h30, Galandum Galundaina no Palco Marina às 22h30, com animação de rua também ao longo da noite.
No sábado, dia 6 de julho, durante a manhã, das 9h00 às 13h00, Feira de Velharias no Jardim Público. Animação itinerante, Praça Kids e Viana Beer Fest marcam o dia, com o festival a abrir pelas 18h00, Os A28 a atuar no Palco Jardim às 19h00, showcooking às 20h30, Banda Davi Days às 22h30, DJ Tony Brito à 00h00, ambos no Palco da Marina.
A 7 de julho, domingo, o programa arranca às 15h00 com animação itinerante e Praça Kids, Viana Beer Fest das 16h00 às 20h00, Conversas Marginais às 17h00 no Coreto do jardim, com apresentação dos vencedores Prémio Jovens com Talento e música com The Invisible Tuba no palco jardim às 19h00.
Segunda-feira, dia 8, o festival começa às 17h00 e acontece até pelas 20h00, com o destaque para o Viana Starts (18h00), workshop de Raku (18h30) e Utopias Sonoras com João Ricardo, às 19h00, com escultura sonora.
Terça-feira, dia 9, o Marginal começa pelas 17h00, com Praça Kids, Viana Starts, novamente workshop de Raku, começando a construir-se um tapete de sal dedicado ao Starts pelas 19h00. O Sunset Marginal acontece pelas 19h00, com Kakau Positivo e Alexandre Minas.
A 10 de julho, quarta-feira, o evento inclui o lançamento do Viana Starts, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 10h00. A criação artística “Matadouro a Criadouro” está agendada para as 14h00, no Antigo Matadouro Municipal. O Marginal arranca pelas 17h00, incluindo o Sunset Marginal às 19h00, com a Associação Teatro à Sexta.
A 11 de julho, quinta-feira, o Marginal arranca às 18h00, incluindo animação itinerante e de rua, Praça Kids, animação noturna na Praça Marina das 18h00 às 02h00, Ricky Cross no Palco Jardim às 19h00, Teatro Tapa Furos com artes circenses às 21h00 no Palco Jardim e Them Fantasys às 22h30 no Palco da Marina.
Dia 12 de julho, sexta-feira, o programa arranca às 18h00, com Ensemble de Sopros pela Escola de Música de Perre. Luzes do Tempo – animação de rua e Censuras Marginais – animação itinerante prometem dinamizar o evento, que integra ainda Praça Kids (18h00 às 22h00), arruada pela Escola de Música de Perre (19h00), Micomaníacos (19h00), dança pela EVIC (20h00), animação de rua com Luzes do Tempo (21h30) e música com Pica & Trilha (22h30).
Sábado, dia 13 de julho, o Marginal arranca às 18h00, integra animação de rua e itinerante, animação infanto-juvenil, arruada pela Banda de Gaitas de Cardielos (19h00), música com Di Ponti (19h00), Phil Collins Legacy – Tribute (22h30) e DJ Pedrinho K (00h00).
O último dia de festival, domingo, 14 de julho, começa às 15h00, com animação e Praça Kids, atuação de teatro d’O Bicho Papelão às 17h00 e música com Ús Sais de Gatas às 19h00, fechando o evento pelas 20h00.
O Marginal conta com design da ilustradora Rita Montes.
Imagem: CMVC.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca