Atualidade
Viana do Castelo “de braços abertos” para receber comemorações do Dia do Exército de 24 a 29 de outubro

Viana do Castelo está “de braços abertos” para acolher as comemorações oficiais do Dia do Exército, que acontecem, pela primeira vez na cidade, entre os dias 24 e 29 de outubro. Cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas vão marcar presença nestes dias, com atividades que acontecem um pouco por toda a cidade.
As celebrações integram uma programação extensa, entre cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros, corridas solidárias e atividades diversas junto da comunidade.
Em conferência de imprensa de apresentação do programa, o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, explicou que o Exército “tem tradição de celebrar o seu dia nas capitais de distrito” e que a escolha recaiu sobre Viana do Castelo por causa “da beleza da cidade, da simpatia das gentes de Viana e do acolher de braços abertos e de forma incondicional do Município de Viana do Castelo tem demonstrado”.
“Estou certo que será um enorme sucesso para Viana do Castelo e para o Exército”, vaticinou o general, explicando que os militares e todo o dispositivo destacado para estas comemorações “vão permitir dar a conhecer melhor o que é o Exército, o seu passado, a sua história e a sua cultura, mas mostrando também o presente, aquilo que o Exército é e faz”.
Todas as atividades são abertas à comunidade, tendo o Chefe do Estado-Maior do Exército afirmado que estes dias em Viana do Castelo são uma forma não só de demonstrar o que é o Exército aos mais jovens, mas também “uma oportunidade de encontro com os antigos combatentes”.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, valorizou igualmente “o reencontro da comunidade vianense com uma entidade de prestígio como é o Exército”. “É uma honra e um privilégio podermos receber esta experiência única e estou certo de que teremos uma simbiose perfeita entre os objetivos do Exército e o acolhimento da cidade a estas comemorações”, afirmou.
O autarca disse, mesmo, que Viana do Castelo “estava desejosa de poder receber estes dias” e que os vianenses “estão expectantes”.
O programa do Dia do Exército arranca no dia 24 de outubro com a Cerimónia de Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.
Pelas 16h00 do primeiro dia, acontece a inauguração da Expo Exército 2023, na Praça do Eixo Atlântico, seguida da apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e da inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00, seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.
Dia 25 de outubro, às 11h00, demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.
A 26 de outubro, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. Nessa noite, a Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00.
Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina recebe salto de paraquedistas noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.
A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal recebe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local. Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército.
A 28 de outubro, às 10h00, acontece a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolhe, nessa tarde, às 15h00, Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário recebe o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
No último dia, 29 de outubro, às 11h00, Missa de Ação de Graças e Sufrágio no Santuário da Senhora da Agonia. Às 12h00, o Campo d’Agonia recebe a Cerimónia Militar e, às 17h00, dá-se o encerramento da Expo Exército no Forte Santiago da Barra.
Foto: CMVC.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares