Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: “Marginal” regressa ao Jardim Público e ao Jardim da Marina de 4 a 14 de julho

Publicado

on

De 4 a 14 de julho, Viana do Castelo volta a receber o festival “Marginal”, evento que acontece ao ar livre, entre o Jardim Público e o Jardim da Marina, numa iniciativa que promove uma aliança entre o lazer, a cultura e a natureza. Apresenta-se com um abrangente programa de atividades onde se incluem concertos musicais, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids para o público infanto-infantil, Viana Beer Fest, entre muito mais, sempre de acesso livre.

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, referiu que o Marginal “desenvolve-se no jardim e na marina e tenta tirar partido da natureza, unindo-se ao lazer e à cultura nesta época de Verão”.

O Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal acontece de 4 a 7 de julho e pretende promover e ser uma montra para a cidade do melhor que se faz em Portugal e a nível internacional no micro setor das cervejas artesanais. Nesta primeira edição estarão presentes doze marcas nacionais representativas de boa parte das regiões do país, duas marcas de Espanha – o país convidado desta primeira edição –, sidras artesanais, entre outras propostas que trarão para prova mais de 150 cervejas artesanais e bebidas fermentadas, no Jardim da Marina. O copo oficial, com um custo de 3 euros, poderá ser adquirido em todos os espaços do Marginal e será de utilização não só neste evento, mas também no Viana Bate Forte, numa prática de sustentabilidade e economia circular.

Decorrerão um conjunto de atividades cervejeiras, workshops/showcookings conduzidos pelo Chef Thiago Moura direcionados ao tema da regeneração, reaproveitamento e economia circular na cozinha, sempre em harmonização com cerveja.

O programa do Marginal, que integra mais de duas dezenas de stands arranca a 4 de julho, quinta-feira, às 18h00, com animação itinerante. Das 18h00 às 22h00, animação de rua com Censuras Marginais e Praça Kids na fonte do Jardim Público, numa proposta para os mais novos. Nesse dia, das 18h00 às 22h00, Viana Beer Fest. Pelas 20h00, música no Palco Jardim, com Lia Beat. A Academia Gastronómica promove um showcooking pelas 20h30, encerrando o programa com L-Blues, no Palco Marina, às 22h30.

A 5 de julho, sexta-feira, Murmuyo na Praça Eixo Atlântico, com animação de rua, a partir das 18h00. Das 18h00 às 22h00, Viana Beer Fest, Censuras Marginais com animação itinerante das 18h00 às 22h00, Praça Kids no mesmo horário. O Palco do Jardim acolhe Skinny Wolf a partir das 19h00. Novo showcooking da Academia Gastronómica pelas 20h30, Galandum Galundaina no Palco Marina às 22h30, com animação de rua também ao longo da noite.

No sábado, dia 6 de julho, durante a manhã, das 9h00 às 13h00, Feira de Velharias no Jardim Público. Animação itinerante, Praça Kids e Viana Beer Fest marcam o dia, com o festival a abrir pelas 18h00, Os A28 a atuar no Palco Jardim às 19h00, showcooking às 20h30, Banda Davi Days às 22h30, DJ Tony Brito à 00h00, ambos no Palco da Marina.

A 7 de julho, domingo, o programa arranca às 15h00 com animação itinerante e Praça Kids, Viana Beer Fest das 16h00 às 20h00, Conversas Marginais às 17h00 no Coreto do jardim, com apresentação dos vencedores Prémio Jovens com Talento e música com The Invisible Tuba no palco jardim às 19h00.

Segunda-feira, dia 8, o festival começa às 17h00 e acontece até pelas 20h00, com o destaque para o Viana Starts (18h00), workshop de Raku (18h30) e Utopias Sonoras com João Ricardo, às 19h00, com escultura sonora.

Terça-feira, dia 9, o Marginal começa pelas 17h00, com Praça Kids, Viana Starts, novamente workshop de Raku, começando a construir-se um tapete de sal dedicado ao Starts pelas 19h00. O Sunset Marginal acontece pelas 19h00, com Kakau Positivo e Alexandre Minas.

A 10 de julho, quarta-feira, o evento inclui o lançamento do Viana Starts, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 10h00. A criação artística “Matadouro a Criadouro” está agendada para as 14h00, no Antigo Matadouro Municipal. O Marginal arranca pelas 17h00, incluindo o Sunset Marginal às 19h00, com a Associação Teatro à Sexta.

A 11 de julho, quinta-feira, o Marginal arranca às 18h00, incluindo animação itinerante e de rua, Praça Kids, animação noturna na Praça Marina das 18h00 às 02h00, Ricky Cross no Palco Jardim às 19h00, Teatro Tapa Furos com artes circenses às 21h00 no Palco Jardim e Them Fantasys às 22h30 no Palco da Marina.

Dia 12 de julho, sexta-feira, o programa arranca às 18h00, com Ensemble de Sopros pela Escola de Música de Perre. Luzes do Tempo – animação de rua e Censuras Marginais – animação itinerante prometem dinamizar o evento, que integra ainda Praça Kids (18h00 às 22h00), arruada pela Escola de Música de Perre (19h00), Micomaníacos (19h00), dança pela EVIC (20h00), animação de rua com Luzes do Tempo (21h30) e música com Pica & Trilha (22h30).

Sábado, dia 13 de julho, o Marginal arranca às 18h00, integra animação de rua e itinerante, animação infanto-juvenil, arruada pela Banda de Gaitas de Cardielos (19h00), música com Di Ponti (19h00), Phil Collins Legacy – Tribute (22h30) e DJ Pedrinho K (00h00).

O último dia de festival, domingo, 14 de julho, começa às 15h00, com animação e Praça Kids, atuação de teatro d’O Bicho Papelão às 17h00 e música com Ús Sais de Gatas às 19h00, fechando o evento pelas 20h00.

O Marginal conta com design da ilustradora Rita Montes.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Barcelos: Inaugurado parque de estacionamento e jardim na freguesia de Góios

Publicado

on

A convite da Junta da União de Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, esteve, no passado sábado (21 de setembro), na cerimónia de bênção e inauguração do parque de estacionamento e do jardim de Góios, empreitadas que implicaram um custo de 130 mil euros, tendo sido cofinanciados pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Junta de Freguesia. A cerimónia contou, ainda, com a bênção de uma carrinha de nove lugares, 100% elétrica, que se destina a servir a comunidade, um investimento de 47 mil euros, dos quais 15 mil foram comparticipados pelo Município.

Os trabalhos desenvolvidos no espaço intervencionado permitiram que a área envolvente fosse convertida numa zona ampla, consolidando-a como parque de estacionamento e jardim de apoio à zona central da freguesia.

O Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, manifestou o seu agrado por estar a inaugurar esta obra. “É um orgulho muito grande inaugurar este espaço, que veio dar mais e melhores condições e utilidade para toda a população. É um espaço requalificado no centro da freguesia, que serve de local de convívio e de socialização da população. Congrega, na zona central da freguesia, a igreja, a escola e o centro paroquial. Uma obra bem feita e um espaço aprazível que honra Barcelos”. Antes, já o Presidente da Junta de Freguesia, Nuno Evandro, tinha expressado a sua grande satisfação pela realização da obra. “Este é um espaço que resulta da cooperação entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Só conseguimos ser maiores se soubermos trabalhar em conjunto. É um orgulho presentear a população de Góios e a quem nos visita com um espaço bonito e apreciado que fazia falta à nossa freguesia”.

Por sua vez, após a cerimónia de bênção, o pároco de Góios, Álvaro Silva, também manifestou gratidão pela obra, agradecendo às entidades que financiaram a execução dos trabalhos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Mais uma temporada do Programa “Diabetes em Movimento”

Arranca no dia 2 de outubro

Publicado

on

Arranca já no próximo dia 2 de outubro, o programa comunitário “Diabetes em Movimento”, destinado à prática de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. Implementado pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, este programa tem coordenação nacional da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

No caso concreto do concelho de Barcelos, as sessões de exercício físico vão decorrer às segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h30, no Pavilhão Desportivo de Adães, e serão dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros.

A participação é gratuita, mediante referenciação feita pelos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.

O programa “Diabetes em Movimento” tem intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, e representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física a esta população-alvo.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (há cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, pois melhora o controlo metabólico, reduz o risco cardiovascular e aumenta a funcionalidade e a qualidade de vida dos pacientes.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lagos: Órgão de tubos da Igreja de Santa Maria restaurado

Publicado

on

O município de Lagos comparticipou os trabalhos de reparação, restauro e divulgação do órgão de tubos da Igreja de Santa Maria. A decisão de atribuição de um subsídio, no valor de 35 820,00€, foi tomada na última reunião de câmara, concretizando a disponibilidade anteriormente manifestada pela autarquia a esta iniciativa da paróquia e da Fábrica da Igreja de Santa Maria.

Contribuir para a preservação de um bem cultural único e raro na região, assim como para a dinamização do património musical que lhe está diretamente associado, foram os fundamentos invocados, os quais mereceram amplo consenso no seio do órgão executivo. A programação de iniciativas culturais, como visitas ou concertos, e da utilização para fins pedagógicos, no âmbito do ensino da música e do desenvolvimento de novas competências artísticas, são possibilidades que se abrem graças à intervenção realizada no órgão.

Segundo a recolha documental realizada, que deu origem à publicação – também ela apoiada – “Elementos para a história do Órgão da Igreja de Santa Maria de Lagos”, o instrumento foi construído em 1893 por uma renomada empresa alemã, tendo sido integrado no Coro Alto da Igreja de Santa Maria em data incerta, sabendo-se, contudo, que terá sido posterior ao incêndio que deflagrou naquele local de culto e às obras de reconstrução da Igreja que se seguiram, inauguradas em 1891.

Os trabalhos de restauro do órgão, cuja concretização era um sonho acalentado pela comunidade paroquial desde há cerca de duas décadas, foram realizados pelo Mestre Organeiro Dinarte Machado, tendo sido apresentados à comunidade católica local no passado dia 14 de agosto, durante as celebrações em contexto litúrgico, mas muito em breve serão também apresentados no âmbito de concertos dirigidos ao público apreciador de música, como é o caso doCONCERTO COM JAVIER ORTIGA que integra o XVII FESTIVAL DE ÓRGÃO DO ALGARVE, a realizar no dia 29 de novembro, pelas 21h00.

Foto: CML.

Continuar a ler

Mais lidas